NOVA FCSH celebra 25 de Abril
2 de Abril de 2025, 10:30

Os 51 anos do 25 de Abril são marcados na NOVA FCSH pelo regresso, ao campus de Berna, de uma chaimite idêntica aquela que transportou, em 1974, Marcelo Caetano (então Presidente do Conselho do regime de Salazar) a partir do largo do Carmo. Serão também acrescentados cravos no muro exterior da Faculdade e o Grupo de Teatro Correto será responsável por “A Terça Casa”, peça que nos projeta para o Portugal do anos 60, em pleno Estado Novo.
Símbolo de liberdade desde a Revolução, a partir de 8 de abril e até ao final de maio ficará estacionada na esplanada uma chaimite, numa ação que volta a contar com o apoio do Exército Português. A presença do veículo blindado, cujo nome tem origem numa região moçambicana com o mesmo nome, é o mote para outros eventos dinamizados pela Faculdade no âmbito do Roteiro Salgueiro Maia, Jovem Cidadão.
Com o apoio da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, nos dias 9 e 28 de abril, das 10h às 12h30, toda a Comunidade está convidada a participar na atividade de pintura de cravos nos muros da Faculdade. Aos participantes serão fornecidos tintas e moldes para acrescentarem cores à Avenida de Berna, sendo que, naturalmente, todos são bem-vindos e – porque não – traz um amigo também!
As celebrações começam já no dia 4 de abril às 19h, na Reitoria da NOVA, com a encenação de “A Terça Casa” apresentada pelo Grupo de Teatro Correto e estudantes da NOVA FCSH. Trata-se de uma obra realizada a partir do livro “Casas Pardas”, de Maria Velho da Costa, “um maravilhoso torvelinho de linguagens, uma evocação concreta e exata de comportamentos sociais de várias classes no final do fascismo”, descreve a contracapa da publicação. A entrada é livre e não está sujeita a reserva prévia.
Celebre Abril com a NOVA FCSH!