Identidade Sonora – 1º semestre 2024/2025 (candidaturas: Ago/Set 2024)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
- Definir o âmbito da identidade sonora no contexto geral do marketing e da publicidade;
- Integrar a sonoplastia e a composição musical no contexto da identidade sonora;
- Identificar processos e métodos de construção da identidade sonora em exemplos existentes;
- Situar o papel do responsável pela identidade sonora no âmbito de uma campanha de marca.
Programa
____
- A identidade sonora como atividade emergente no contexto do marketing;
- Enquadramento histórico da identidade sonora;
- Identidade visual versus identidade sonora;
- Princípios da identidade sonora: mensagem; experiência; destaque; diferença; retenção e integração;
- Identidade sonora nos vários meios; rádio, tv, online, locais de venda;
- Aspetos técnicos de realização da identidade sonora: voz, música, sonoplastia;
- Integração da identidade sonora em campanhas de marketing e definição de marca.
Bibliografia
____
- Beckerman, J. & Gray, T. (2028). The sonic boom: how sound transforms the way we think, feel, and buy. Mariner Books.
- Bronner, K. and Hirt, R. (eds.). (2009). Audio branding: brands, sound and communication. Nomos.
- Daher, L. (2015). The brand and the band: best sonic branding for authentic brands. Author ed.
- Jackson, D. (2003). Sonic branding: an introduction. Palgrave.
-
antsen, C. & Graakjær, N. (Eds.). (2009). Music in advertising: commercial sounds in media communication and other settings. Aalborg University Press.
- Krishna, A. (2013). Customer sense: how the 5 senses influence buying behavior. Palgrave Macmillan.
- Meyerson, R. (2024). Designing brand identity: a comprehensive guide to the world of brands and branding. Wiley & Sons Inc.
- Zanna. (2015). A vida sonora das marcas. Matrix.
docente
____
Rui Pereira Jorge é professor e investigador, doutorado em Filosofia da Música e Tecnologia, mestre e licenciado em Filosofia. Tendo realizado estudos na área da filosofia, do ensino e das ciências da comunicação, possui também formação musical e formação em gravação e produção musical. Tem exercido a sua atividade docente em licenciaturas e mestrados nas áreas das ciências musicais, estudos do som, comunicação, ensino e multimédia, onde tem orientado teses de doutoramento e mestrado, assim como estágios e projetos finais de licenciatura. Membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), realizou trabalhos como músico, editor de som, editor de imagem e realizador. Paralelamente, tem desenvolvido investigação sobre musicologia, filosofia da música, estética, ensino de música e multimédia, com publicação de artigos e participação em conferências nacionais e internacionais.