10
Mar
2025
Data: 10 a 14 Mar 2025
Horário: Aulas: 18h00 às 21h00 | Visita: 15 março 10h00 às 13h00
Duração: 14h | 3 ECTS
Docente: Dora Santos Silva (coordenação)
Docente: Liliana Pacheco
Docente: Tiago Guerreiro
Acreditação pelo CCPFC: Não

Este curso tem como objetivo apresentar aos e às estudantes as tendências mais recentes na comunicação de turismo e dotá-los/as de estratégias de inovação narrativa e social. Num segundo momento serão abordados os media digitais e as formas como podem ser utilizados no turismo e no envolvimento dos utilizadores.

Visitas previstas: Museu Bordalo Pinheiro  

Unidades de investigação envolvidas: ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA

 

Programa

____

O curso de Comunicação e Inovação Digital no Turismo é focado na inovação e nas tendências de comunicação digital no contexto do turismo cultural e de cidade. Os formandos são desafiados a enquadrar o turismo no contexto de novas práticas e modelos de experienciação dos turistas para, depois, analisarem a forma como as ferramentas digitais e o storytelling são essenciais na representação mediática e imagética de uma cidade ou do seu património cultural.
 
Linhas gerais do curso:
 
  • Enquadramento do turismo nos novos hábitos de consumo e partilha;
  • Tendências de inovação no turismo cultural e de cidade;
  • Técnicas de storytelling digital aplicadas ao turismo cultural e de cidade: formatos e plataformas;
  • Representações cultuais e narrativas digitais de cidades: os casos do Turismo de Lisboa e Turismo de Madrid;
  • Projeto.

Avaliação

Método de avaliação misto: 

Três respostas/comentários no fórum: 30% (até 14 de março)

Trabalho de projeto: 50% (entrega 22 de março)

Quiz final: 20% (até 22 de março)

 

Bibliografia

____

 

docentes

____

Dora Santos Silva é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA, de que é vice-coordenadora. Coordena o mestrado em Jornalismo, a pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas e o Obi.media – Observatório de Inovação nos Media. Fora da academia, tem experiência como guionista, jornalista, copywriter e coordenadora de conteúdos, especialmente na área da cultura. As suas linhas de investigação relacionam-se com inovação nos media – em particular a inovação social, editorial e sustentável -, o storytelling digital e cultural. Coordena vários projetos de investigação e co-criação na área da inovação e storytelling para a inclusão. Em 2022, ganhou uma LEDEFellowship com um projeto para potenciar o jornalismo de soluções em português.

Liliana Pacheco é responsável de comunicação na Casa Fernando Pessoa – Museu de Literatura. Tem quase duas décadas de experiência profissional em diferentes vertentes da comunicação cultural, tendo passado pelas áreas da museologia, da programação cultural em espaço público e pelo setor editorial. Fez investigação académica na área do jornalismo, dos novos média e da indústria livreira e cinematográfica, tendo publicado diversos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Leciona regularmente em formações e foi professora convidada do ISCTE-IUL, em disciplinas da área da comunicação, ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado. É assistente convidada na pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE -IUL) e frequenta o doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-IUL.

Tiago Guerreiro nasceu em Sintra, em 1982. É ilustrador e um dos fundadores da Editora Triciclo. Dá aulas de ilustração e escrita criativa no Ar.Co. — Centro de Arte e Comunicação Visual. Já foi jornalista, assessor de imprensa, copywriter e está desde 2019 à frente da comunicação do Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC.

 

  • Curso PRR