INA e NOVA FCSH oferecem curso de tecnologias emergentes para a tradução
14 de Outubro de 2024, 14:10
![INA e NOVA FCSH oferecem curso de tecnologias emergentes para a tradução](https://www.fcsh.unl.pt/content/uploads/2024/10/ina-540x360.jpg)
No âmbito de uma parceria com o Instituto Nacional de Administração (INA), a NOVA FCSH oferece um curso integrado no programa Tecnologias Emergentes e as inscrições já se encontram abertas. Hanna Pięta, docente no Departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade da Faculdade, é uma das formadoras do curso “Literacia em Tecnologias de Tradução Suportadas por Inteligência Artificial”.
A formação tem início a 26 de novembro, conta com três semanas de lecionação e destina-se a quem trabalha com pessoas migrantes, refugiadas ou expatriadas. Com o objetivo de otimizar a comunicação e promover o uso informado da tradução automática, os/as participantes irão aprender quais as vantagens e desvantagens do recurso a este tipo de tradução na criação e divulgação de conteúdos. Para além disso, aprenderão a minimizar os riscos associados ao uso de tecnologias de tradução cada vez presentes no nosso dia-a-dia como, por exemplo, o Google Translate ou o ChatGPT.
O programa do curso divide-se em três módulos: o primeiro intitulado “Migração e Barreiras Linguísticas”, o segundo “Tradução Automática – Os Fundamentos” e o terceiro chama-se “Tradução Automática e Outras Tecnologias de Tradução”. Em regime síncrono online e com vários elementos assíncronos esta formação vai contar com troca de ideias, trabalhos de grupo e exercícios práticos.
A NOVA FCSH participa neste conjunto de formações sobre Tecnologias Emergentes juntamente com outras unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa e com entidades externas, como o Instituto Politécnico de Bragança, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria. Através deste curso, a NOVA FCSH reitera o seu compromisso com a transformação digital e as tecnologias emergentes promovendo a literacia dentro e fora da comunidade académica.