03
Fev
2025
Data: 3 a 7 Fev 2025
Horário: Aulas: 10h00 às 13h00 | Visita: 8 fevereiro 10h00 às 13h00
Duração: 14h | 3 ECTS
Docente: Joana Lucas (coordenação)
Docente: Inês Mestre
Docente: Óscar Cabral
Acreditação pelo CCPFC: Não

Este curso explora as relações entre gastronomia, cultura e sociedade. Examina como as práticas alimentares e as tradições culinárias moldam e são moldadas por fatores culturais, históricos, económicos e sociais. Pretende-se igualmente explorar o significado cultural da comida, a dinâmica global das práticas alimentares e o papel da comida na formação de identidades. O curso irá também debruçar-se sobre as dimensões patrimoniais da alimentação e os seus desafios e oportunidades.

Visitas previstas: Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Unidades de investigação envolvidas:  Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH)

 

Programa 

____

3 fevereiro: Cultura e Gastronomia: uma introdução (Joana Lucas).

4 fevereiro: Alimentação e identidade nacional: reflexões e debates a partir de Portugal  (Joana Lucas).

5 de Fevereiro: Estudo de Caso I: O triângulo prático da gastronomia, diplomacia e política: gastrodiplomacia, diplomacia culinária e diplomacia alimentar (Óscar Cabral).

6 de Fevereiro: Estudo de Caso II: Ingredientes e métodos da doçaria portuguesa na era do património global (Inês Mestre).

7 fevereiro: Estudo de Caso III: A alimentação enquanto património cultural imaterial: a Dieta Mediterrânica e outros exemplos a partir da UNESCO (Joana Lucas).

8 fevereiro: Visita à Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau (Joana Lucas e Óscar Cabral).

2 março: Data limite para entrega dos trabalhos escritos.

10 março: Lançamento das notas de avaliação final.

 

Bibliografia

____

  • Appadurai, Arjun (1988) “How to Make a National Cuisine: Cookbooks in Contemporary India”. Comparative Studies in Society and History, 30, 3-24.
  • Csergo J. (2001). “O surgimento das cozinhas regionais” in J.-L. Flandrin & M. Montanari (Dir.), História da Alimentação, vol. 2. Lisboa: Terramar, pp. 383-398.
  • Sobral, José Manuel, 2007, “Nacionalismo, culinária e classe: a cozinha portuguesa da obscuridade à consagração (séculos XIX-XX)”, Ruris, Vol. 1, no 2, Setembro, 13-52.
  • Sobral, José Manuel; Rodrigues, Patrícia (2013) “O “fiel amigo”: o bacalhau e a identidade portuguesa”. Etnográfica, 17(3). http://etnografica.revues.org/3252.

 

DOCENTES

____

Joana Lucas, doutorada em Antropologia (2014) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), é investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) onde coordenou o grupo de investigação “Práticas e Políticas da Cultura” (2018-2024). É, desde 2021, Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Antropologia da NOVA FCSH e integra, desde 2019, o corpo docente do Council for International Educational Exchange (CIEE) da NOVA FCSH, onde lecciona o curso “Portuguese Gastronomy and Culture”. Mais recentemente, integra igualmente a equipa de investigação do projeto COMBINE  – Combining interventions to reduce consumer food waste (2024-2026). A sua investigação de pós-doutoramento debruçou-se sobre a relação entre alimentação e património, tendo como estudo de caso a classificação da “Dieta Mediterrânica” enquanto património cultural imaterial pela UNESCO (2010, 2013), realizando trabalho de terreno em Marrocos (Chefchaouen) e Portugal (Tavira). Mais recentemente trabalhou sobre processos de gourmetização de alimentos “populares” em Marrocos e Portugal, e actualmente desenvolve uma pesquisa sobre a comida de rua e a transformação das paisagens alimentares em Rabat (Marrocos).

Inês Mestre tem formação académica em Antropologia (doutoramento – NOVA FCSH e ISCTE–IUL) e Documentário de Criação (master – Universidade Pompeu Fabra de Barcelona). A sua pesquisa de doutoramento debruçou-se sobre o papel da comida, e em particular dos doces, na criação de reivindicações de identidade de património a nível local e nacional em Portugal. Mais recentemente, começou a explorar as relações entre a alimentação e a imigração na região da Grande Lisboa, focando-se sobretudo no papel da cozinha doméstica na vida quotidiana. A produção e a análise de imagens são transversais a várias das suas investigações. Em 2017 foi professora auxiliar convidada no Departamento de Antropologia da NOVA FCSH, onde lecionou a cadeira de Atelier de Imagem (Mestrado em Culturas Visuais). Integra desde a primeira edição a equipa docente do Curso de Verão de Introdução à Antropologia da Alimentação da mesma Faculdade. Como docente, colabora regularmente em Cursos Livres, Cursos de Verão e Pós-graduações. É investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Óscar Cabral é Doutorando e Investigador em Ciências Gastronómicas (PhD) pelo Basque Culinary Center, Faculdade de Ciências Gastronómicas da Universidade de Mondragón em San Sebastián, Espanha. É Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em ambiente não académico com o Turismo de Portugal I.P. É Licenciado e Mestre em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro, especializando-se na área de Políticas Públicas e em Estudos Europeus, respetivamente. Detém um Curso de Especialização Tecnológica em Artes Culinárias pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (distinção honorífica de Quadro de Honra). É Pós-Graduado em Patrimónios Alimentares e Desenvolvimento Territorial, pela Universidade de Coimbra, e Pós-Graduado em Turismo, Cultura e Criação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Vice- Presidente da Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição e provador do painel do Queijo Serra da Estrela DOP. Com várias experiências no domínio gastronómico, os seus projetos de consultoria executiva em restauração e a sua participação nas equipas do Masterchef Portugal e da Teleculinária permitiram-lhe uma visão abrangente dos fenómenos alimentares em Portugal. Investiga sobre identidades gastronómicas, usos políticos da gastronomia, promoção gastronómica, rituais, técnicas e práticas culinárias.

 

 

  • Curso PRR