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Artes em contexto. Portugal Século XX-XXI
Objetivos
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- Conhecer movimentos, autores e agentes que marcaram as artes e a arquitetura em Portugal nos séculos XX e XXI.
- Compreender os contextos culturais, sociais e políticos das obras a analisar.
- Identificar dinâmicas de circulação internacional.
- Desenvolver capacidades analíticas e de investigação.
- Problematizar conceitos e casos de estudo.
Programa
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O programa estrutura-se em três módulos centrados em temas contemporâneos, que serão abordados a partir de bibliografia e casos de estudo historicamente contextualizados e articulados.
Módulo l: Imagens – Sobre vanguardas, representações identitárias e contra-imagens.
Módulo 2: Paisagens – Sobre território, espaço público e cidadania.
Módulo 3: Circulações – Sobre memórias, identidades e tensões coloniais/pós-coloniais.
Bibliografia
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- ACCIAIUOLI, Margarida. António Ferro – A Vertigem da Palavra. Retórica, Política e Propaganda no Estado Novo. Lisboa: Editoria l Bizâncio, 2073.
- ESPAGNE, Michel. “Cultural Transfers in Art History”, in Circulations in the Global History of Art, eds. Thomas Da Costa Kaufmann, Chaterine Dossin and Béatrice Joyeux-Prunel. London and New York: Routledge, 2017, 97-112.
- FRANÇA, José-Augusto. História da Arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1997.
- KRAUSS, Rosalind; FOSTER, Hal; BOIS, Yves-Alain; BUCHLOH, Benjamin. Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2074.
- PEREIRA, Paulo (dir.). História da Arte Portuguesa, vol. Ili. Lisboa: Temas e Debates, 1995.
- PINTO, António Costa Pinto (ed.). Contemporary Portugal: Politics, Society and Cultu re (2nd edition). New York: Columbia University Press, 2011.
docente
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Paula Ribeiro Lobo – Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade NOVA de Lisboa (2017), com tese sobre a imagem e imaginário colonial na arte portuguesa do século XX. É Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. No Instituto de História da Arte é membro do grupo CAST – Estudos de Arte Contemporânea. A sua investigação tem incidido em representações de identidade nacional, relações entre arte e poder em regimes ditatoriais, e interações da arte contemporânea com a memória e a história. Trabalha atualmente sobre articulações transnacionais de arte e política.