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Ago
Data: 1 Ago a 7 Set 2024
Horário: 01, 03, 26 e 28 de agosto das 17h00 às 20h00 | 02 e 27 de agosto das 10h00 às 13h00 | 29 de agosto das 16h00 às 20h00 | 07 de setembro das 10h30 às 13h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Catarina Delaunay
Docente: José Carlos Pinto da Costa
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada: Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Ensino presencial e a distância (streaming)
 
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial e a distância (streaming)

 

Objetivos

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  • Compreender a importância da diversidade cultural na construção do mundo;
  • Compreender a importância da cultura na formação da identidade;
  • Compreender a escola como produto cultural e agente produtor de cultura;
  • Compreender o currículo como o resultado de posições e disposições com risco potencial para a homogeneização cultural;
  • Analisar criticamente o papel do professor na construção do currículo;
  • Explorar sugestões didáticas e pedagógicas para promover a valorização da diversidade cultural;
  • Potenciar a criação de espaços de aprendizagem culturalmente inclusivos;
  • Desenhar estratégias e projetos pedagógicos orientados para a implementação de um currículo culturalmente inclusivo.

 

Programa

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A diversidade cultural das populações estudantis é uma realidade cada vez mais comum em Portugal. Promovendo a reflexão e a prática inclusiva, o presente curso procura contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes em prol do benefício da aprendizagem e da qualidade do ensino num contexto educativo marcado pela multiculturalidade. O Curso prossegue os princípios que inspiram a missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, nomeadamente, a inclusão no desenho curricular do contexto em que as escolas se encontram, a participação da comunidade na construção do sucesso escolar e o compromisso com um ensino de qualidade que valorize a aprendizagem de todos e seja orientado para a dotação dos cidadãos de conhecimentos, competências, atitudes e comportamentos orientados para uma cidadania responsável que respeite a identidade e a diversidade cultural.

Conteúdos

1. Noções de cultura.

   1.1. As perceções da cultura.

   1.2. Cultura e identidade.

   1.3. Cultura e linguagem.

2. Inclusão cultural: conceitos-chave.

   2.1. Relativismo cultural.

   2.2. Múltiplas identidades.

   2.3. Cultura dominante.

   2.4. Globalização.

   2.5. Etnocentrismo.

3. A escola como agente produtor e reprodutor de cultura.

4. Competência cultural na docência: alguns modelos de desenvolvimento de sensibilidade intercultural.

5. Espaços de aprendizagem culturalmente inclusivos.

   5.1. O currículo como constructo cultural: estratégias para uma reflexão crítica sobre a estratégia e a prática pedagógica.

6. Planear um currículo culturalmente inclusivo.

   6.1. Processos para tornar um currículo culturalmente inclusivo.

7. Exercício prático de desenho de currículos culturalmente inclusivos.

Os conteúdos serão desenvolvidos em modalidade de b-learning com a produção de desenhos curriculares potenciadores de inclusão cultural, instruídos por uma didática aberta, ativa, diferenciadora e culturalmente sensível. As sessões serão animadas com exposições de conceitos e modelos e com propostas de reflexão crítica sobre temas e cenários hipotéticos de inclusão cultural em ambientes de ensino e aprendizagem. Serão utilizados e disponibilizados recursos adequados à exploração crítica e sistemática dos conteúdos propostos, incluindo apresentações multimodais (com recurso a texto, imagem, vídeo, som e testemunhos diretos de agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em ambiente multicultural). Será facultada aos formandos uma plataforma para registo das suas produções.

 

Bibliografia

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  • Banks, J., Cookson, P., Gay, G., et al. (2001). Diversity within Unity: Essential Principles for Teaching and Learning in a Multicultural Society. The Phi Delta Kappan, 83(3), 196–198, 200–203.
  • Bednall, J., Fell, S., & Culora, N. (s/d). Developing a Culturally Inclusive Curriculum. The United Kingdom Literacy Association. https://ukla.org/ukla_resources/developing-a-culturally-inclusive-curriculum/Cushner, K., McClelland, A., & Safford, P. (2012). Human Diversity in Education: An Intercultural Approach. New York: McGraw-Hill.
  • Rashid, N., & Tikly, L. (2010). Inclusion and Diversity in Education: Guidelines for Inclusion and Diversity in Schools. British Council. https://www.britishcouncil.es/sites/default/files/british-council-guidelinesfor- inclusion-and-diversity-in-schools.pdf.
  • UNESCO-International Bureau of Education (2021). Reaching Out to All Learners: A Resource Pack for Supporting Inclusion and Equity in Education. https://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-alllearners- resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Catarina Delaunay é Investigadora Auxiliar do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Lisboa. Coordena o Grupo de Investigação 5: Saúde, População e Bem-estar, CICS.NOVA, e o grupo de trabalho “Governança e Regulação em Saúde”, NOVAsaúde Health Systems and Policies. É membro da direção da rede de investigação Sociology of Health and Medicine da European Sociological Association (ESA-RN16). A sua investigação individual sobre oncofertilidade é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Estímulo ao Emprego Científico 2017. Entre 2018 e 2022 foi a investigadora principal do projeto “ETHICHO – Coreografias Ético-Ontológicas: Formas de Objetificação e Avaliação do Embrião Humano in vitro no contexto da Procriação Medicamente Assistida e da Investigação Científica”, financiado pela FCT (PTDC/SOC-SOC/29764/2017). A sua investigação centra-se nas controvérsias sociotécnicas da biomedicalização, cruzando a Sociologia da Saúde e Medicina com os Estudos Sociais de Ciência.

José Carlos Pinto da Costa possui doutoramento em antropologia desde 2011. Na sua prática, divide-se entre a investigação e a docência. Na investigação, é investigador Integrado no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), relacionado à Universidade Nova de Lisboa (NOVA). Coordena um grupo de investigação multidisciplinar sobre antropologia médica no grupo NOVA saúde e participa em várias equipas internacionais no âmbito de ações e projetos da European Cooperation in Science and Technology (COST), relacionada à Comissão Europeia. Com profunda formação na área da interculturalidade, José Costa tem produzido e comunicado extensamente sobre a importância da diversidade cultural nas interações entre as instituições dominantes e as populações oriundas de diferentes países e culturas. Na docência, lecionou em várias instituições do ensino superior e não superior. É formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua n.º CCPFC/RFO-42367/23.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)