Data: 1 a 5 Jul 2024
Docente: Mariana Sanchez Salvador
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

____

• A abordagem da Antropologia sobre práticas e consumos alimentares: autores, história e correntes;
  • A alimentação enquanto facto social e cultural: identidade e pertença, corpo e memória, práticas e consumos;
  • Os espaços e as escalas da alimentação: o público e o privado, o local e o global.

____

A alimentação tem sido um tema abordado pela Antropologia desde os primórdios da disciplina. Nas últimas décadas multiplicaram-se os estudos antropológicos sobre alimentação, nomeadamente de cariz etnográfico, explorando temas tão diversos como: género, identidades, migrações, usos do passado, património, turismo, classes, nação, globalização, contribuindo para a afirmação e autonomização desta área de estudos. O curso “Comida, Identidade e Cultura: uma introdução da Antropologia da Alimentação” apresentado à Escola de Verão 2024 da NOVA FCSH propõe-se refletir sobre algumas destas questões e enquadrá-las teoricamente à luz da Antropologia da Alimentação.

Sessão 1: Pensar a Antropologia da Alimentação no mundo contemporâneo: temas, tendências e metodologias  (Joana Lucas, CRIA-NOVA FCSH).

Sessão 2: Dar sentido à mudança: práticas culinárias, identidade e memória em contexto migratório (Inês Mestre, CRIA-NOVA FCSH e ISCTE-IUL).

Sessão 3: Território e Alimentação: a transformação da Paisagem Alimentar de Lisboa (Mariana Sanchez Salvador, DINÂMIA’CET-ISCTE).

Sessão 4: Alimentação, classe e gosto: processos de gourmetização e distinção social (Joana Lucas, CRIA-NOVA FCSH, IN2PAST).

Sessão 5: Alimentação em contextos museológicos: o uso de metodologias colaborativas. Apresentação e discussão dos trabalhos finais. (Inês Mestre, CRIA – NOVA FCSH, IN2PAST).

____

• Lucas, Joana. “Popular cuisines at tourist tables: Moroccan bissara and its rising path between heritage and commodification”. International Journal of Gastronomy and Food Science 32 (2023): 100744. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijgfs.2023.100744.
  • Mintz, Sidney (2001) “Comida e Antropologia – uma breve revisão”, Revista Brasileira de Ciências, Vol. 16, no 47, 31-41
  • Salvador, Mariana Sanchez (2023). Urban Agricultural Heritage of Lisbon: from the past to the future?. In Frank Lohrberg , Katharina Christenn , Axel Timpe and Ayça Sancar (Ed.), Urban Agricultural Heritage. (pp. 88- 97). Berlim: Birkhäuser.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Inês Mestre tem formação académica em Antropologia (doutoramento – NOVA FCSH e ISCTE–IUL) e Documentário de Criação (master – Universidade Pompeu Fabra de Barcelona). A sua pesquisa de doutoramento debruçou-se sobre o papel da comida, e em particular dos doces, na criação de reivindicações de identidade de património a nível local e nacional em Portugal. Mais recentemente, começou a explorar as relações entre a alimentação e a imigração na região da Grande Lisboa, focando-se sobretudo no papel da cozinha doméstica na vida quotidiana. A produção e a análise de imagens são transversais a várias das suas investigações. Em 2017 foi professora auxiliar convidada no Departamento de Antropologia da NOVA FCSH, onde lecionou a cadeira de Atelier de Imagem (Mestrado em Culturas Visuais). Integra desde a primeira edição a equipa docente do Curso de Verão de Introdução à Antropologia da Alimentação da mesma Faculdade. Como docente, colabora regularmente em Cursos Livres, Cursos de Verão e Pós-graduações.

Joana Lucas, doutorada em Antropologia (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), é investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) onde coordena o grupo de investigação “Práticas e Políticas da Cultura”. A sua investigação de pós-doutoramento debruça-se sobre a relação entre alimentação e património, tendo como estudo de caso a classificação da “Dieta Mediterrânica” enquanto património cultural imaterial pela UNESCO (2010, 2013), realizando trabalho de terreno em Marrocos (Chefchaouen) e Portugal (Tavira). Atualmente é Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), e integra o corpo docente do Council for International Educational Exchange  CIEE NOVA FCSH, onde leciona a disciplina “Portuguese Gastronomy and Culture (2019-2024).

Mariana Sanchez Salvador é arquiteta e investigadora. A sua investigação foca-se na forma como os espaços que habitamos — da cidade à casa — são transformados pela nossa alimentação, configurando paisagens alimentares. Recebeu o Prémio Arquiteto Quelhas dos Santos pela melhor Dissertação de Mestrado em Arquitetura (FA-UL), publicada sob o título Arquitetura e Comensalidade: uma história da casa através das práticas culinárias (Caleidoscópio, 2016). O seu Doutoramento em Estudos Urbanos (NOVA FCSH e ISCTE-IUL) foca-se na evolução da Paisagem Alimentar de Lisboa, nos séculos XX e XXI. É autora de várias publicações e tem sido oradora em conferências nacionais e internacionais, aulas abertas, eventos públicos, e dado entrevistas para periódicos nacionais (Público, Expresso), para a Rádio TSF e Rádio Antecâmara. Tem igualmente contribuído para diversas publicações artísticas, bem como bienais de Arquitetura e Design.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)