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Jul
Data: 1 a 19 Jul 2024
Horário: 1, 3, 8, 10, 15, 17 e 19 de julho das 15h00 às 18h00 | 5 e 12 de julho das 18h00 às 20h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH | Sala dia 1/7- Sala B310 (Torre B) | Restantes dias: Aud. A1 (Torre A)
Área: História da Arte e Estudos Artísticos
Docente responsável: Paulo Filipe Monteiro
Docente: Cristina Benedita
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos D01 a D05, D07, M37
Ensino presencial
 
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

 

Objetivos

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  • Criar uma dança relacionada com a voz do corpo;
  • Operacionalizar questões de corpo, respiração, consciência e postura;
  • Relacionar a voz com a dança livre;
  • Refletir sobre atuação autónoma e ampliada de tendências no uso da voz e do corpo;
  • Relacionar o corpo em dança livre com a voz;
  • Libertar tensão vocal-corporal;
  • Dinamizar abordagens à escuta ativa do corpo, na voz e na dança;
  • Articular conhecimentos e estratégias de aprendizagem;
  • Estabelecer relações entre o modo verbal e o auditivo;
  • Relacionar velocidades e ritmos diferentes no corpo;
  • Ligar conhecimentos entre várias áreas do conhecimento a nível do corpo, da voz e de dinâmicas de grupo;
  • Relacionar áreas relacionadas com a saúde e o bem-estar através da dança vocal.

 

Programa

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A ideia basilar é proporcionar aos participantes uma experiência do corpo, criando uma dança vocal, com texto e com música, inventando sons com a voz, usando movimento somático. Ao expressar emoções, integrando movimento e voz, fundamental para trabalhar individualmente ou em grupo, a criatividade fica totalmente viva e refletida na vitalidade corporal.

Serão abordadas atividades de movimento, presença do corpo, integrando respiração, relaxamento, voz, contacto e práticas de improvisação. Entraremos num processo de trabalho do corpo, para organizar alguma fisicalidade percetual e expressão emocional. O discurso da sensibilidade conectará o corpo, a mente e as emoções, com o entendimento de algumas noções corporais-vocais, com um sentido de equilíbrio e bem-estar.

Voz do Corpo

  • Práticas de exploração de voz combinadas com movimento no espaço, aprofundando e integrando os sistemas de ação e vocalização.
  • Improvisação em dança, para ampliar a compreensão do material, no que se refere ao movimento ativo individual e num processo de grupo.

Integração da Prática Somática com a Voz no Movimento

  • Adquirir um conhecimento experiencial através de algumas noções básicas dos sistemas fisiológicos e da relação do corpo com a dança e a voz, numa incorporação da perceção (embodiment).
  • Descobrir alguns dos sistemas do corpo – muscular, ósseo, orgânico, endócrino, fluídos e nervoso como uma fonte de identificação da qualidade da sensação e da expressão entre som e movimento.

Desenvolvimento sensório-motor

  • Utilizar sequências de movimentos de desenvolvimento para explorar os padrões neurológicos básicos e os reflexos subjacentes que coordenam o desenvolvimento sensório-motor.

Integração de Movimento Vital – Princípios e Práticas

  • Observar o equilíbrio estrutural do corpo em relação ao suporte orgânico, energético e fluído subjacente.
  • Praticar o trabalho com os padrões físicos sensoriais, energéticos, emocionais e neurais, refinando a qualidade do toque e contacto com precisão em diferentes níveis de tecido – músculo, osso, órgão, endócrino, fluído e nervo para guiar uma pessoa em direção ao sentido de equilíbrio e bem-estar através de todo o corpo.

Dança Vocal

  • Composição coreográfica com estruturas marcada no espaço, para poder desenvolver livremente uma dança livre, com improvisação ou com partes marcadas, de forma simples, para articular com palavras e sons vocais, numa pequena apresentação.

