Joana Bordalo e Matilde Gonçalves lançam "Cientista Regressa à Escola"
9 de Setembro de 2021, 14:31


Como explica Joana Bordalo, «para participar no programa como cientista basta fazer investigação em qualquer área do conhecimento, numa instituição científica nacional ou internacional, e ter frequentado o 1.º ciclo do Ensino Básico em Portugal. Uma vez recebidos os registos de cientistas e docentes através do website do programa, o emparelhamento entre cientistas e docentes será feito pela equipa e comunicado atempadamente por email aos registados. Todas as pessoas inscritas e emparelhadas terão formação, bem como apoio logístico necessários à realização das oficinas».
Para participar no programa, Matilde Gonçalves explica que «docentes do 1.º ciclo, direções de agrupamentos e municípios interessados em acolher este programa e receber cientistas devem aceder ao website www.cientistaregressaescola.pt e registar-se no formulário disponível para o efeito. Qualquer docente do 1.º ciclo, especialmente os que têm atualmente estudantes do 4.º ano, o poderá fazer, independentemente do seu interesse pelas ciências ou da localização da escola onde leciona».
Ao criarem este programa, as fundadoras – Joana Bordalo, Joana Moscoso e Matilde Gonçalves – tencionam fomentar a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o projeto a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular.