
Atitudes, estratégias e materiais no ensino do Português Língua não Materna no pré-escolar e primeiro ciclo
Objetivos
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O curso tem como objetivos sensibilizar educadores e professores para atitudes e estratégias que promovam o desenvolvimento linguístico de crianças que não têm o português como língua materna a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo em escolas portuguesas. Pretende-se:
- Dar a conhecer especificidades da aquisição de língua não materna;
- Levar educadores e professores a refletir sobre estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e do sucesso escolar de crianças que não têm o português como língua materna, tendo em conta a investigação desenvolvida na área;
- Potenciar o desenvolvimento de atitudes valorativas relativamente à diversidade linguística e cultural na escola, de modo a promover a inclusão de todas as crianças.
Programa
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A investigação tem mostrado que atitudes de valorização da diversidade linguística, em conjunto com estratégias que estimulem o desenvolvimento linguístico, favorecem o sucesso escolar de crianças que não têm o português como língua materna. Num contexto atual de crescente diversidade linguística e cultural nas escolas portuguesas, é fundamental consolidar respostas adequadas, desde o pré-escolar, ao acolhimento e inclusão de alunos que não falam o português. Neste curso, serão caracterizadas as especificidades do processo de aquisição de uma língua não materna, considerando a diversidade de perfis linguísticos dos alunos que frequentam atualmente as escolas portuguesas. Propõe-se a discussão de orientações para o ensino do português língua não materna, em particular para o desenvolvimento de competências linguísticas e para a valorização da diversidade linguística e cultural em sala de aula. De modo complementar, serão apresentados recursos e materiais didáticos adequados ao ensino de português língua não materna em contexto de pré-escolar e 1.º ciclo.
Especificidades do processo de aquisição de uma língua não materna
- Conceitos fundamentais (língua materna, língua não materna, aquisição, aprendizagem)
- Perfis sociolinguísticos e fatores individuais
- Conhecimento linguístico prévio
Orientações para o ensino do português língua não materna
- Desenvolvimento de competências linguísticas
- Atitudes promotoras do enriquecimento linguístico e cultural em sala de aula
- Recursos e materiais para avaliação e ensino do português língua não materna
Pré-requisitos
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Curso destinado a professores dos agrupamentos de escolas que participam no PIPALE em 2024-2025.
Bibliografia
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- Ahmadian, M. J., & Long, M. H. (Eds.). (2021). The Cambridge handbook of task-based language teaching.
- Cambridge University Press. Chondrogianni, V. (2018). Child L2 acquisition. In D. Miller, F. Bayram, J. Rothman & L. Serratrice (eds.), Bilingual cognition and language: The state of the science across its subfields, 103-126.
- Madeira, A. (2017) “Aquisição de língua não materna”. In M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 305–330. Berlin: Language Science Press.
- Madeira, A. (coord.) (2014) Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português. Direção Geral de Educação, Ministério da Educação e da Ciência. Martins, C. (coord.) (2022) [versão portuguesa]. Guia para inclusão linguística de migrantes. INCLUDEED/Erasmus+. Ediciones Universidad de Salamanca.
DOCENTES
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Aida Cardoso é investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e colabora como docente no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em Linguística e desenvolve investigação nas áreas da sintaxe e da aquisição de L2. Foi membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Colaborou em vários projetos nas áreas de aquisição de português língua materna e não materna, variedades do português e de construção e anotação de corpora orais e escritos. Integra a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Antónia Estrela é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA. É doutorada em linguística, na área da aquisição da linguagem. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da linguagem, sintaxe e escrita. Coordenou o projeto AquiLing, financiado pela Gulbenkian, entre 2016 e 2018. Tem experiência como formadora de educadores de infância e professores de 1.º ciclo na área da aquisição da linguagem. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Joana Batalha é Investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa e Professora Convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em linguística, na especialidade de linguística e ensino de língua. Tem participado em diversos projetos ligados à aquisição e à didática da língua materna e não materna. Foi colaboradora do Ministério da Educação e do Instituto Camões na área do ensino do português. É formadora na área das Didáticas Específicas. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Maria Lobo é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em Linguística, na área da sintaxe. Desenvolve investigação no CLUNL na área da sintaxe, da variação e da aquisição da linguagem, tendo participado em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem colaborado na revisão de materiais didáticos para o ensino do português e em tarefas de consultoria na área da educação da língua materna. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.