![Fotografia Portuguesa Contemporânea](https://www.fcsh.unl.pt/content/uploads/2025/02/CPC_imagem_divulgacao_1-scaled.jpg)
Fotografia Portuguesa Contemporânea
Objetivos
____
Esta formação visa desenvolver nos estudantes, através do estudo de movimentos históricos, artistas particulares e obras específicas, um conjunto integrado de conhecimentos, competências e aptidões. Pretende-se promover uma compreensão aprofundada do panorama da fotografia portuguesa contemporânea, incluindo seus principais autores, instituições e obras de referência. A unidade curricular fornece ferramentas metodológicas e analíticas para o estudo das artes visuais, com particular enfoque na fotografia, desenvolvendo capacidades de pesquisa, análise formal e contextualização histórico-artística. Estimula-se ainda a reflexão sobre a fotografia enquanto meio artístico autónomo, compreendendo tanto a sua especificidade ontológica quanto o seu diálogo com outras práticas artísticas contemporâneas, convidando os estudantes a fortalecer a sua capacidade de articular teoria e prática num discurso crítico informado.
Programa
____
Esta formação oferecerá uma visão abrangente da fotografia portuguesa contemporânea, explorando criticamente temas e artistas fundamentais do século XXI. Desenvolvendo uma consciência histórica e contextual, a metodologia adotada privilegiará, contudo, o estudo aprofundado de obras individuais. Os fotógrafos em análise incluem André Príncipe, António Júlio Duarte, Daniel Blaufuks, José Pedro Cortes, Manuela Marques, Patrícia Almeida, Pauliana Valente Pimentel, Paulo Nozolino e São Trindade, entre outros. Será dada especial atenção ao crescente protagonismo do livro de fotografia no panorama artístico contemporâneo, e investigar-se-á o fenómeno nas suas múltiplas dimensões: a materialidade dos objetos; as editoras, as coleções e as livrarias especializadas; as feiras e as mostras.
Bibliografia
____
- Guéniot, David-Alexandre, Filipa Valladares, José Luís Neves, Susana Lourenço Marques (eds.} (2023), Livros de Fotografia em Portugal: Da Revolução ao Presente.
Lisboa e Porto: GHOST/Pierrot le fou/STET. - Marques, Susana Lourenço, Margarida Medeiros et ai. (2022), Lágrimas de Crocodilo, Fotografia e Crítica em Portugal 7980-2000. Porto: Pierrot le Fou.
- Medeiros, Margarida (2023), Animismo e Outros Ensaios. Lisboa: Documenta.
docente
____
José Bértolo – Investigador contratado de pós-doutoramento no IELT e professor convidado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Coordena, com Clara Rowland, o Projeto Exploratório FCT “Espectralidades: Literatura e Artes (Portugal e Brasil}”. As suas principais áreas de investigação são os estudos fílmicos, os estudos intermediais e os estudos de fotografia. É autor e organizador de diversos livros, volumes coletivos e números de revistas científicas. É fotógrafo e publicou o livro de fotografia Moraesu St. em 2024 (Documenta). https://www.josebertolo.com