Set
Docente: Catarina Oliveira
Docente: Dora Santos Silva
Docente: Vasco Araújo
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral: Professores dos grupos 100, 110, 200, 530,600, 910 e 920
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

____

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:

a) reconhecer os principais desafios da comunicação na área da cultura (do património às artes performativas, das artes visuais à literatura);

b) identificar as premissas de acessibilidade e inclusão culturais e digitais;

c) aplicar diretrizes de acessibilidade e inclusão em projetos e territórios;

d) perceber como inovar de forma sustentável na comunicação de cultura;

e) aplicar modelos narrativos e formatos em função dos públicos a incluir nos projetos.

Sessões 1 e 2 (6 horas)

1. O que significa inovar na cultura?

1.1. Evolução da definição de cultura

1.2. Especificidades das indústrias culturais e criativas

1.3. Eixo criatividade, inovação e media digitais na cultura

1.4. Laboratório

Sessões 3 e 4 (6 horas)

2. O que significa inovar na comunicação de cultura?

2.1. Ecossistema digital, formatos e plataformas

2.2. Modelos narrativos e estratégias de storytelling

2.3. Laboratório

Sessões 5 e 6 (6 horas)

3. Premissas da inclusão cultural e digital

3.1. Envolver os diferentes públicos numa perspetiva de cultura inclusiva

4. Acessibilidade cultural e digital: boas práticas

4.1. Públicos com deficiência e capacitismo

4.2. Boas práticas na comunicação de cultura para pessoas com deficiência

Sessão 7 (3 horas)

5. Cultura inclusiva aplicada às crianças

6. Como se relacionam as crianças com os media

7. Laboratório

Sessão 8 (4 horas)

8. Boas práticas na comunicação de cultura numa perspetiva de inclusão e acessibilidade

9. Apresentação de projetos

____

• Kolb, B. (2020). Entrepreneurship for the creative and cultural industries. Routledge.
  • Santos Silva, D. (2021). “Inovação e Comunicação de Cultura: modelos narrativos emergentes”. In Lourenço, J. & P. Lopes (eds.), Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural (pp. 51-70). Lisboa: NIP-C@M & UAL, disponível em https://repositorio.ual.pt/handle/11144/4751. DOI https://doi.org/10.26619/978-989-9002-14-2.3.
  • López-Salas, Estefanía (2021). A collection of narrative practices on cultural heritage with innovative technologies and creative strategies. Open Research Europe.http://dx.doi.org/10.12688/openreseurope.14178.1.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Catarina Oliveira, natural do Porto, 34 anos de idade, é Nutricionista, Head of Academy na empresa Access Lab., Consultora e Formadora para a Diversidade, Equidade e Inclusão e embaixadora da Associação Salvador. É também criadora de conteúdos digitais no seu projeto pessoal, na rede social Instagram: Espécie Rara Sobre Rodas, contando com uma comunidade de mais de 45.000 pessoas onde a missão é quebrar preconceitos e tabus relacionados com pessoas com deficiência, criando espaços de diálogo e educação sobre essa temática tão relevante. Na Access Lab., cria planos de formação, com formatos perfeitamente adaptáveis aos formandos da Academia, com os objetivos de sensibilizar, educar e desenvolver competências de empresas, instituições e organizações nas áreas da acessibilidade e inclusão, bem como a implementação de boas práticas nesse sentido. Na Academia Access Lab são abordados conceitos como modelos teóricos da deficiência, definição de deficiência, tipos de deficiência, capacitismo, a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, soluções e boas práticas de acessibilidade, interação e promoção da representatividade das pessoas com deficiência nas diferentes esferas da sociedade. São também disponibilizados exercícios práticos e dinâmicas de grupo para efetivar a aprendizagem.

Dora Santos Silva é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora integrada do ICNOVA-Instituto de Comunicação da NOVA, de que é vice-coordenadora. Coordena o mestrado em Jornalismo, a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media, no jornalismo e na comunicação de cultura – em particular a inovação social, editorial e sustentável. Fora da academia, trabalhou como jornalista, coordenadora editorial, guionista e copywriter. Ganhou vários prémios e distinções, entre os quais uma Lede Fellowship da SJN em 2022 com um projeto para implementar o jornalismo de soluções nos países de língua portuguesa.

Vasco Araújo, Doutorando em Ciências da Comunicação, na vertente de Estudos dos Media e Jornalismo. Investiga a relação entre jovens e notícias no digital, em plataformas onde fontes de informação negoceiam com as audiências a sua representação.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)