NOVA FCSH recebe a primeira ERC Consolidator Grant em Filosofia do Cinema
31 de Janeiro de 2023, 10:53
Susana Viegas, investigadora integrada do IFILNOVA, recebeu uma ERC Consolidator Grant, do European Research Council, no valor de 1,7 milhões de euros, pelo projeto “Film-Philosophy as a Meditation on Death” que tem como objetivo principal explorar as afinidades entre filosofia e cinema. Esta é a primeira vez que uma bolsa ERC é atribuída para estudar a Filosofia do Cinema.
O projeto de investigação procura juntar duas práticas distintas, mas com um interesse comum pelo tema da morte, sem o qual não se teria começado a filosofar e pelo qual os filmes mostram um especial interesse como motivo narrativo e formal. Fundamentar uma área emergente dos estudos filosóficos, como é a Filosofia do Cinema, será um dos principais contributos deste projeto que procura compreender a situação paradoxal na qual vivemos: se por um lado, evitamos pensar na morte no nosso quotidiano, prontamente discutimos o tema quando este surge em filmes ou séries televisivas.
“Nunca se tinha trabalhado a fundo o tema da morte no cinema. Em concreto, “FILM AND DEATH” defende a hipótese de que esta experiência estética é, no seu âmago, comparável à experiência da nossa própria mortalidade, elemento indispensável para se começar a filosofar. Aprofundar a compreensão do modo como cinema, tempo e morte se interligam vai permitir compreender melhor uma visão contemporânea do mundo e de nós próprios que prevalece numa sociedade que afasta o pensamento da morte do nosso quotidiano, mas que, paradoxalmente, é dominada por imagens de morte mediadas por ecrãs“, afirma Susana Viegas.
“A Investigação é, e continuará a ser, um dos pilares fundamentais da Universidade NOVA de Lisboa, em todas as suas unidades orgânicas. Destacamo-nos pela qualidade dos nossos investigadores e pela excelência dos trabalhos desenvolvidos. Receber mais uma ERC Grant, em especial na área das Ciências Sociais e Humanas, e para desenvolver uma investigação inédita no nosso país, enche-nos de orgulho e é mais uma prova que este é o caminho que queremos seguir“, acrescenta João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.
O projeto irá decorrer entre 2023 e 2028, está organizado em torno de quatro eixos de pesquisa teórica com diversas atividades pensadas para a comunidade académica e público em geral. Entre as iniciativas previstas destaca-se a realização de vários ciclos de cinema onde o tema da morte será dominante.
Desde 2007, a NOVA já recebeu um total de 29 bolsas ERC, cinco atribuídas a investigadores da NOVA FCSH.
Agradecimentos: Cinemateca