NOVA FCSH lança cursos ao abrigo do PRR

Estão abertas as inscrições para os novos cursos da NOVA FCSH, criados ao abrigo do Plano de Recuperação e ResiliênciaTurismo e Património Subaquático, Cultura, Turismo e GastronomiaTurismo Sensorial e Turismo Noturno são alguns dos cursos em destaque na área do Turismo. Filme EtnográficoStorytelling, Inovação e Inclusão Digital e Património, Saber Fazer e Indústrias Criativas são algumas das opções no âmbito do Património.

Estes cursos abrangem dois eixos fundamentais:

• Turismo, Cultura e Criação
    • A NOVA FCSH desenvolveu uma oferta de 15 cursos, que podem ser frequentados de forma isolada, ou agrupar-se para compor uma Pós-Graduação em Turismo, Cultura e Criação (60 créditos, sendo que 20% podem ser obtidos no leque da oferta de Património, Gestão e Participação). Esta é uma oferta desenvolvida pelo TIA – Tourism International Academy, um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, o Turismo de Portugal, a ESHTE e a Universidade Aberta.
  • Património, Gestão e Participação
    • A NOVA FCSH disponibiliza uma oferta de 11 cursos, que podem ser frequentados de forma isolada, ou agrupar-se para compor uma Pós-Graduação em Património, Gestão e Participação (60 créditos, sendo que 20% podem ser obtidos no leque de oferta de Turismo, Cultura e Criação). Esta é uma oferta desenvolvida pelo FOSTEAM@South, um projeto promovido por um consórcio de Universidades do Centro-Sul: Universidade da Madeira, Universidade do Algarve e Universidade Nova de Lisboa, dentro do espírito do Campus Sul
Para cidadãos residentes em Portugal os valores das propinas estão cobertos pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. A frequência dos cursos não acarreta qualquer custo para os/as candidatos/as. Para cidadãos não residentes em Portugal:
  • cursos de 6 ECTS (28h) – 200€
  • cursos de 3 ECTS (14h) – 160€
Quando solicitados, poderão ser atribuídos Certificados de Participação (mínimo de frequência a 80% das aulas) e Certificados com Avaliação, consoante o/a estudante realize, ou não, a avaliação proposta. O custo do certificado é de 6 euros. A creditação dos cursos está sujeita à avaliação.

As inscrições terminam a 11 de setembro de 2023, sendo que as aulas decorrem entre setembro de 2023 e março de 2024. A inscrição é realizada online na página de cada curso.

Esta nova oferta formativa da NOVA FCSH integra dois projetos de financiamento PRR na área de Formação ao Longo da Vida apresentados pela Universidade NOVA de Lisboa, vocacionados para a formação e qualificação de jovens e de adultos nas áreas do Turismo e do Património. Nesse quadro, foi constituída uma oferta de cursos e microcreditações em articulação com instituições/organizações da administração nacional e regional, estando já previstas várias parcerias para o seu funcionamento com muitas delas.

Os cursos funcionam na modalidade b-learning:

• Ensino teórico online – 14 horas para cursos de 3 ECTS e 28h para cursos de 6 ECTS;
  • Componente laboratorial de visita e troca de experiências com participação de formadores.
Os cursos destinam-se a estudantes licenciados/as que pretendam adquirir conhecimentos na área de Turismo e/ou Património, dando-se especial preferência a candidatos que detenham uma componente profissional relevante numa das áreas.

A abertura dos cursos está sujeita a um mínimo de 10 inscrições por curso até um máximo de 30.

Qualquer questão deverá ser enviada para cursosprr@fcsh.unl.pt