19
Mai
Dança Contemporânea - práticas artísticas e o seu contexto
© Nuno Soares
Data: 19 Mai a 27 Jun 2025
Duração: 24h | 5 ECTS
Área: História, Património e Cultura
Docente: Paula Gouveia Varanda
Acreditação pelo CCPFC: Não
Regime de e-Learning - assíncrono

 

Objetivos

____

  • Conhecer as origens e os princípios fundadores da dança contemporânea;
  • Reconhecer géneros e estilos associados a autores e companhias nacionais e internacionais;
  • Entender o contexto socia l, cultural e político da dança;
  • Compreender a geografia de relações internacionais e interculturais;
  • Ganhar familiaridade com literatura específica da disciplina;
  • Experimentar processos de análise para ver, explicar e escrever sobre dança.

 

Programa

____

  • Pioneiros da modernidade – dança americana e dança de expressão alemã na 1° metade do século XX.
  • Vanguardas determinantes – dança abstrata, dança pós-moderna, dança teatro e dança pós-colonial.
  • Dança contemporânea em Portugal -da nova dança nos anos 1990 à geração do século XXI.
  • Dança e comunidade em Portugal – criações para a participação e cidadania.
  • Estudos de dança – discursos sobre identidade, género e política.
  • Análise de dança – contextualizar, interpretar e apreciar.

 

Bibliografia

____

  • Carter, A. and O’Shea, J. (eds) (2010) The Routledge dance studies reader. Routledge.
  • Michel, M., & Ginot, 1. (1995), La Danse au XXe siécle. Bordas.
  • Fazenda, M. J. (2007) Dança Teatral: ideias, experiências, ações. Celta Editora.
  • Servos, N. (2008). Pina Bausch Dance Theatre. K. Kieser.
  • Varanda, P. (2020) 70 Crít icas de Dança. Caleidoscópio.

 

docente

____

Paula Gouveia Varanda –  Investigadora doutorada pela Middlesex University em Humanidades e Estudos Artísticos (Londres, 2016), onde concluiu o Master of Arts em 2003, é licenciada pela Escola Superior de Dança. Autora de 70 críticas de Dança (2020) e Dançar é Crescer -Aldara Bizarro e o Projeto Respira (2012), fez crítica para o jornal Público (2004-2016) e publica regulamente em edições científicas e culturais. Profissionalizou-se na produção e coordenação de projetos até 2005 (Danças na Cidade/Alkantara, Re.AI-João Fiadeira, Danse Bassin Mediterranée e Body-Data-Space). Entre 2008 e 2015, criou e dirigiu o projeto Dansul – dança para a comunidade no sudeste alentejano. É professora auxiliar convidada da FCSH – Nova. Foi Diretora-geral das Artes no Ministério da Cultura (2016-2018). Tem-se debruçado nas práticas do corpo e novos média, educação e descentralização, e nas políticas culturais para acesso e sustentabilidade das artes. É diretora da Companhia Maior (atores +60) onde coordenou o Arquivo Digital CM e a Conferência Internacional Arte, Cidadania e idadismo no Envelhecimento. Foi consultora da Fundação Calouste Gulbenkian para acompanhamento do programa ATOS e coordenação do livro sobre o mesmo (2023-2024).

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Curso PRR