Estudantes Incoming

Se foste selecionado pela tua universidade para estudar na NOVA FCSH durante um ou dois semestres ao abrigo de um dos seguintes programas de mobilidade académica – Erasmus+, Protocolo bilateral, Erasmus+ ICM, Almeida Garrett, SIPN, AULP – esta informação é para ti!

Sou Estudante Incoming

A NOVA FCSH dá as boas-vindas a todos os estudantes de todas as universidades parceiras. Consulta aqui os requisitos para uma candidatura bem-sucedida.

Seleção e nomeação pela universidade de origem

Os estudantes devem candidatar-se ao programa de mobilidade (Erasmus+, Protocolos bilaterais, Erasmus+ ICM, Almeida Garrett, SIPN – Study in Portugal Network ou AULP – Associação de Universidades de Língua Portuguesa) na sua Universidade de origem. Os prazos e condições de candidatura são definidos pela instituição de origem, que é responsável por selecionar os estudantes. Confirma se a tua Universidade tem um acordo com a NOVA FCSH (código Erasmus: P LISBOA03) na sua área de estudos.

A universidade de origem deverá enviar para a NOVA FCSH a informação dos estudantes nomeados nos seguintes prazos:

Até 31 maio – para mobilidades de 1º semestre, 2º semestre ou anuais no ano letivo seguinte.

Até 31 outubro – para mobilidades de 2º semestre no ano letivo seguinte.

Na nomeação, os alunos são alocados ao departamento académico da NOVA indicado no acordo bilateral com a universidade de origem, que deverá corresponder à área de estudos do aluno.

Após nomeação formal, o Núcleo de Apoio à Mobilidade na NOVA FCSH irá entrar em contato com o estudante Incoming para facultar-todas as informações necessárias à candidatura.

 

Free-Movers:

Se não existir protocolo com a universidade de origem, os estudantes poderão inscrever-se em unidades curriculares (UC) de qualquer curso disponível na NOVA FCSH mediante requerimento para inscrição em unidades curriculares isoladas que será analisado pelo coordenador de curso.

Os candidatos devem criar um perfil de utilizador na plataforma Inforestudante. Para tal, deverão registar-se como Novo Utilizador e selecionar Disciplinas Isoladas. Isto permitirá aos candidatos apresentar o pedido formal de frequência de unidades curriculares isoladas.

Consulte o prazo para apresentação do pedido no calendário escolar. É aplicado um valor de emolumento ​​a cada unidade curricular, acrescidas dos custos de seguro e administrativos.

Para mais informações, por favor contacte os Serviços Académicos:

tel:+351 217 908 300 | Ext. 31428

Núcleo de Licenciaturas: licenciaturas@fcsh.unl.pt

Núcleo de Mestrados: mestrados@fcsh.unl.pt

Os alunos incoming deverão submeter a sua candidatura à NOVA FCSH na plataforma da FCSH. O link de acesso e o manual de candidatura serão enviados por email antes do período de candidatura.

Períodos de candidatura:

1º semestre: 24 junho a 24 julho 2024 (alunos em mobilidade no 1º semestre e anual)

2º semestre: 25 novembro 2024 a 15 janeiro 2025 (alunos em mobilidade no 2º semestre)

Os candidatos deverão ler atentamente todos os e-mails enviados pelo Núcleo de Apoio à Mobilidade (mobilidade@fcsh.unl.pt), bem como notificações enviadas através da plataforma.

 

Regras de candidatura e de elaboração do Contrato de Estudos

No processo de candidatura à NOVA FCSH, o estudante elabora um Contrato de Estudos, onde constam, entre outras informações, as unidades curriculares (UC) que pretende frequentar. A elaboração do contrato deverá obedecer aos seguintes critérios:

  • Mínimo: uma unidade curricular (UC);
  • Máximo: 30 ECTS. Além dos 30 ECTS, o estudante poderá adicionar ao contrato de estudos o curso semestral de Português para Estrangeiros, de 6 ECTS;
  • Obrigatoriedade de inscrição em pelo menos uma UC do departamento da NOVA FCSH para onde o estudante foi nomeado (conforme acordo bilateral entre as universidades). As restantes UC poderão ser de outros departamentos / áreas de estudo da NOVA FCSH;
  • Estudantes de Licenciatura (1º ciclo) podem frequentar UC de 1º ciclo;
  • Estudantes de Mestrado (2º ciclo) terão de frequentar pelo menos uma UC de mestrado (preferencialmente do seu departamento da NOVA FCSH). Alunos de mestrado podem também frequentar UCs de licenciatura;
  • Estudantes de doutoramento (3º ciclo) terão de frequentar pelo menos uma UC de doutoramento (preferencialmente do seu departamento da NOVA FCSH). Alunos de doutoramento podem também frequentar UCs de licenciatura e de mestrado;
  • Os estudantes não poderão selecionar UCs de língua estrangeira disponibilizadas nos cursos do departamento de Línguas Culturas e Literaturas Modernas se essa for a sua língua materna (por exemplo, alunos franceses não poderão inscrever-se à UC de língua Francesa, destinada a falantes não nativos.)
  • Estudantes que apenas queiram fazer investigação para a tese deverão selecionar a UC “Investigação para a tese”
  • Após aceitação da candidatura, é possível alterar a inscrição nas UC e o contrato de estudos até duas semanas após o início do semestre;

