NOVA lança iniciativa de alojamento acessível para estudantes
31 de Janeiro de 2025, 12:28
A Universidade NOVA de Lisboa lançou a Rede 1/4, uma iniciativa inovadora que visa oferecer alojamento acessível ou comodato a estudantes universitários, em resposta à crise habitacional que tem afetado o ensino superior. O projeto promove a ligação entre quem tem quartos disponíveis (anfitriões) e quem precisa de um para viver (estudantes), bastando que cada um preencha um formulário na página do projeto.
A iniciativa apresenta vantagens para ambas as partes. Os anfitriões poderão obter um rendimento extra, possivelmente isento de IRS/IRC, numa situação contratual segura e estável, beneficiando ainda de apoio e companhia. Já os estudantes terão acesso a quartos dignos, bem localizados e a preços acessíveis, além de contratos seguros com recibo de renda, o que lhes proporciona melhores condições para estudar e planear o futuro.
O critério fundamental da Rede 1/4 é a acessibilidade das rendas, com valores até 20% abaixo do mercado, conforme estipulado pelo Programa de Arrendamento Acessível (PAA), sendo este critério que possibilita a isenção de impostos.
João Seixas, Pro-Reitor para a Inovação Socio-Territorial e um dos responsáveis pela iniciativa, falou com a NOVA FCSH sobre o projeto inovador.
Qual a motivação da NOVA para criar a Rede 1/4
A crise na habitação é um dos principais problemas que o país atravessa, atingindo particularmente os mais jovens e, entre estes, os estudantes universitários. A falta de quartos com valores compatíveis com o rendimento das famílias tem vindo a comprometer o acesso à educação e, consequentemente, as escolhas dos mais jovens numa altura determinante das suas vidas, o seu sucesso escolar e o seu bem-estar. Alem de injusta, esta situação coloca em causa também o investimento que Portugal tem feito em educação e o próprio desenvolvimento do país. Face ao exposto, e sem colocar em causa a necessidade de outras soluções, a NOVA lançou a rede 1/4, a qual procura juntar quem tem quartos disponíveis com quem precisa de um para viver e estudar. Para além de contribuir para o acesso à educação, a rede 1/4 potência o prolongamento da vida autónoma dos mais velhos, contraria o isolamento e possibilita um rendimento extra para pessoas e famílias, estimulando uma solução que é económica, ecológica e verdadeiramente social.
Quantos registos acumularam até agora e quais são as expectativas?
Desde o lançamento público da Rede 1/4, há 2 meses, já mais de uma centena de potenciais anfitriões contactaram a NOVA, incluindo pessoas adultas, seniores, famílias monoparentais, proprietários e arrendatários com quartos disponíveis e instituições públicas e privadas com quartos disponíveis. Em janeiro, obtivemos pedido de apoio de estudantes das várias faculdades da NOVA, nacionais e internacionais. O programa tem assim direcionado estes estudantes para os quartos a preços acessíveis, estando já em curso os primeiros matchings e contratos. Crê-se que o número de anfitriões (particulares e institucionais) irá aumentar de forma segura, seguindo a lógica de rendas realmente acessíveis, com segurança e estabilidade contratual.
No contexto da Rede, que tipo de serviços podem os estudantes e os proprietários trocar entre si?
Os anfitriões podem solicitar apoios diversos, desde o simples arrendamento do quarto até apoio nas idas ao supermercado, companhia para passeios e para consultas ou mesmo babysitting. Muitos anfitriões não precisam de apoio algum, cabendo ao estudante decidir se está, ou não, disponível. Quando em regime de coabitação, o estudante pode beneficiar de um enquadramento familiar que contribuirá para uma boa inserção social e contrariar a sensação de isolamento na grande cidade.
Como é que o projeto Rede ¼ é enquadrado na política de sustentabilidade da NOVA?
A par de ser uma ativa política social, o projeto Rede 1/4 é fortemente ecológico, ao promover a utilização de espaços sublotados ou subaproveitados, ao potenciar o aumento da densidade urbana e ao reduzir as distâncias casa-escola.
Em caso de dúvida, a Rede 1/4 também pode ser contactada através do endereço redeumquarto@unl.pt
A iniciativa da NOVA apoia-se numa rede de parcerias constituída pelas câmaras municipais de Lisboa, Cascais, o Oeiras Valley e as fundações Ageas e Santader.