 

Bibliografia

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  • COHEN, Bonnie (2008), Sensing, feeling and action, Toronto, Contact Editions; 2nd edition.
  • FOSTER, Susan Leigh (2011), Choreographing Empathy: Kinesthesia in Performance, New York, Routledge.
  • HARTLEY, Linda (1995), Wisdom of the body, Berkeley, California, North Atlantic Book.
  • OLSEN, Andrea (1998), Bodystories: a guide to experiental anatomy, Lebanon, New Hampshire, University Press of New England.
  • SERRÃO, Maria João (2006), Constança Capdeville. Entre o Teatro e a Música, Lisboa, Edições Colibri.

 

Pré-requisitos

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Com ou sem experiência de dança e de voz. São bem-vindas pessoas de várias áreas profissionais, tais como educação (todas as áreas e grupos de docência), terapia, artes cénicas, dança, música, teatro, cinema, yoga, pilates, saúde holística, saúde física e mental, animação, comunicação, media, jornalismo, entre outras.

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Cristina Benedita é Coreógrafa-Bailarina-Criadora-Cantora-Professora. Formou-se em Dança Contemporânea, Teatro Físico e Voz pela Escola Superior de Dança- IPL e European Dance Development Centre / ArtEZ-Instituto de Artes, Arnhem, Holanda. Desenvolve Técnicas de Release, Body-Mind Centering, Contact Improvisation, Presença do Corpo e da Voz em projetos híbridos, colaborando com artistas de Artes Cénicas e com projetos autorais em distintos eventos e festivais em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Finlândia, Brasil, Chile e EUA. Estudou música no Conservatório Nacional de Lisboa e frequentou cadeiras da Escola Superior de Música do IPL. Tem aprofundado estudos em Voz, participando em cursos e formações de CircleSinging e de Voz na Criação Artística no Roy Hart Center/França. Voz e Corpo com Jorge Parente. Formação em Educação musical para a Infância com Helena Rodrigues e Paulo M Rodrigues em Encontros Gulbenkian/Projeto GeminArte e em Loulé/Jardins Interiores. Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação e Artes pela NOVA FCSH. Doutoranda no mesmo curso e instituição com “O Lugar do Corpo no Processo de Criação em Dança e Teatro.” Unidade de Investigação: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). A Criação Artística e o Lugar do Corpo, a Memória e as Novas Linguagens Emergentes Não-verbais e Verbais são temas que cruza com conhecimentos filosóficos, ao corpo e à voz.

Paulo Filipe Monteiro é professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, com habilitação em “Teorias do Drama e da Performance”. Em 2011 criou o mestrado em Artes Cénicas (mesma universidade). Foi presidente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa em 1999-2000, 2006-2007 e 2014-2016. É também responsável pela área “Comunicação e Artes” dos Programas de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Comunicação. Publicou inúmeros artigos e seis livros – sobre emigração, sobre teoria da arte e recentemente sobre Drama e Comunicação (este livro foi galardoado com o Prémio Joaquim de Carvalho da Universidade de Coimbra para melhor livro de 2010) e sobre Imagens da Imagem. Foi investigador do Laboratório de Estética e Filosofia das Práticas Artísticas do Instituto Nova de Filosofia (IFILNOVA), onde foi responsável pelo Grupo de Investigação Performance e Filosofia. No teatro, trabalhou extensivamente como dramaturgo, ator (13 peças) e diretor (16 espetáculos). No cinema e na televisão, como argumentista (8 longas-metragens, selecionados para Cannes, Locarno e Veneza, além de 1 série de TV) e ator (11 longas-metragens, 39 filmes e séries de TV). Em 2008, dirigiu a sua primeira curta metragem, Three to Tango. Em 2017 estreou a sua primeira longa-metragem, Zeus, que ganhou 13 prémios. Em 2020, escreveu e dirigiu a curta-metragem de cinema Pas de Quoi, exibido em festivais em Portugal, EUA e México e vencedor do Prémio do Público como Melhor Filme no Festival InShadow Dilm. Em 2024 será lançado a sua nova longa-metragem Noites Claras. Entre 2002 e 2006, foi Presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. Foi fundador da Federação de Argumentistas da Europa, a cujo conselho pertenceu em 2005.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)