Data: 2 a 11 Set 2024
Docente responsável: Leonor Santa Bárbara
Docente: Leonor Santa Bárbara
Docente: Mário Paulo Costa Martins
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

1. Consolidar estruturas elementares da língua grega;
  2. Adquirir conhecimentos de língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos muito simples;
  3. Desenvolver técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases muito simples;
  4. Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
  5. Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega que ocorram nos textos e aspetos da cultura ocidental.

____

O programa incidirá no estudo da Morfologia e da Sintaxe.

I. Morfologia

1. A flexão nominal: nomes da terceira declinação, pronomes, adjetivos da 2ª. classe;
  2. A flexão verbal: o imperfeito, o futuro e o aoristo do indicativo.

II. Sintaxe

1. Complementos circunstanciais;
  2. Proposições subordinadas e coordenadas e sua regência.

____

• Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
  • Liddell, H. G. (1977). Abridged Greek Lexicon. Oxford, Oxford University Press.
  • Flacelière, L. (1980). A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa: Livros do Brasil.
  • Rocha Pereira, M. H. (1988). Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Sousa, A.A.A. (2023). Grego Antigo – Manual de Iniciação, Lisboa, Colibri.

pré-Requisitos

____

Conhecimentos de língua grega correspondentes ao Curso de Iniciação ao Grego Antigo: nível 1.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Leonor Santa Bárbara é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado.

Mário Paulo Costa Martins é Professor Efetivo da Escola Secundária de Camões, onde leciona Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Professor Cooperante da NOVA FCSH e da FLUC, no âmbito dos estágios de Latim, é também membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT). Leciona cursos de Iniciação ao Grego Antigo, na Escola de Verão da NOVA FCSH.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)