31
Mar
Artes em contexto. Portugal Século XX-XXI
© Nuno Soares
Data: 31 Mar a 16 Mai 2025
Duração: 24h | 5 ECTS
Área: História, Património e Cultura
Docente: Paula Ribeiro Lobo
Acreditação pelo CCPFC: Não
Regime de e-Learning - assíncrono

 

Objetivos

____

  • Conhecer movimentos, autores e agentes que marcaram as artes e a arquitetura em Portugal nos séculos XX e XXI.
  • Compreender os contextos culturais, sociais e políticos das obras a analisar.
  • Identificar dinâmicas de circulação internacional.
  • Desenvolver capacidades analíticas e de investigação.
  • Problematizar conceitos e casos de estudo.

 

Programa

____

O programa estrutura-se em três módulos centrados em temas contemporâneos, que serão abordados a partir de bibliografia e casos de estudo historicamente contextualizados e articulados.

Módulo l: Imagens – Sobre vanguardas, representações identitárias e contra-imagens.
Módulo 2: Paisagens – Sobre território, espaço público e cidadania.
Módulo 3: Circulações – Sobre memórias, identidades e tensões coloniais/pós-coloniais.

 

Bibliografia

____

  • ACCIAIUOLI, Margarida. António Ferro – A Vertigem da Palavra. Retórica, Política e Propaganda no Estado Novo. Lisboa: Editoria l Bizâncio, 2073.
  • ESPAGNE, Michel. “Cultural Transfers in Art History”, in Circulations in the Global History of Art, eds. Thomas Da Costa Kaufmann, Chaterine Dossin and Béatrice Joyeux-Prunel. London and New York: Routledge, 2017, 97-112.
  • FRANÇA, José-Augusto. História da Arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1997.
  • KRAUSS, Rosalind; FOSTER, Hal; BOIS, Yves-Alain; BUCHLOH, Benjamin. Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2074.
  • PEREIRA, Paulo (dir.). História da Arte Portuguesa, vol. Ili. Lisboa: Temas e Debates, 1995.
  • PINTO, António Costa Pinto (ed.). Contemporary Portugal: Politics, Society and Cultu re (2nd edition). New York: Columbia University Press, 2011.

 

docente

____

Paula Ribeiro Lobo – Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade NOVA de Lisboa (2017), com tese sobre a imagem e imaginário colonial na arte portuguesa do século XX. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. No Instituto de História da Arte é membro do grupo CAST – Estudos de Arte Contemporânea. A sua investigação tem incidido em representações de identidade nacional, relações entre arte e poder em regimes ditatoriais, e interações da arte contemporânea com a memória e a história. Trabalha atualmente sobre articulações transnacionais de arte e política.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Curso PRR