NOVA FCSH lança nova edição de cursos ao abrigo do PRR

Estão abertas, até 8 de setembro, as candidaturas aos cursos da NOVA FCSH, criados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR. Após o sucesso da primeira edição, que contou com 279 alunos formados em Turismo, Cultura e Criação e 233 em Património, Gestão e Participação, estes dois programas voltam a estar disponíveis para candidatura. A inscrição é realizada online na página de cada curso e estão previstas bolsas para Pós-Graduação e para cursos isolados.

Estes dois programas abrangem dois eixos fundamentais:

Património, Gestão e Participação

• A oferta deste programa foi desenvolvida pelo FOSTEAM@South, um projeto promovido por um consórcio de Universidades Centro-Sul: Universidade do Algarve, Universidade da Madeira e Universidade NOVA de Lisboa, dentro do espírito do Campus Sul. Disponibilizando a oferta de 14 cursos, estes podem ser frequentados de forma isolada ou agrupar-se para compor uma Pós-Graduação em Património, Gestão e Participação de 60 ECTS, sendo que até 9 destes ECTS podem ser obtidos com a realização de outros cursos PRR do programa Turismo, Cultura e Criação.

Turismo, Cultura e Criação

• Este é um programa que surge em parceria com o TIA – Tourism International Academy, um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa, o Turismo de Portugal, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Universidade Aberta. A NOVA FCSH desenvolveu uma oferta de 4 cursos que podem ser frequentados de forma isolada, ou servir para compor a Pós-Graduação em Património, Gestão e Participação (num total máximo de 9 ECTS).

Estes dois programas funcionam na modalidade b-learning. As aulas de Património, Gestão e Participação arrancam em setembro de 2024 e decorrem até março de 2025. No caso dos cursos de Turismo, Cultura e Criação, as aulas acontecem em outubro de 2024, março e maio de 2025. O ensino teórico online prevê 14 horas para cursos de 3 ECTS e 28 horas para cursos de 6 ECTS. Ainda existe uma componente laboratorial de visita e troca de experiências com participação de formadores.

Em ambos os programas estão previstas bolsas e descontos. Estão contempladas reduções no valor da propina (80% para desempregados e 50% para rendimentos iguais ou inferiores à retribuição mínimal mensal garantida), bolsas para Pós-Graduação e para cursos isolados. Existem ainda apoios à componente laboratorial, sendo que a NOVA FCSH, nas visitas de campo fora de Lisboa, assegura transporte e refeições a todos os estudantes.

Esta oferta formativa da NOVA FCSH integra dois projetos de financiamento PRR na área de Formação ao Longo da Vida apresentados pela Universidade NOVA de Lisboa, vocacionados para a formação e qualificação de jovens e de adultos nas áreas do Património e do Turismo. Nesse quadro, foi constituída uma oferta de cursos e microcreditações em articulação com instituições/organizações da administração nacional e regional, estando já previstas várias parcerias para o seu funcionamento com muitas delas.

O programa Competências Digitais, também promovido pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, tem as suas inscrições abertas até dia 6 de setembro.

Qualquer questão deverá ser enviada para cursosprr@fcsh.unl.pt