Iniciação ao Grego Antigo: Nível 1
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial
Objetivos
____
- Adquirir conhecimentos de morfologia e de sintaxe da língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos simples;
- Apreender técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases e textos simples;
- Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
- Proporcionar a reflexão sobre a língua portuguesa a partir do contributo do Grego na formação do léxico português;
- Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega e aspetos da cultura ocidental que ocorram nos textos abordados.
Programa
____
O programa incidirá no estudo da Fonética, da morfologia e da sintaxe Gregas.
I. Fonética
- Alfabeto grego e sua pronúncia; vogais e consoantes; ditongos próprios e impróprios;
- Quantidade;
- A acentuação; os espíritos; regras da acentuação; as enclíticas;
- Os sinais de pontuação.
II. Morfologia
- Flexão nominal: nomes de temas em alfa e em ómicron; artigo definido; adjetivos da 1ª. classe;
- Flexão verbal: presente pretérito imperfeito e futuro do indicativo dos verbos temáticos e do verbo εἰμί.
III. Sintaxe
- Os casos e as suas funções sintáticas;
- A proposição independente.
Bibliografia
____
- Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
- Liddell, H. G. (1977). Abridged Greek Lexicon. Oxford, Oxford University Press.
- Flacelière, L. (1980). A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa: Livros do Brasil.
- Rocha Pereira, M. H. (1988). Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
- Sousa, A.A.A. (2023). Grego Antigo – Manual de Iniciação, Lisboa, Colibri.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Leonor Santa Bárbara é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado.
Mário Paulo Costa Martins é Professor Efetivo da Escola Secundária de Camões, onde leciona Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Professor Cooperante da NOVA FCSH e da FLUC, no âmbito dos estágios de Latim, é também membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT). Leciona cursos de Iniciação ao Grego Antigo, na Escola de Verão da NOVA FCSH.