Márcia Liliana Seabra Neves

Gabinete: A103

marcianeves@fcsh.unl.pt

Márcia Liliana Seabra Neves é licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Cultura, na mesma instituição, em dezembro de 2010, com uma tese intitulada Da francofilia no imaginário presencista: da NRF à presença. É, desde fevereiro de 2019, investigadora contratada do IELT/ Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, onde também leciona as disciplina de Literaturas francófonas, Cultura Francesa Oitocentista e Literatura Francesa do Século XIX, no Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas. A sua investigação atual incide em torno do tema “zoofições e geopoéticas: cartografias da animalidade”.

Foi, entre 2012 e 2018, investigadora de pós-doutoramento e membro integrado do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, onde desenvolveu um projeto de investigação subordinado ao tema “Zooficções: figuras da animalidade nas narrativas portuguesa e brasileira contemporâneas” (SFRH/BPD/80743/2011).

É também membro colaborador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro e Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda (ESTGA-UA), onde leciona disciplinas de Língua Francesa.

Tem vários artigos publicados no âmbito dos estudos culturais, da literatura comparada e da figuração da animalidade na narrativa portuguesa dos séculos XX e XXI. É autora das obras: Da francofilia no imaginário presencista: da NRF à presença, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013 (ISBN: 978-972-31-1466-9); Zooficções, Lisboa, IELT – FCSH / NOVA, 2016 (ISBN: 978-989-99761-0-8).

Márcia Liliana Seabra Neves has an undergraduate degree in Teaching Portuguese and French from the University of Aveiro. She finished her PhD in Culture, in December 2010, at the same University with a thesis entitled “Da francofilia no imaginário presencista: da NRF à presença”. Between 2012 and 2018, she was a postdoctoral fellow and a member of the “Institute of Literary Studies and Tradition”, at Universidade Nova de Lisboa. Here she developed a research project under the theme “Zooficções: figuras da animalidade nas narrativas portuguesa e brasileira contemporâneas” (SFRH/BPD/80743/2011). Since February 2019, she has been a hired researcher at IELT / Faculty of Social and Human Sciences, Universidade Nova de Lisboa, where she also teaches Francophone Literature, 19th Century French Culture and Literature, in the Department of Languages, Cultures and Modern Literatures. Her current research focuses on the theme “Zoofições e geopoéticas: cartografias da animalidade”. She is also a collaborating member of the Centre for Languages, Literatures and Cultures of the University of Aveiro and invited assistant Professor at the School of Management and Technology of Águeda (ESTGA-UA), where he teaches French language courses. She has published several articles in the scope of cultural studies, comparative literature and the figuration of animality in the Portuguese narrative of the 20th and 21st centuries. She is the author of “Da francofilia no imaginário presencista: da NRF à presença”, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013 (ISBN: 978-972-31-1466-9); “Zooficções”, Lisboa, IELT – FCSH / NOVA, 2016 (ISBN: 978-989-99761-0-8).

Márcia Seabra Neves est chercheuse et membre intégrée de l’Institut d’Etudes de Littérature et Tradition (Université Nouvelle de Lisbonne), où elle a développé entre 2012 et 2017 le projet “Zoofictions : figures de l’animalité dans la narrative portugaise et brésilienne contemporaines”, dans le cadre de ses recherches de post-doctorat. Actuellement, elle poursuit ses recherches dans le domaine des zoofictions et de la géopoétique. Elle est aussi professeure de culture et littérature françaises à la Faculté de Sciences Sociales et Humaines de l’Université Nouvelle de Lisbonne.

Unidade de investigação: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT - NOVA FCSH)

AnoGrauInstituiçãoÁrea
2010DoutoramentoUniversidade de AveiroDoutoramento em Cultura
2005Universidade de AveiroLicenciatura em Ensino de Português-Francês