 

Check-list

Antes de viajar para Lisboa, não se esqueça de:

  • Trazer Cartão de Identificação / Passaporte válido;
  • Obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (para estudantes da União Europeia. Mais informação AQUI)
  • Trazer a Declaração de chegada (se pedida pela universidade de origem)
  • Fazer o registo para a reunião de boas vindas no Inforestudante. Será enviada informação por email)
  • Os estudantes deverão estar presentes na reunião de boas vindas, que terá lugar no início do semestre. Caso não possa estar presente, o estudante terá obrigatoriamente de registar a sua chegada presencialmente no Núcleo de Apoio à Mobilidade assim que possível.
  • Não serão aceites alunos que cheguem após as duas primeiras semanas de aulas.

Reunião de boas vindas:

1º semestre: 16/09/2024

2º semestre: a anunciar

Português A2

Na NOVA FCSH a língua de ensino é o Português. Assim, no momento de candidatura à NOVA FCSH, os alunos incoming terão de apresentar um certificado de Português nível A2 ou superior (Quadro Europeu Comum de Referência).

 

Certificados aceites para Português A2 ou superior:

– Certificado A2 ou superior emitido pelo Departamento de Português Língua Estrangeira (PLE) do Centro Luis Krus – Centro de Formação ao Longo da Vida da NOVA FCSH.

ou

Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE) ou superior emitido por um Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE). Poderá ver AQUI qual o CAPLE mais próximo de si.

ou

– Certificado A2 ou superior emitido por uma Instituição de Ensino Superior.

 

Exceções:

– Estudantes nacionais de países de língua oficial portuguesa

– Se a unidade curricular (UC) for lecionada exclusivamente noutras línguas.

– Estudantes que apenas façam investigação para a tese durante a mobilidade na NOVA FCSH.

 

Inglês B1

Em cada semestre, são oferecidas algumas unidades curriculares (UC) em línguas estrangeiras (principalmente do departamento de Línguas, Culturas e Literaturas  Modernas). A lista é atualizada a cada semestre na página Unid. Curriculares em Inglês (link acima). Contudo a oferta em inglês não inclui UCs de todas as áreas/ departamentos e, nesse caso, o estudante terá frequentar UCs do seu departamento lecionadas em português.

Para poder selecionar UCs em inglês, será necessário um certificado de inglês no nível B1 ou superior.

 

Certificados aceites para Inglês B1 ou superior:

– Certificado A2 ou superior emitido por uma Instituição de Ensino Superior ou por um instituto de línguas (carimbado e assinado);

ou

– Certificado de notas emitido por uma universidade onde o aluno tenha frequentado com aproveitamento a disciplina de Língua Inglesa no nível exigido ou superior;

ou

– Declaração emitida pela universidade de origem indicando que o aluno frequentou com sucesso aulas lecionadas em Inglês e que é capaz de acompanhar as aulas lecionadas nessa língua. 

Para ser válido, o contrato de estudos tem de ser assinado pela pessoa responsável na universidade de origem e pelo coordenador de mobilidade do departamento FCSH para o qual o aluno foi nomeado.

Caso sejam feitas alterações posteriores às inscrições e ao contrato de estudos, estas também têm de ser validadas por ambas as universidades.

Todas as questões relacionadas com o percurso académico na NOVA FCSH devem ser colocadas ao Coordenador de Mobilidade do departamento.

Posso candidatar-me a um quarto nas residências da NOVA ?

Devido a obras de renovação previstas para o ano letivo 2024-2025, as residências da NOVA não estarão disponíveis.

Em alternativa, os alunos podem explorar a oferta disponibilizada pelos parceiros privados da NOVA FCSH e associações Erasmus como Study in Lisbon ou Erasmus Life Lisboa.


Onde encontro a oferta curricular e horários das aulas ?

A oferta académica é disponibilizada na página de cada curso em Julho. Antes dessa data, os estudantes poderão usar a oferta do ano letivo anterior como referência.

Para ver a oferta académica em cada semestre, o estudante deverá consultar o ficheiro “Horários” publicado na página de um dos cursos/programas:


Preciso de visto ou de Autorização de Residência?

Cidadãos da União Europeia

Não é necessário visto. É apenas necessário o bilhete de identidade/cartão do cidadão válido ou um passaporte válido e o Cartão Europeu de Seguro de Saúde. 

Para estadias superiores a 3 meses, os estudantes europeus têm ainda de se registar junto da Câmara Municipal da área da sua residência. Mais informação sobre este registo, aqui.

