26
Ago
Data: 26 a 30 Ago 2024
Horário: 18h00 às 21h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: Línguas, Literaturas e Culturas
Docente: João Rafael Ferreira Gomes
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino presencial

 

Objetivos

____

Este curso de Introdução à Escrita Criativa tem por objetivo principal levar o aluno à criatividade da palavra escrita. Através de exercícios simples, mas de complexidade crescente. Pretende-se que o participante treine soluções linguísticas, resolva bloqueios e se entusiasme com a arte da palavra. Pretende-se também evitar quaisquer inibições e facultar algumas ferramentas para escrever. O curso é sobretudo prático tendo, no entanto, algumas incursões e digressões teóricas necessárias para enquadrar os exercícios. A metodologia é muito coerente e pragmática.

 

Programa

____

Primeira Aula

Apresentação. Introdução. Digressão sobre o tema da criatividade em vários domínios artísticos, científicos, tecnológicos, entre outros. Exercícios variados que estimulem a criatividade. Exercício de interpretação com manchas simétricas. Exercícios com sons.

Segunda Aula

A descrição. Construir um ambiente, uma paisagem através da escrita. Exercícios sucessivos sobre lugares, casas, quartos.

Terceira Aula

Os objetos. A relação dos seres humanos com os objetos. Amuletos, investimento emocional nos objetos, simbologia de alguns objetos. Exercícios: perder um objeto/ encontrar um objeto.

Quarta Aula

A personagem, múltiplas maneiras de ser construída. Arquétipos das personagens. Exercício: Esboços escritos sobre imagens de pessoas. Uso do chamado inquérito Proust.

Quinta Aula

Diálogos. A conversação real e a conversação escrita. Exemplos literários. Exercícios: Colocar duas personagens em diálogo. Colocar três personagens em diálogo.

 

Bibliografia

____

  • CARVALHO, Mário de, Quem disser o contrário é porque tem razão, Porto, Porto Editora, 2015.
  • CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly e Eugene Rochberg-Halton, The Meaning of Things, Domestic Symbols and the Self, Cambridge, Cambridge University Press, 2002.
  • EGRI, The Art of Creative Writing, Nova Iorque, Citadel Press, 1993.
  • KING, Stephen, Escrever, Memórias de um Ofício, Lisboa, Bertrand, 2020.
  • RUNCO, Mark, Creativity, Theories and Themes: Research, Development and Practice. San Diego, Elsevier, 2007.

 

Pré-requisitos

____

 Devem levar o material de escrita com que se sintam mais confortáveis para escrever, seja ele analógico ou digital.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

____

João Rafael Ferreira Gomes é escritor e professor de escrita. Tem doutoramento em Crítica Textual pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Desde 1997 que dá variados cursos e workshops de Escrita Criativa, em variados espaços culturais. Ensinou Língua Portuguesa durante um ano numa universidade no noroeste da China. Nos últimos dois anos tem lecionado Ficção Breve como Professor Auxiliar Convidado, na pós-graduação de Artes da Escrita. É membro integrado no IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição). Esteve a fazer investigação na Casa Fernando Pessoa, na coleção de recortes de jornais e revistas José Blanco, entre outras atividades. Anteriormente, frequentou Arquitetura na Faculdade de Belas Artes e Engenharia de Minas no Instituo Superior Técnico. Publica com o pseudónimo Rafael Dionísio. Participou como vocalista num disco. Também se dedicou às Artes Plásticas e faz, esporadicamente, ações de Performance Art.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)