Ética Digital e Transparência – 2º semestre 2024/2025 (candidaturas: Janeiro 2025)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
-
Identificar e compreender os principais conceitos, dinâmicas e impactos da sociedade digital;
-
Estimular a reflexão em torno dos princípios da ética digital;
-
Aplicar princípios éticos nas práticas quotidianas do uso da informação digital.
Programa
____
- Ética Informacional, direitos digitais e a Declaração Europeia sobre os Direitos e Princípios Digitais para a Década Digital: inclusão, acessibilidade, igualdade, sustentabilidade, segurança da informação;
- Informação pública e governo aberto;
- Privacidade, consentimento, confidencialidade e proteção de dados pessoais;
- Transparência digital e desinformação;
- Ética dos dados e da Inteligência artificial: benefícios, impactos e desafios.
Bibliografia
____
-
Osimo, D.; Pizzamiglio, A. (2023). Creating public sector value through the use of open data. European Commission. Publications Office https://data.europa.eu/en/doc/creating-pub.
- ERGA (2020). Notions of Disinformation and related concepts (ERGA Report).https://www.ivir.nl/publicaties/download/ERGA-SG2-Report-2020-Notions-of-disinformation-and-related-concepts.pdf.
- Floridi L (2019) Translating principles into practices of digital ethics: five risks of being unethical. Philos Technol 32(2):185-193.https://doi.org/10.1007/s13347-019-00354-x
-
Floridi L (2019) What the near future of artifcial intelligence could be. Philos Technol 32(1):1–15. https://doi.org/10.1007/s1334 7-019-00345-y.
- Hleg AI (2019) Ethics guidelines for trustworthy AI. European Commission – Directorate-General for Communication, Brussels
-
Muller C (2020) The impact of artifcial intelligence on human rights, democracy and the rule of law.Council of Europe, Ad Hoc Committee on Artifcial Intelligence (CAHAI), Strasbourg.
docente
____
Paula Ochôa é Professora Auxiliar no Departamento de História e investigadora no CHAM-Centro de Humanidades (IHC), onde coordenou a Linha Temática Paradigma Digital (NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa). Tem um Mestrado em Gestão de Informação e um Doutoramento em Ciência de Informação. Co-coordena o Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais e o Mestrado em Património e integra a Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Informação e Documentação (CT7) do Instituto Português da Qualidade. Entre outras unidades curriculares, é docente de Ética e Sustentabilidade da Informação no Mundo Digital no mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. É atualmente Vice-Presidente da Comissão de Ética da NOVA FCSH.