NOVA FCSH reconhecida pela excelência da Investigação

As Unidades de Investigação da NOVA FCSH foram avaliadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com excelentes resultados. A FCT, anunciou a 15 de abril, um crescimento expressivo das verbas disponíveis para a investigação na Faculdade até 2029, constituindo um reconhecimento do trabalho científico desenvolvido na NOVA FCSH.

Em relação à avaliação das suas 16 Unidades de Investigação, nove delas obtiveram a nota máxima de “Excelente”, mais uma do que no ciclo de avaliação anterior (2020-2024). A classificação de “Excelente” foi atribuída ao IFILNOVA,  IHA,  CETAPS,  ICNOVA,  INET-md, CHAM,  CRIAIHC e o CICS.NOVA.  A classificação de “Muito Bom”,  foi atribuída ao CLUNL,  IELTIEMCESEM e IPRI. Já o CEF – Centro de Ecologia Funcional, no qual se integra o pólo HTC da NOVA FCSH – obteve também a classificação de “Excelente”, enquanto o EDUNOVA.ISPA obteve a classificação de “Bom”.

 A avaliação teve por base as atividades desenvolvidas entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023, bem como os planos estratégicos das Unidades para o período 2025-2029. A classificação atribuída determina o financiamento das Unidade de Investigação para o próximo ciclo plurianual.

No panorama nacional, o processo de avaliação da FCT abrangeu 336 Unidades de I&D, das quais 79 subiram de classificação, 46 desceram, 167 mantiveram a sua posição e 43 são novas candidaturas. A NOVA FCSH posiciona-se, assim, na liderança da investigação em ciências sociais, artes e humanidades a nível nacional.