NOVA FCSH: 12 meses em 12 fotos

No espaço de um ano, muitos momentos marcam a vida académica da NOVA FCSH. Sem alguma ordem em particular, estes são alguns dos mais emblemáticos.

 

1 – Sustentabilidade

No campo ambiental não faltaram iniciativas. A Sociedade Ponto Verde esteve presente do dia da receção aos novos estudantes, a quem foram entregues lápis sprout (“brotar”) com sementes de girassol, plantadas pelos próprios no Dia Mundial do Ambiente (na foto em baixo). Assinalaram-se também os Dia da Sustentabilidade da FCSH (março) e o Dia Nacional da Sustentabilidade (setembro).

2 – Prémios do European Research Council – Susana Viegas e António Granado

Susana Viegas, investigadora do IFILNOVA venceu 1,7 milhões de euros pelo projeto “Film-Philosophy as a Meditation on Death” com o objetivo de explorar as afinidades entre filosofia e cinema. O projeto, a decorrer entre 2023 e 2028, inclui a realização de ciclos de cinema, onde o tema da morte na 7ª Arte é dominante.

António Granado, docente do Departamento de Ciências da Comunicação e investigador do ICNOVA, venceu a bolsa com Ana Sanchez, do ITQB NOVA, para financiar o projeto FRONTIERS, ao abrigo do qual serão criadas residências de jornalistas de ciência em instituições ligadas à investigação. O valor é de 1,5 milhões de euros.

 

3 – Dia dos Namorados

No Dia de São Valentim, os docentes do Departamento de Ciências Musicais, Maria São José Côrte-Real e João Soeiro de Carvalho, juntos desde 1983, e as estudantes da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Mafalda Guerreiro e Joana Simões (em baixo, respetivamente) um casal desde 2021, contam-nos como a NOVA FCSH se tornou no palco das suas histórias de amor.

4 – Dia Internacional contra a Homofobia

A 17 de maio a Torre B da NOVA FCSH vestiu novas cores, assinalando o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia “com um olhar de abertura para a realidade diversa que nos rodeia”, escrevemos no Instagram. É caso para dizer que os resultados saltaram à vista.

5 – Mural na Torre A

A artista Pitanga esteve na NOVA FCSH a pintar uma ilustração alusiva ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 na fachada da Torre A, que ganhou novas cores e vida. O trabalho, centrado numa vertente do ODS 13 (Ação Climática), foi realizado no âmbito da campanha #ClimateOfChange. em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr.

A imagem que inspirou a ilustração é a de uma família residente no Camboja composta por uma mãe e as suas duas filhas que se vê inesperadamente desalojada após uma enchente que inundou o seu bairro.

6 – Renovação do Mural Salgueiro Maia

Para assinalar os 50 anos do 25 de Abril, quatro artistas portuguesas – Tamara Alves, Margarida Malhão, Moami e Sara Fonseca da Graça AKA Petra Preta (por esta ordem na fotografia) – foram convidadas a combinar as suas diversas linguagens visuais para desenvolver um só mural. A oito mãos, criaram juntas uma obra sobre o passado, o presente e o futuro do país.

7 – Receção aos novos estudantes

No seguimento do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior matricularam-se na Faculdade cerca de mil novos estudantes. Num dia sem atividade letiva, a NOVA FCSH deu as boas vindas a todos num dia especial com eventos na Avenida de Berna e em Campolide.

8 – Aniversário da NOVA FCSH

A NOVA FCSH assinalou o seu 45.º Aniversário com um conjunto de atividades na Avenida de Berna e na Reitoria da Universidade NOVA. Homenagearam-se os melhores estudantes das licenciaturas e mestrados, ouvimos o CoraLiCiMus da NOVA FCSH (na foto) e encerrámos o dia com um concerto do RAIA – Planeta Campaniça, seguindo-se o tradicional Porto de Hora para todos os presentes.

9 – “Ler é viajar, viaje com a NOVA FCSH”

“De Bragança a Lisboa são nove horas de distância”, cantam os Xutos & Pontapés, mas Évora é bastante mais perto. Para lá ir a NOVA FCSH não precisou de um avião, mas antes de uma parceria com a Comboios de Portugal (CP) e a Infraestruturas de Portugal (IP), ao abrigo da qual a Faculdade distribuiu cerca de 4 mil livros em três estações e durante o percurso ferroviário Lisboa-Évora-Lisboa.

A iniciativa, enquadrada no Dia Nacional da Cultura Científica, repetiu uma entrega de livros anterior nas estações ferroviárias de Entrecampos, Sete Rios e Santa Apolónia.

10 – Concerto de Natal

Este ano o concerto de Natal do coral de alunos da Licenciatura em Ciências Musicais, o CoraLiCiMus, teve um sabor especial: o palco, ou melhor, a escadaria da Torre B, foi dividida com dois outros coros da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Como sempre, toda a comunidade foi também convidada a cantar em conjunto!

11 – Futurália

O evento na Feira Internacional de Lisboa é o maior do país dedicado à oferta educativa, à formação e empregabilidade. Segundo dados da organização, na última edição estiveram quase 65 mil pessoas de 400 escolas de todo o país. A NOVA FCSH, claro, não faltou.

12 – Últimas Lições

O ano de 2023 marcou a jubilação David Justino, do Departamento de Sociologia (foto da esquerda), e de António Marques, docente do Departamento de Filosofia (foto da direita). Ambos prepararam uma última lição, o primeiro sobre “A Nova Era da Incerteza”, numa perspetiva interdisciplinar da sociologia e economia históricas, o segundo abordou “A Ideia de Paz em Kant”.