Out
Duração: 14h | 3 ECTS
Docente: Catarina Alves Costa
Acreditação pelo CCPFC: Não

O filme etnográfico é importante tanto para a salvaguarda, quanto para a difusão do património, para além de que inclui um potencial participativo importante. Este curso aborda, por isso, o filme etnográfico na sua dupla dimensão de registo e de comunicação e o seu potencial para a produção de conteúdos em ambientes de exibição interpretativos e/ou museográficos.

Visitas previstas: DocLisboa Festival Internacional de Cinema Documental (Cinema S. Jorge)

Unidades de Investigação envolvidas: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA – NOVA FCSH)

Parcerias: Cinemateca Portuguesa

____

Este curso faz uma incursão no filme etnográfico e no documentário, abrindo perspetivas para a sua realização enquanto ferramenta fundamental para pensar o património imaterial. As aulas serão sempre acompanhadas de visionamento de filmes, tomando a forma de seminários com discussão dos temas fundamentais tanto práticos como teóricos: estilos cinematográficos, linguagem e ética. Partimos assim dos conceitos e contextos históricos da antropologia visual e filme etnográfico contemporâneo. Assim, abordaremos questões ligadas aos arquivos e à museologia, biografias e história oral, modos e estratégias de filmar o passado, cinema observacional e representações poéticas e pessoais. Para isso vamos em conjunto analisar modos de fazer explicitando opções técnicas e de estilo.

____

• Barbosa e Cunha (2006) Antropologia e Imagem, Zahar Editora, Ciências Sociais.
  • Ferraz, Ana Lúcia et al. (2016) “O vídeo e o encontro etnográfico”, Cadernos de Campo, USP, v.15, n. 14/15, pag. 288-297.

____

Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Margot (2022). Formada em Antropologia Social, fez o Mestrado no Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester e o Doutoramento na NOVA FCSH com a tese Camponeses do Cinema- Representações da Cultura Popular no Cinema Português. É Professora Auxiliar da Universidade NOVA de Lisboa no Departamento de Antropologia.

• Curso PRR 2023-2024