Data: 28 Ago a 8 Set 2023
Docente: Tiago Viúla de Faria
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial

____

O aluno deve ser capaz de interiorizar a especificidade da prática diplomática e das relações externas no período medievo. Neste sentido, deve estar apto a relacionar as diversas modalidades e vertentes que compõem a diplomacia durante a Idade Média, em particular no que respeita ao reino de Portugal. As funções, competências e sociologia dos agentes diplomáticos, bem como a normativa que fundamenta a sua operacionalidade e as tipologias das missões que integram ou protagonizam (nas quais a cultura material assume rara importância), devem igualmente integrar o quadro de saberes do discente. Por último, deve apreender a partir do estudo de fontes históricas, literárias e iconográficas como as práticas diplomáticas foram então representadas.

1ª aula

I – Definição

• A singularidade da diplomacia medieval e das relações externas no período medievo.

II – Estado da Arte

III – Fontes (tipologia)

2ª e 3ª aulas

IV – Funções e competências dos agentes diplomáticos.

• Núncio / Legado
  • Procurador
  •  Embaixador

– Recrutamento
   – O embaixador permanente

• Outros agentes

4ª aula

V – A normativa.

• Imunidades e deveres.
  • Legislação e práticas.

VI – Cultura material.

• O salvo-conduto.
  • A carta de crença.
  • Cartas e relatórios (oficiais e não oficiais).
  • Oferendas.
  • Testemunhos indiretos.
  • Financiamento.

– O problema das despesas.

5ª e 6ª aulas

VII – Processos diplomáticos.

• A guerra e a paz.
  • Ligas, alianças e contra-alianças.
  • Tratados.
  • Cerimónias e protocolo.

– Performatividade.

• Ratificações.
  • Resgates.

7ª aula

VIII – Psicologia e mentalidades.

• Dificuldades e receios.
  • O sentido das alteridades e as construções identitárias.
  • Interculturalidade.
  • As emoções associadas e o seu controlo.
  • O agente diplomático como Homo Viator.

8ª e 9ª aulas

IX – Prática diplomática: a missão.

• Tipologias

– O caso específico das embaixadas.

• Características.
  • Composição social.
  • Fases da missão.

– Preparação.

– Concretização.

– Conclusão.

10ª aula

X – Momentos definidores para o caso português.

• A fundação do reino.
  • Crise no trono (D. Sancho II – D. Afonso III).
  • D. Dinis.
  • D. João I e a dinastia de Avis.

____

• BRANCO, Maria João e FARELO, Mário, “Diplomatic Relations: Portugal and the Others”, in The Historiography of Medieval Portugal c. 1950-2010, José MATTOSO (dir), Maria de Lurdes ROSA, Bernardo de Vasconcelos e SOUSA, Maria João BRANCO, Lisboa, Instituto de Estudos Medievais, 2011, pp. 231-259.
  • MACEDO, Jorge Borges de, História Diplomática Portuguesa. Constantes e Linhas de Força – Estudo de Geopolítica, vol. I, Lisboa, Tribuna da História, 2008.
  • MOEGLIN, J., PÉQUIGNOT, S., Diplomatie et «relations internationales» au Moyen Âge (IXe-XVe siècle), Paris, PUF, 2017.
  • QUELLER, Donald E., The Office of Ambassador in the Middle Ages, Princeton, Princeton University Press, 1967.
  • SHMESP (éd.), Les relations diplomatiques au Moyen Âge. Formes et enjeux, Paris, Publications de la Sorbonne, 2010.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Diana Martins  é licenciada em História e mestre em História Medieval, Diana Martins é no momento atual doutoranda em Estudos Medievais (NOVA FCSH; UAb), em co-tutela com a École Pratique des Hautes Études (EPHE). Bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/ 143626/2019), está presentemente a desenvolver uma tese sobre os embaixadores e relações diplomáticas portuguesas, entre o reino de Portugal e outras potências cristãs, durante o reinado de D. Dinis (1279-1325).

Paulo Catarino Lopes é investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e investigador associado do CHAM — Centro de Humanidades, ambas Unidades de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), instituição na qual obteve os graus de mestre e doutor em História após licenciar-se no mesmo domínio científico pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tendo como domínio de especialização a História Medieval (Cultura e Mentalidades), os seus interesses de investigação debruçam-se sobre os seguintes temas: Viagens e viajantes; Diplomacia e Relações Internacionais; Estrangeiros. Atualmente desempenha as funções de investigador doutorado contratado na NOVA FCSH.

Tiago Viúla de Faria (Lisboa, 1978) é investigador no Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH. Formado em Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura), Estudos Medievais (Mestrado) e História (Doutoramento), lecionou História de Inglaterra e da Europa Medieval no ensino superior britânico e manteve fellowships de investigação em Baltimore, Madrid e Paris. Especializando-se em relações anglo-portuguesas na Idade Média (D.Phil., Universidade de Oxford, 2013), desde então tem vindo a alargar o inquérito sobre as questões em torno das relações externas de Portugal medieval. Como bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolveu investigação sobre epistolografia e práticas diplomáticas. Atualmente, estuda o papel da diplomacia na política portuguesa antes do período moderno.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)