NOVA FCSH em projeto para combater desinformação na nutrição e bem-estar

Chama-se NutriwellB e é o projeto europeu em que a NOVA FCSH participa e que pretende combater a desinformação no que diz respeito à nutrição e ao bem-estar. Com o objetivo de proteger o público, sobretudo o mais jovem, de práticas de marketing digital pouco éticas, este projeto, financiado pelo programa Erasmus+, disponibiliza um curso online gratuito que se destina a estudantes universitários/as e jovens entre os 18 e os 30 anos.

As inscrições estão abertas e o curso, que está na sua fase piloto, encontra-se disponível até dia 30 de novembro com três módulos: pensamento digital crítico e verificação de factos, saúde nutricional e hábitos de bem-estar. Com uma duração mínima de 25 horas, no final do curso é possível obter um certificado de conclusão. A partir de dezembro estará acessível ao público em geral. O NutriwellB disponibiliza ainda um e-book gratuito com dicas práticas para fact-checking sobre nutrição e bem-estar.

Através de vídeos, documentos, exercícios e testes este curso está disponível em seis línguas e apresenta informações e ferramentas úteis para que seja possível fazer escolhas alimentares mais conscientes, descobrir estratégias de bem-estar e identificar notícias falsas que circulam maioritariamente nas redes sociais. A título de exemplo, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Dublin, apenas 2,1% das informações nutricionais que circulam na rede social Tiktok são coerentes com as diretrizes internacionais relacionadas com a alimentação e saúde pública.

Este é um projeto que surgiu de uma parceria com a Universidade Complutense de Madrid e a NOVA FCSH e do lado da Faculdade, o mesmo é coordenado pela docente Ivone Ferreira e conta com a participação dos docentes António Granado e Alda Magalhães Telles, do departamento de Ciências da Comunicação.

Este projeto está a ser desenvolvido pela Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Universidade de Alcalá de Madrid (Espanha), Fondazione Comunitaria di Agrigento and Trapani (Itália), Accreditation Council for Entrepreneurial & Engaged Universities (Alemanha) e Center for Knowledge Management (Macedónia do Norte).