Desafios na Conservação da Biodiversidade em ambientes antropogénicos
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial
Objetivos
____
O curso tem como principal objetivo explorar a integração de diferentes disciplinas em programas de conservação de recursos naturais e biodiversidade em ambientes antropogénicos. Para tal será necessário:
- Entender a interação da sociedade com o mundo natural ao longo das últimas décadas;
- Identificar e avaliar os principais desafios contemporâneos na Conservação;
- Obter noções básicas de metodologias utilizadas em ciências socias e naturais;
- Discutir a viabilidade de possíveis soluções aos desafios.
Programa
____
Serão utilizados projetos de Conservação de primatas não-humanos para proporcionar aos alunos uma oportunidade de imergir em disciplinas complementares a fim de atingir um objetivo comum: a conservação de recursos naturais e suas espécies, respeitando as sociedades humanas que usufruem desse mesmo espaço. Serão abordadas noções teóricas e metodológicas da Antropologia e da Genética, aplicando componentes práticas a casos de estudo de Conservação de espécies.
Dia 1 – Introdução ao tema da Conservação da Biodiversidade e da importância das ciências sociais em ambientes antropogénicos (Antropologia ambiental).
Dia 2 – Abordagem de metodologias de biologia molecular: genética das populações, barcoding e metabarcoding de ADN ambiental.
Dia 3 – Abordagem de metodologias de biologia molecular: genómica.
Dia 4 – Escolha e análise de um caso de estudo de Conservação. Início do trabalho prático: preparação do plano de conservação utilizando o método científico.
Dia 5 – Finalização do plano de conservação para o caso estudo. Exposição do trabalho e discussão dinâmica de cada caso.
Bibliografia
____
- Crawley, M. J. (2012). The R book. John Wiley & Sons.
- Ellen, Roy, 2006, Ethnobiology and the Science of Humankind, Malden, Blackwell Publishing.
- Newing, H., Eagle, C., Puri, R. K., & Watson, C. W. (2011). Conducting research in conservation (Vol. 775). Oxfordshire: Routledge.
- Russel, H. (1995). Research methods in anthropology: qualitative and quantitative approaches.
PRé-requistos
____
Computador próprio, software R
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Isa Aleixo Pais
https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/3B1F-4EA6-5719
https://docs.google.com/forms/d/1-4F7atSCLA6MiabZBn-LdNfORX2YV1v1CBFIBA55M98/edit#response=ACYDBNgH2l6kWvIVr4LCQjK64wR0… 4/8
https://www.cienciavitae.pt/portal/pt/2B1D-B4F5-0DB9.