Grupo de Trabalho Ciência Aberta apresenta resultados de inquérito à comunidade científica
15 de Outubro de 2021, 15:31
O Grupo de Trabalho Ciência Aberta da NOVA FCSH promoveu um inquérito dirigido à comunidade científica da Faculdade e apresenta as principais conclusões no documento “Acesso Aberto: Conhecimento e Práticas na NOVA FCSH”, disponível para consulta pública.
O questionário, focado nas práticas de acesso aberto a publicações e dados de investigação, foi disponibilizado entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. A publicação dos resultados coincide com as novidades anunciadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo novo Programa-Quadro Horizonte Europa (2021-2027).
Segundo o Grupo de Trabalho, «a evolução célere no sentido da Ciência Aberta requer a definição de uma estratégia que posicione a NOVA FCSH no alinhamento das políticas adotadas e promovidas pelas agências públicas de financiamento da investigação nacional e europeia, e que dê resposta às necessidades da comunidade, ultrapassando o desfasamento existente entre o ritmo de mudança das orientações e o de implementação na instituição».
O inquérito teve um total de 209 respostas. São identificadas como principais vantagens do acesso aberto a acessibilidade, disseminação e democratização do conhecimento. As desvantagens relacionam-se com questões económicas e financeiras, de propriedade intelectual e ética, políticas de ciência e operacionais.
A NOVA FCSH associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto. Encontre todas as informações na página Ciência Aberta.