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Jul
Data: 29 Jul a 2 Ago 2024
Horário: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Sociedade, Ambiente e Território
Docente responsável: Tânia Minhós
Docente: Isa Aleixo Pais
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

 

Objetivos

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O curso tem como principal objetivo explorar a integração de diferentes disciplinas em programas de conservação de recursos naturais e biodiversidade em ambientes antropogénicos. Para tal será necessário:

  • Entender a interação da sociedade com o mundo natural ao longo das últimas décadas;
  • Identificar e avaliar os principais desafios contemporâneos na Conservação;
  • Obter noções básicas de metodologias utilizadas em ciências socias e naturais;
  • Discutir a viabilidade de possíveis soluções aos desafios.

 

Programa

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Serão utilizados projetos de Conservação de primatas não-humanos para proporcionar aos alunos uma oportunidade de imergir em disciplinas complementares a fim de atingir um objetivo comum: a conservação de recursos naturais e suas espécies, respeitando as sociedades humanas que usufruem desse mesmo espaço. Serão abordadas noções teóricas e metodológicas da Antropologia e da Genética, aplicando componentes práticas a casos de estudo de Conservação de espécies.

Dia 1 – Introdução ao tema da Conservação da Biodiversidade e da importância das ciências sociais em ambientes antropogénicos (Antropologia ambiental).

Dia 2 – Abordagem de metodologias de biologia molecular: genética das populações, barcoding e metabarcoding de ADN ambiental.

Dia 3 – Abordagem de metodologias de biologia molecular: genómica.

Dia 4 – Escolha e análise de um caso de estudo de Conservação. Início do trabalho prático: preparação do plano de conservação utilizando o método científico.

Dia 5 – Finalização do plano de conservação para o caso estudo. Exposição do trabalho e discussão dinâmica de cada caso.

 

Bibliografia

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  • Crawley, M. J. (2012). The R book. John Wiley & Sons.
  • Ellen, Roy, 2006, Ethnobiology and the Science of Humankind, Malden, Blackwell Publishing.
  • Newing, H., Eagle, C., Puri, R. K., & Watson, C. W. (2011). Conducting research in conservation (Vol. 775). Oxfordshire: Routledge.
  • Russel, H. (1995). Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches.

 

PRé-requistos

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Computador próprio, software R

 

PROPINA

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Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

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Isa Aleixo Pais

https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/3B1F-4EA6-5719

Tânia Minhós 

https://docs.google.com/forms/d/1-4F7atSCLA6MiabZBn-LdNfORX2YV1v1CBFIBA55M98/edit#response=ACYDBNgH2l6kWvIVr4LCQjK64wR0… 4/8
https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/2B1D-B4F5-0DB9.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)