 

Cidadãos de fora da União  Europeia

Para estadias superiores a 3 meses e até 1 ano: os estudantes de países terceiros devem solicitar um visto de estudante numa embaixada portuguesa ou num consulado português no seu país de origem ou no seu país de residência antes de entrarem em Portugal. O visto de estudante pode demorar até 3 meses a ser emitido. Enquanto permanecerem no nosso país, os estudantes podem ter de prolongar o seu visto de estudante.

Os estudantes de países de fora da União Europeia, titulares de Autorização de Residência para efeitos de estudo numa instituição de ensino superior de um estado membro da UE, que pretendam participar num programa de mobilidade internacional, como o Erasmus+, podem informar a AIMA, no prazo máximo de 30 dias antes do início do seu programa, que se deslocarão a Portugal para participar no referido programa. Esta comunicação pode ser feita por e-mail, incluindo documentação adicional, bem como os respetivos bilhetes de viagem (chegada e partida) para o período de mobilidade. Depois de cumprido este procedimento, a AIMA emitir-lhe-á um boletim de entrada oficial, declarando que está autorizado a permanecer por um período máximo de 360 dias.

Importante: Os estudantes que já tenham Autorização de Residência europeia de outro país, devem mantê-la válida durante toda a estadia em Portugal.

Caso seja necessário algum esclarecimento adicional contactar welcome@fcsh.unl.pt.


Como se organiza o ano letivo e o calendário escolar?

O ano letivo começa em meados de setembro e termina em finais de maio. Está dividido em dois semestres, e as unidades curriculares são semestrais.

 

1º Semestre (2024-25)

Período de Aulas: 16/09 a 20/12/2024 (inclui período de avaliação / testes / frequências).
Exames de Recuperação e Melhoria de Notas (opcional): 20/01 a 31/01/2025.

 

2º Semestre

Período de Aulas: 10/02 a 30/05/2025 (inclui período de avaliação / testes / frequências).
Exames de Recuperação e Melhoria de Notas (opcional):

Licenciatura: 19/06 a 27/07/2025
Mestrado: 30/06 a 08/07/2025
Para mais informação, consultar Calendário Académico.

Como é o sistema de avaliação na NOVA FCSH?

A avaliação é quantitativa – de 0 a 20 valores – e inclui vários critérios, como testes/frequências ou trabalhos práticos, dependendo da unidade curricular. Para passar, a nota tem de ser igual ou superior a 10.

Nota inferior a 8 valores: Reprovado, sem possibilidade de fazer Exame de Recuperação.

Nota de 8 ou 9 valores: Reprovado, mas poderá pedir inscrição em Exame de Recuperação (gratuito) para tentar obter uma avaliação positiva.

Nota de 10 valores ou superior: Aprovado.

Qualquer nota superior a 10 é passível de melhoria, mediante realização de exame de Melhoria de Nota. A inscrição em exames de Recurso ou de Melhoria é feita no Inforestudante, em períodos definidos para o efeito no Calendário Escolar.


Tenho necessidades educativas especiais. Como posso pedir a implementação de medidas de adaptação?

O estudante com necessidades especiais deverá requerer o estatuto de estudante com necessidades educativas específicas.  O requerimento estará disponível na plataforma Inforestudante no início do semestre, após a chegada do estudante. O estudante deverá anexar ao requerimento relatórios médicos (em Português ou Inglês) que confirmem a condição e a medidas de adaptação propostas.

Questões sobre necessidades educativas especiais deverão ser remetidas ao Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e Inclusão Social da NOVA FCSH (neeinfo@fcsh.unl.pt).


Posso tirar um curso de língua portuguesa na NOVA FCSH durante o período de mobilidade?

Sim. Alunos que pretendam melhorar os conhecimentos de língua portuguesa poderão frequentar o curso semestral de 6 ECTS durante a mobilidade (níveis A1 a B2). Se o curso for incluído no contrato de estudos será gratuito. Mais informações sobre este curso de Português semestral AQUI.

A frequência deste curso não dispensa a apresentação do certificado de português aquando da candidatura.


Quais as unidades curriculares lecionadas em Inglês?

Poderá consultar AQUI a lista de UCs lecionadas em línguas estrangeiras em cada um dos departamentos.

As unidades de investigação da FCSH poderão também oferecer opções livres lecionadas em inglês. A inscrição nestas opções livres é possível apenas no início do semestre, no período de alteração de inscrições.


Posso fazer exames e trabalhos em Inglês?

 A maioria dos professores da NOVA FCSH consegue disponibilizar bibliografia em inglês e aceita exames ou trabalhos em inglês. O estudante deverá confirmar essa possibilidade com cada professor no início do semestre.


Informação adicional

Se quer saber mais sobre a NOVA FCSH ou sobre Lisboa recomendamos a consulta das seguintes páginas: