Data: 8 a 24 Jul 2024
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 14h00 às 17h00 | 24 de julho das 14h00 às 18h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH | Sala B211
Área: Línguas, Literaturas e Culturas
Docente responsável: Leonor Santa Bárbara
Docente: Leonor Santa Bárbara
Docente: Mário Paulo Costa Martins
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

____

1. Adquirir conhecimentos de morfologia e de sintaxe da língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos simples;
  2. Apreender técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases e textos simples;
  3. Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
  4. Proporcionar a reflexão sobre a língua portuguesa a partir do contributo do Grego na formação do léxico português;
  5. Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega e aspetos da cultura ocidental que ocorram nos textos abordados.

____

O programa incidirá no estudo da Fonética, da morfologia e da sintaxe Gregas.

I. Fonética

1. Alfabeto grego e sua pronúncia; vogais e consoantes; ditongos próprios e impróprios;
  2. Quantidade;
  3. A acentuação; os espíritos; regras da acentuação; as enclíticas;
  4. Os sinais de pontuação.

II. Morfologia

1. Flexão nominal: nomes de temas em alfa e em ómicron; artigo definido; adjetivos da 1ª. classe;
  2. Flexão verbal: presente pretérito imperfeito e futuro do indicativo dos verbos temáticos e do verbo εἰμί.

III. Sintaxe

1. Os casos e as suas funções sintáticas;
  2. A proposição independente.

____

• Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
  • Liddell, H. G. (1977). Abridged Greek Lexicon. Oxford, Oxford University Press.
  • Flacelière, L. (1980). A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa: Livros do Brasil.
  • Rocha Pereira, M. H. (1988). Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Sousa, A.A.A. (2023). Grego Antigo – Manual de Iniciação, Lisboa, Colibri.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Leonor Santa Bárbara é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado.

Mário Paulo Costa Martins é Professor Efetivo da Escola Secundária de Camões, onde leciona Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Professor Cooperante da NOVA FCSH e da FLUC, no âmbito dos estágios de Latim, é também membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT). Leciona cursos de Iniciação ao Grego Antigo, na Escola de Verão da NOVA FCSH.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)