Native Scientists vence Prémio Ciência Viva Educação 2024

A associação Native Scientists é a vencedora na categoria Educação dos Prémios Ciência Viva 2024. O projeto pretende ampliar o acesso ao conhecimento científico e leva cientistas a escolas inseridas em contextos menos privilegiados e com menor acesso à ciência. De entre as iniciativas da associação, destaca-se o programaCientista Regressa à Escola, desenvolvido por Joana Bordalo, alumna do departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade, por Matilde Gonçalves, docente do Departamento de Linguística e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL), e ainda por Joana Moscoso, fundadora do Native Scientists. Além do galardão, a associação conseguiu o Estatuto de Utilidade Pública, concedido em Conselho de Ministros.

Fundada em 2013, a associação Native Scientists já reúne uma rede de mais de 3000 cientistas e promoveu mais de 25 mil ligações entre investigadores e crianças. Para o ano letivo 2024-2025, o programa “Cientista regressa à escola” levará António Granado, docente do departamento de Ciências da Comunicação e Tiago Faria e Filipa Lopes, investigadores do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH, ao Fundão, Bagunte e Faro, respetivamente, para continuar a aproximar a ciência das comunidades escolares.

O “Cientista Regressa à Escola” nasceu em 2021 com o objetivo de fomentar a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o projeto a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular. Nesse mesmo ano foi um dos finalistas do Prémio Melhor Ideia de Negócio 2021 da NOVA FCSH.

A cerimónia de entrega dos Prémios Ciência Viva 2024 acontece a 24 de novembro, às 17h00, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, quando se assinala o Dia Nacional da Cultura Científica e vai ser transmitida via streaming no canal de Youtube do museu.

Os Prémios Ciência Viva pretendem distinguir, desde 2012 e anualmente, as personalidades e projetos que se destacaram na promoção da cultura científica e tecnológica em Portugal. Além da categoria Educação, os galardões vão também para as áreas de Media e de Publicidade. Este ano, o Grande Prémio Ciência Viva foi atribuído a Jorge Buesco, matemático destacado pelos inúmeros artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e por realçar a importância da matemática na sociedade.