![Dança Contemporânea - práticas artísticas e o seu contexto](https://www.fcsh.unl.pt/content/uploads/2025/02/CPC_imagem_divulgacao_1-scaled.jpg)
Dança Contemporânea – práticas artísticas e o seu contexto
Objetivos
____
- Conhecer as origens e os princípios fundadores da dança contemporânea;
- Reconhecer géneros e estilos associados a autores e companhias nacionais e internacionais;
- Entender o contexto socia l, cultural e político da dança;
- Compreender a geografia de relações internacionais e interculturais;
- Ganhar familiaridade com literatura específica da disciplina;
- Experimentar processos de análise para ver, explicar e escrever sobre dança.
Programa
____
- Pioneiros da modernidade – dança americana e dança de expressão alemã na 1° metade do século XX.
- Vanguardas determinantes – dança abstrata, dança pós-moderna, dança teatro e dança pós-colonial.
- Dança contemporânea em Portugal -da nova dança nos anos 1990 à geração do século XXI.
- Dança e comunidade em Portugal – criações para a participação e cidadania.
- Estudos de dança – discursos sobre identidade, género e política.
- Análise de dança – contextualizar, interpretar e apreciar.
Bibliografia
____
- Carter, A. and O’Shea, J. (eds) (2010) The Routledge dance studies reader. Routledge.
- Michel, M., & Ginot, 1. (1995), La Danse au XXe siécle. Bordas.
- Fazenda, M. J. (2007) Dança Teatral: ideias, experiências, ações. Celta Editora.
- Servos, N. (2008). Pina Bausch Dance Theatre. K. Kieser.
- Varanda, P. (2020) 70 Crít icas de Dança. Caleidoscópio.
docente
____
Paula Gouveia Varanda – Investigadora doutorada pela Middlesex University em Humanidades e Estudos Artísticos (Londres, 2016), onde concluiu o Master of Arts em 2003, é licenciada pela Escola Superior de Dança. Autora de 70 críticas de Dança (2020) e Dançar é Crescer -Aldara Bizarro e o Projeto Respira (2012), fez crítica para o jornal Público (2004-2016) e publica regulamente em edições científicas e culturais. Profissionalizou-se na produção e coordenação de projetos até 2005 (Danças na Cidade/Alkantara, Re.AI-João Fiadeira, Danse Bassin Mediterranée e Body-Data-Space). Entre 2008 e 2015, criou e dirigiu o projeto Dansul – dança para a comunidade no sudeste alentejano. É professora auxiliar convidada da FCSH – Nova. Foi Diretora-geral das Artes no Ministério da Cultura (2016-2018). Tem-se debruçado nas práticas do corpo e novos média, educação e descentralização, e nas políticas culturais para acesso e sustentabilidade das artes. É diretora da Companhia Maior (atores +60) onde coordenou o Arquivo Digital CM e a Conferência Internacional Arte, Cidadania e idadismo no Envelhecimento. Foi consultora da Fundação Calouste Gulbenkian para acompanhamento do programa ATOS e coordenação do livro sobre o mesmo (2023-2024).