Fotogrametria na digitalização do património – 2º semestre 2024/2025 (candidaturas: Janeiro 2025)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
Pretende-se que os alunos fiquem habilitados à documentação de património, móvel e imóvel, com recurso a métodos e técnicas digitais, incluindo os seguintes aspetos:
- Conhecer, compreender e avaliar as principais metodologias de registo e análise digital do património cultural;
- Saber quando utilizar determinadas ferramentas e metodologias digitais e integrar as mesmas com os restantes métodos de registo e interpretação;
- Conhecer os principais métodos e especialistas no campo do registo do património digital, contextualizados historicamente,
- Desenvolver competências para documentar património móvel e imóvel, utilizando métodos e técnicas digitais, incluindo documentação fotogramétrica.
Programa
____
- A análise digital do Património: princípios teóricos e metodológicos;
- Documentação e análise 3D de sítios, património construído e artefactos;
- Práticas de fotogrametria.
pré-requisitos
____
- Acesso a um computador com capacidade suficiente para manipular software de SIG fotogrametria;
- Conexão estável à internet para participar em sessões online e aceder materiais do curso.
Bibliografia
____
- Aicardi, I., Chiabrando, F., Maria Lingua, A., & Noardo, F. (2018). Recent trends in cultural heritage 3D survey: The photogrammetric computer vision approach. Journal of Cultural Heritage, 32, 257–266.
- Magnani, M., Douglass, M., Schroder, W., Reeves, J. and Braun. DR. (2020). The Digital Revolution to Come: Photogrammetry in Archaeological Practice. American Antiquity. 2020;85(4):737-760.
-
Marín-Buzón, C.,Pérez-Romero, A., López-Castro, J.L., Ben Jerbania, I. and Manzano-Agugliaro, F. (2021). Photogrammetry as a New Scientific Tool in Archaeology: Worldwide Research Trends. Sustainability 2021, 13, 5319.
- McCarthy, J., Benjamin, J. and Winton, T. (eds.) (2019). 3D Recording and Interpretation for Maritime Archaeology. Coastal Research Library, Springer, Cham.
- Stylianidis, E. and Remondino F. (editors) (2016). 3D Recording, Documentation and Management of Cultural Heritage, Whittles Publishing, Dunbeath.
docente
____
José Bettencourt é Professor Auxiliar no Departamento de História e investigador no CHAM – Centro de Humanidades, ambos da NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em Arqueologia e um Doutoramento em História – especialidade de Arqueologia. É membro da equipa da Cátedra da UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” e responsável por vários trabalhos de arqueologia desenvolvidos pelo CHAM em Portugal continental, nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde. Os seus temas de investigação dizem respeito sobretudo aos navios, portos e navegação no Atlântico de época moderna. Entre outras unidades curriculares, é docente Métodos Digitais em Arqueologia, na licenciatura em Arqueologia, e Tecnologias Digitais para Análise do Património, nos mestrados em Arqueologia e Curadoria e Humanidades Digitais.