Iniciação ao Grego Antigo: Nível 2
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial
Objetivos
____
- Consolidar estruturas elementares da língua grega;
- Adquirir conhecimentos de língua grega que possibilitem a leitura e compreensão de textos muito simples;
- Desenvolver técnicas de análise de texto que possibilitem a tradução de frases muito simples;
- Estabelecer relações entre o Grego e o Português, ao nível do léxico e de estruturas morfo-sintáticas de base;
- Estabelecer relações entre aspetos da cultura grega que ocorram nos textos e aspetos da cultura ocidental.
Programa
____
O programa incidirá no estudo da Morfologia e da Sintaxe.
I. Morfologia
- A flexão nominal: nomes da terceira declinação, pronomes, adjetivos da 2ª. classe;
- A flexão verbal: o imperfeito, o futuro e o aoristo do indicativo.
II. Sintaxe
- Complementos circunstanciais;
- Proposições subordinadas e coordenadas e sua regência.
Bibliografia
____
- Alexandre Júnior, M., Gramática de Grego Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
- Liddell, H. G. (1977). Abridged Greek Lexicon. Oxford, Oxford University Press.
- Flacelière, L. (1980). A Vida Quotidiana dos Gregos no tempo de Péricles, Lisboa: Livros do Brasil.
- Rocha Pereira, M. H. (1988). Estudos de História da Cultura Clássica, vol. I, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
- Sousa, A.A.A. (2023). Grego Antigo – Manual de Iniciação, Lisboa, Colibri.
pré-Requisitos
____
Conhecimentos de língua grega correspondentes ao Curso de Iniciação ao Grego Antigo: nível 1.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Leonor Santa Bárbara é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses da NOVA FCSH, onde leciona as cadeiras de Grego, Literatura Grega e Cultura Clássica Grega, entre outras. Além disso, é investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAç), no grupo de investigação Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado.
Mário Paulo Costa Martins é Professor Efetivo da Escola Secundária de Camões, onde leciona Português, Latim e Grego. É Mestre em Estudos Clássicos e doutorando em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Professor Cooperante da NOVA FCSH e da FLUC, no âmbito dos estágios de Latim, é também membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT). Leciona cursos de Iniciação ao Grego Antigo, na Escola de Verão da NOVA FCSH.