Data: 2 a 14 Nov 2023
Horário: 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 13 e 14 de novembro das 10h00 às 13h00 | 11 de novembro das 9h00 às 20h00 - visita
Duração: 28h | 6 ECTS
Docente: Paula Ochoa
Docente: Dália Paulo
Acreditação pelo CCPFC: Não

Este curso incide nas dimensões criativas e transformadoras do património, articulando os saberes-fazer com as artes e o design e apontando vias para o potencial social e económico dessas articulações, apresentando projetos relevantes como, por exemplo, o Loulé Criativo.

Visitas previstas: Loulé Criativo: Palácio Gama Lobo (sede do projeto); Visita às oficinas criativas – Palma, Cerâmica, Cobre, Tecelagem, Luthier

Unidades de Investigação envolvidas: CHAM-Centro de Humanidades

Parcerias: Câmara Municipal de Loulé

____

• Apresentação dos objetivos do curso. Indicação de ferramentas de consulta e metodologias de trabalho e avaliação;
  • Enquadramento concetual ao nível das Cartas e Convenções Internacionais;
  • O programa Nacional Saber Fazer Portugal e os vários stakeholders;
  • Indústrias Culturais e Criativas – definição, enquadramento, impacto nos territórios, estratégia nacional, estudos;
  • O contributo do Património, Saber Fazer e Indústrias Criativas para o cumprimento da Agenda 2030 e os ODS;
  • O Turismo criativo e os impactos no desenvolvimento local. O Algarve e o projeto Loulé Criativo;
  • Desafios do do digital.

____

• Mateus (2016). Economia Criativa em Portugal: Relevância para a Competitividade e Internacionalização da Economia Portuguesa. Lisboa: Augusto Mateus & Associados.
  • Hesmondhalgh, D. (2018). The Cultural Industries (4th Edition). Sage Publications.

____

Paula Ochôa, professora auxiliar da NOVA FCSH. Co-coordenadora do Mestrado em Património e do Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. Coordenadora da Linha temática Paradigma Digital (CHAM-Centro de Humanidades). Msc in Information Management (University of Sheffield) e Doutoramento em Ciência da Informação.

Dália Paulo, Museóloga e Gestora Cultural. Diretora Municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Loulé (dez 2017). Presidente da Assembleia Geral da Acesso Cultura (desde 2022). Foi Comissária/Programadora do Programa “365 Algarve”, sendo adjunta do Secretário de Estado da Cultura (2016-2017). Licenciada em História variante de Arqueologia e Pós-graduada em Arqueologia Romana pela Universidade de Coimbra. Mestre em História da Arte Portuguesa pela Universidade do Algarve. Parte curricular do Doutoramento em Museologia 2007/2009 concluída. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve de 2009 a 2013. Foi Diretora do Museu Municipal de Faro (2002 a 2009), Mentora e Diretora da Revista MUSEAL de 2006 a 2009. Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). Foi Vogal do ICOM Portugal (2014-2017) e Vice-Presidente do ICOM Portugal (2017-2020). Foi Presidente da Direção da Acesso Cultura (2016-2022). Assistente convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

• Curso PRR 2023-2024