Out
Docente: Carlos Baptista
Docente: Inês Mestre
Acreditação pelo CCPFC: Não

Com o desenvolvimento da dimensão sensorial e experiencial do turismo, a Gastronomia tornou-se num dos recursos culturais mais relevantes e procurados. Este curso fornece elementos para a valorização das culturas alimentares e para o seu potencial pedagógico no que respeita à diversidade cultural e religiosa, bem como à sustentabilidade ecológica.

Visitas previstas: Centro Interpretativo da História do Bacalhau

Unidades de Investigação envolvidas: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH)

• 23 de outubro: Cultura, Turismo e Gastronomia: uma introdução (Joana Lucas);
  • 24 de outubro: Consumindo identidades e lugares: a alimentação e a construção de narrativas (Joana Lucas);
  • 25 de outubro: Estudo de Caso I: Saboreando o passado e o presente, o local e o cosmopolita, o tradicional e o inovador. A “doçaria portuguesa” na era da sua mundialização (Inês Mestre);
  • 26 de outubro: Estudo de Caso II: Gastronomia, Identidade e Património na cidade do Porto (Carlos Baptista);
  • 27 de outubro: Estudo de Caso III: Alimentação, Património e Turismo: a Dieta Mediterrânica em Chefchaouen (Marrocos) (Joana Lucas);
  • 28 de Outubro: Visita ao Centro Interpretativo da História do Bacalhau (Joana Lucas).

____

• POULAIN, J.-P. (2007) “Los patrimonios gastronómicos y sus valorizaciones turísticas”, in Tresserras, J. y Medina, F. X. (eds.) Patrimonio gastronómico y turismo cultural en el Mediterráneo. Barcelona, Ibertur.
  • MAK, ATHENA, LUMBERS, H.N. Y EVES, A. (2012): «Globalisation and food consumption in tourism». Annals of Tourism Research, nº 39 (1), 171–196.

____

Joana Lucas, doutorada em Antropologia (2014) pela NOVA FCSH, é investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH) onde coordena o grupo de investigação “Práticas e Políticas da Cultura”. Atualmente é também Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Antropologia da NOVA FCSH. A sua investigação debruça-se sobre a relação entre alimentação e património, tendo como estudo de caso a classificação da “Dieta Mediterrânica” enquanto património cultural imaterial pela UNESCO (2010, 2013), realizando trabalho de terreno em Marrocos (Chefchaouen).

Inês Mestre, estudou Antropologia na NOVA FCSH e Cinema Documental na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e atualmente está a concluir o Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (NOVA FCSH e ISCTE-IUL). Desde 2012 realiza pesquisa na área da antropologia da alimentação, trabalhando sobre questões de identidade, memória e património; nesse âmbito, produziu diversos filmes documentários e outros materiais visuais. Em 2017 lecionou a cadeira de Atelier de Imagem no Departamento de Antropologia da NOVA FCSH. Integra o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH), dedicado ao desenvolvimento dos cruzamentos entre a antropologia e práticas artísticas.

Carlos Baptista, com mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, encontra-se atualmente a frequentar o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades e a fazer investigação em práticas de cultivo tradicional da vinha e a elaboração do vinho no território noroeste português. Tem desenvolvido trabalho na área artística, colaborando com artistas visuais e músicos e no quadro de interesse em cultura, território e património, com destaque para os cursos em Antropologia da Alimentação pela NOVA FCSH e em Património Cultural Imaterial pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-NOVA FCSH), ambos em Lisboa. No âmbito do Programa Erasmus + estagiou no Observatório de la Alimentación, ODELA – Universitat de Barcelona.

• Curso PRR 2023-2024