17
Fev
2025
Data: 17 Fev a 27 Mar 2025
Horário: segundas e quintas-feiras das 18h00 às 20h00
Duração: 20h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Docente: Paula Ochôa
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

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  • Identificar e compreender os principais conceitos, dinâmicas e impactos da sociedade digital;

  • Estimular a reflexão em torno dos princípios da ética digital;

  • Aplicar princípios éticos nas práticas quotidianas do uso da informação digital.

 

Programa

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  • Ética Informacional, direitos digitais e a Declaração Europeia sobre os Direitos e Princípios Digitais para a Década Digital: inclusão, acessibilidade, igualdade, sustentabilidade, segurança da informação;
  • Informação pública e governo aberto;
  • Privacidade, consentimento, confidencialidade e proteção de dados pessoais;
  • Transparência digital e desinformação;
  • Ética dos dados e da Inteligência artificial: benefícios, impactos e desafios.

 

Bibliografia

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  • Osimo, D.; Pizzamiglio, A. (2023). Creating public sector value through the use of open data. European Commission. Publications Office https://data.europa.eu/en/doc/creating-pub.

  • ERGA (2020). Notions of Disinformation and related concepts  (ERGA Report).https://www.ivir.nl/publicaties/download/ERGA-SG2-Report-2020-Notions-of-disinformation-and-related-concepts.pdf.
  • Floridi L (2019) Translating principles into practices of digital ethics: five risks of being unethical. Philos Technol 32(2):185-193.https://doi.org/10.1007/s13347-019-00354-x
  • Floridi L (2019) What the near future of artifcial intelligence could be. Philos Technol 32(1):1–15. https://doi.org/10.1007/s1334 7-019-00345-y.

  • Hleg AI (2019) Ethics guidelines for trustworthy AI. European Commission – Directorate-General for Communication, Brussels
  • Muller C (2020) The impact of artifcial intelligence on human rights, democracy and the rule of law.Council of Europe, Ad Hoc Committee on Artifcial Intelligence (CAHAI), Strasbourg.

 

docente

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Paula Ochôa é Professora Auxiliar no Departamento de História e investigadora no CHAM-Centro de Humanidades (IHC), onde coordenou a Linha Temática Paradigma Digital (NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa). Tem um Mestrado em Gestão de Informação e um Doutoramento em Ciência de Informação. Co-coordena o Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais e o Mestrado em Património e integra a Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Informação e Documentação (CT7) do Instituto Português da Qualidade. Entre outras unidades curriculares, é docente de Ética e Sustentabilidade da Informação no Mundo Digital no mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. É atualmente Vice-Presidente da Comissão de Ética da NOVA FCSH.

  • Curso PRR