NOVA FCSH integra consórcio para gestão e partilha de dados de investigação
13 de Janeiro de 2025, 13:48

A NOVA FCSH integra o projeto Re.Data – Rede para a Gestão de Dados de Investigação, financiado pelo Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI). Este financiamento reforça o papel da faculdade como uma das instituições de referência no panorama nacional da Ciência Aberta, promovendo práticas inovadoras e alinhadas com os padrões internacionais.
Com início previsto para 2025, este projeto tem como missão criar e desenvolver uma comunidade de prática dedicada à gestão de dados de investigação em Portugal, impulsionando uma maior transparência na produção científica. Este propósito visa não só aumentar o impacto social e económico da investigação, mas também garantir a sustentabilidade e o acesso responsável e amplo aos dados, em conformidade com melhores normas internacionais.
O consórcio é composto pela NOVA FCSH, NOVA FCT, NOVA IMS, IHMT, Universidade de Coimbra, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Politécnico de Bragança e Universidade do Minho (instituição líder do projeto). Estes parceiros procuram garantir a adaptação à legislação nacional e a articulação com infraestruturas de apoio à investigação, como a Infraestrutura ROSSIO, coordenada pela NOVA FCSH.
A NOVA FCSH terá uma participação abrangente em todas as áreas do projeto, desde o desenvolvimento de políticas institucionais, passando pela formação, disponibilização de recursos e implementação de boas práticas. Este envolvimento sublinha o compromisso contínuo da faculdade com a inovação e a excelência científica.