NOVA FCSH volta a associar-se ao IndieLisboa
27 de Abril de 2023, 16:11

A NOVA FCSH volta este ano a celebrar uma parceria com o Festival IndieLisboa, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências no âmbito da pedagogia do cinema e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Para além de proporcionar o acesso dos membros da comunidade da NOVA FCSH a bilhetes a 3,5€ (adquiridos fisicamente numa das bilheteiras, mediante apresentação do cartão NOVA FCSH), a parceria com o IndieLisboa implica também o patrocínio do prémio de “Melhor Realização na Competição Nacional” no valor de 1000€.
Esta parceria vem também dinamizar as Lisbon Talks, quatro conversas em torno da diversidade do cinema português, com temas relevantes para os profissionais do cinema nacional, como a inclusão, os novos espetadores, a inteligência artificial, o movimento sindical e o trabalho, entre 2 e 5 de maio.
As Lisbon Talks, coordenadas pela docente do Departamento de Ciências da Comunicação, Madalena Miranda, contará na primeira sessão com a moderação da realizadora e argumentista Fernanda Polacow e abordará a inclusão no cinema. A sessão tem como convidados Ary Zara Leão (realizador), Falcão Nhaga (realizador), Bruno Marques (IHA – NOVA FCSH) e Raquel Carvalheira (CRIA-NovaFCSH). A 3 de maio, Manuel Carvalho da Silva (CES/UC), Luísa Veloso (CIES/ISCTE) e Daniel Carapau (Precários Inflexíveis) abordam o trabalho e o movimento sindical em sessão moderada por Giulia Stripolli (IHC/NOVA FCSH). Bruno Carnide (realizador e produtor), Catarina Sousa (realizadora e produtora), Nuno Correia (NOVA FCT/ NOVA LINCS) e José André (Irmã Lúcia-Efeitos Especiais) debatem a 4 de maio, a inteligência artificial aliada à produção cinematográfica. A sessão será moderada por Madalena Miranda (ICNOVA/NOVA FCSH). Para finalizar, a 5 de maio, José Filipe Costa(IHC/NOVA FCSH), Tiago Baptista (IHC/NOVA FCSH) e Teresa Vieira irão comentar a sessão sobre o futuro do cinema e dos espetadores, com moderação da jornalista Anabela Campos (Expresso).
Estas conversas, com entrada livre, terão lugar no Auditório B1, Torre B, na Avenida de Berna, das 18h00 às 19h30. O programa pode ser consultado aqui.
O Festival IndieLisboa decorre de 27 de abril a 7 de maio e a programação completa pode ser consultada aqui.