Comunicar Cultura e Património
A comunicação do Património privilegia, em geral, a sua difusão turística. Neste curso abordar-se-á a importância da sua difusão pedagógica e o seu potencial de formação para a cidadania, contando com a experiência de alguns agentes importantes nesse domínio.
Visitas previstas: Teatro Nacional de São Carlos
Unidades de investigação envolvidas: CHAM – Centro de Humanidades
DOCENTES
____
António Camões Gouveia Professor de História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Centro de Humanidades – CHAM. Licenciado em História (1978-81), pós-graduado em História Cultural e Política (1982-83) e Doutor em História e Teoria das Ideias, especialidade em História das Ideias Sociais (2005-06), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Docente nessa Faculdade desde 1981, aí tem lecionado matérias no âmbito da História dos séculos XVI a XVIII. Investigador do Centro de História da Cultura da Universidade NOVA de Lisboa e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, foi coordenador Científico da Fundação Robinson, em Portalegre, Diretor do Museu de Évora e colaborador da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. As suas áreas de investigação centram-se na História Social, História Religiosa, História da Cultura e das Mentalidades, Programação de Cultura, Museologia, Património.
Paula Moura Pinheiro é jornalista e vive em Lisboa. Na imprensa, trabalhou como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio como autora, editora e apresentadora de programas. Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Rádio Comercial e Rádio Paris Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2 são alguns dos órgãos por onde passou. “Sexo Forte”, “O Pecado Mora Aqui”, “O Senhor que se Segue”, “Livres e Iguais”, “GLX”, “Câmara Clara” e “Visita Guiada” (ainda em curso) são alguns dos programas que dirigiu e apresentou. Responsável pelo “Guia de Leitura 2003” do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país e co-realizou, durante anos, “Os Clássicos na Gulbenkian”. PMP tem quatro livros publicados: Portugal no Futuro da Europa (um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu); “27/08” (27 crónicas e oito entrevistas); “Estória da Pré-História do Chapitô” (uma biografia de Teresa Ricou); e “Viagem de Regresso” (relato de uma viagem à Rússia). Entre 2006 e 2012 foi subdiretora da RTP2. PMP é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Tiago Sigorelho é o Presidente e Diretor Editorial da Gerador, uma plataforma que promove jornalismo de qualidade, cultura e educação. Com uma carreira de 15 anos nas telecomunicações, foi Diretor de Estratégia de Marca do Grupo PT, com responsabilidades por marcas nacionais e internacionais e estudos de mercado. Desde que fundou a Gerador em 2014, tem sido frequentemente convidado a lecionar em escolas e universidades e publica regularmente a sua coluna de opinião na Gerador, abordando questões essenciais da sociedade contemporânea. Tem dedicado uma parte importante do seu tempo no estreitamento das ligações entre cultura e educação, bem como no desenvolvimento de sistemas de recolha de informação sistemática sobre cultura que permitam apoiar os artistas, agentes culturais e decisores políticos e empresariais.