03
Jul
2023
Cinema e Fotografia: Diálogos
Rear Window, de Alfred Hitchcock
Data: 3 a 12 Jul 2023
Horário: segundas, quartas e sexta-feira das 18h00 às 21h00 | sala B211
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Clara Rowland
Docente: José Bértolo
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial

 

Objetivos

____

  • Identificar e analisar contextos em que o cinema e a fotografia dialogam, promovendo uma reflexão acerca das potencialidades e dos limites de cada um;
  • Refletir sobre a relação privilegiada que a fotografia e o cinema mantêm com o real físico e a experiência;
  • Conhecer noções elementares da gramática formal da fotografia e do cinema, tais como: ponto de vista, enquadramento, sequencialidade e montagem;
  • Exercitar a visualização atenta, distanciada e interpretativa de fotografias e filmes.

 

Programa

____

O cinema e a fotografia mantêm entre si uma relação privilegiada no quadro das artes, sobretudo no que diz respeito ao facto de ambos se basearem numa transferência aparentemente direta da realidade visível para a imagem. Porém, estas artes divergem num conjunto de características importantes, p.ex., na articulação que cada uma mantém com o tempo e o movimento, bem como nas suas especificidades materiais. Com estas e outras noções no horizonte crítico, discutir-se-á objetos particulares que concretizam, eles mesmos, uma aproximação aos complexos diálogos estabelecidos entre a fotografia e o cinema. As sessões serão sobretudo laboratoriais, seguindo as seguintes unidades temáticas:

FOTOGRAFIA E CINEMA: QUESTÕES PRELIMINARES

Discutir-se-á algumas especificidades da fotografia e do cinema enquanto artes, nomeadamente no que diz respeito ao modo como lidam com o real, o tempo e o movimento. Começar-se-á a observar casos de estudo específicos que integram na sua própria constituição estas mesmas interrogações, entre Eadweard Muybridge e Étienne-Jules Marey, Chris Marker e Hiroshi Sugimoto.

VISÃO E VOYEURISMO

Partindo de dois filmes ficcionais — Rear Window (1954), de Alfred Hitchcock, e Blow-up (1966), de Michelangelo Antonioni — que têm como protagonistas fotógrafos, mas também de fotógrafos que tematizaram o voyeurismo na sua obra, procurar-se-á compreender de que modo o cinema e a fotografia meditam sobre a visão, o desejo, o perigo e o medo.

FOTOGRAFIA, MORTE E FANTASMAS

Partindo da reflexão de Roland Barthes, em A Câmara Clara (1980), acerca da familiaridade que a fotografia possui com a morte, passar-se-á depois à análise de fotografias e de filmes que questionam esse mesmo parentesco através da tematização da morte e do sobrenatural.

FILMES E PHOTOBOOKS

Atentar-se-á em diferentes casos de estudo que põem em evidência articulações diretas, e vincadamente distintas, entre filmes e livros de fotografia (photobooks).

CINEASTAS FOTÓGRAFOS/AS OU FOTÓGRAFOS/AS CINEASTAS?

Debater-se-á artistas que se associaram simultaneamente às práticas fotográfica e cinematográfica. Identificar-se-á zonas de convergência e de divergência entre as artes e procurará encontrar-se, na análise de diversos objetos, poéticas pessoais que sejam transversais às várias manifestações artísticas. Discutir-se-á a produção artística de Agnès Varda, Andrei Tarkovsky, Cindy Sherman, entre outros.

 

BIBLIOGRAFIA

____

  • BARTHES, Roland. 1980. A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia (trad. Manuela Torres). Lisboa: Edições 70.
  • BÉRTOLO, José & Margarida MEDEIROS. 2020. “Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema: Uma Breve Introdução”, Revista de Comunicação e Linguagens / Journal of Communication and Languages, N.º 53, 7-14. Online: https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/16/16.
  • CAMPANY, David. 2008. Photography and Cinema. Londres: Reaktion Books.
  • BÉRTOLO, José & David CAMPANY (ed.). 2022. “Materialities of the Photobook/Materialidades do Livro de Fotografia”, Compendium: Journal of Comparative Studies, n. 2. Online: https://compendium.letras.ulisboa.pt/index.php/compendium/issue/view/2.
  • MEDEIROS, Margarida. 2023. Animismo e Outros Ensaios sobre fotografia e cinema. Lisboa: Documenta.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docente

____

José Bértolo é investigador de pós-doutoramento no IELT-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (U. Nova de Lisboa) e professor adjunto convidado na ESAD-CR. Desenvolve investigação nas áreas de estudos fílmicos, estudos de fotografia e intermedialidade, com particular incidência em questões relacionadas com a ontologia das imagens, a sua materialidade e a espectralidade enquanto tópico e questão teórica. Participou em eventos científicos em Portugal, em França, no Reino Unido e na Estónia, e publicou diversos artigos, capítulos de livros e livros. É autor de Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2015), Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019) e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020), publicados pela Documenta. Coorganizou três volumes de ensaios, entre os quais Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (Húmus, 2019, c/ Fernando Guerreiro). É co-PI do projeto exploratório FCT “Espectralidade: Literatura e Artes (Portugal e Brasil)”. Desenvolve, ainda, atividade enquanto fotógrafo (www.josebertolo.com).

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)