![Introdução a plataformas digitais para a investigação](https://www.fcsh.unl.pt/content/uploads/2019/11/Logos_Especiais_Formacao_Breves-Hor.jpg)
Introdução a plataformas digitais para a investigação
Este Curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino e-learning
Objetivos
____
- Conhecer diversas plataformas para a publicação e interoperabilidade de dados de estruturados na Web;
- Demonstrar a instalação, parametrização e/ou utilização destas plataformas em casos de uso reais;
- Contextualizar a aplicação destas plataformas em projetos de investigação em ciências sociais, artes e humanidades.
Programa
____
Este curso constitui uma introdução a algumas das principais plataformas para publicação de catálogos ou bases de dados online que resultem de projetos de investigação nas diversas disciplinas das ciências sociais, artes e humanidades. Pretende-se que os participantes adquiram o conhecimento necessário para a seleção de plataformas para a publicação de dados estruturados na Web de forma interoperável, permitindo a sua recolha por parte de agregadores, tais como a Europeana ou a Infraestrutura ROSSIO, dando mais visibilidade aos resultados de investigação junto da comunidade e abrindo novos horizontes à sua utilização. Cada sessão irá centrar-se numa plataforma ou ferramenta para a publicação de dados estruturados e/ou interoperabilidade entre diversos conjuntos de dados:
Sessão 1
Drupal e Pantheon – Tutorial básico de como construir um catálogo online bibliográfico com o Drupal através do serviço Pantheon.
Sessão 2
Omeka C e Omeka S
Sessões 3 e 4
Wordpres
Sessão 5
Vocabulários controlados: Vocabs ROSSIO e VocBench 3
Sessão 6
Wikidata e OpenRefine
Os participantes terão acesso a documentação, guias e outros materiais de apoio relacionados com a instalação, parametrização ou utilização das diversas soluções apresentadas. As plataformas serão contextualizadas através de exemplos reais da sua aplicação a projetos no âmbito das ciências sociais, artes e humanidades, beneficiando da experiência acumulada dos formadores.
Bibliografia
____
- Almeida, B., & Costa, R. (2022). Guia para o desenvolvimento e publicação de vocabulários controlados (Versão 1.0). Infraestrutura ROSSIO. https://doi.org/10.34619/vw00-1kfh Drupal Community. (2024). Drupal User Guide./https://www.drupal.org/docs/user_guide/en/index.html Vieira, C., & Paulino, J. (2023). Western Sephardic
- Diaspora Roadmap: Porquê e para quê um roteiro para o estudo da diáspora. In Do manuscrito ao livro impresso e eletrónico III (pp. 89–126). Universidade de Aveiro. http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/360/973/1733-1 Wikimedia Foundation. (2024). Wikidata: Introduction. https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Introduction
pré-requisitos
____
Este curso introdutório destina-se a publico em geral, investigadores, docentes e gestores de ciência em áreas das ciências sociais, artes e humanidades cuja atividade envolva a criação de recursos na Web com dados de estruturados, tais como catálogos ou bases de dados online.
inscrição
____
- Através da plataforma Inforestudante
- Candidaturas de dia 26 de agosto a dia 5 de setembro de 2024.
- Numero de vagas: 25
Preçario
____
Público em geral: 25 euros* | Funcionários, professores, alunos e investigadores da NOVA FCSH – Gratuito
*Acresce ao valor o seguro escolar.
DOCENTES
____
Bruno Almeida é membro integrado do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. Desempenha funções no Núcleo de Desenvolvimento Digital da Investigação da Divisão de Informática e Transformação Digital da NOVA FCSH. Terminou em 2019 um doutoramento em cotutela entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Communauté Université Grenoble Alpes, nas áreas da Linguística (especialização em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia) e Ciências da Informação e da Comunicação. Realizou investigação nas áreas da terminologia e da organização do conhecimento com ênfase em aplicações para as humanidades digitais.
Joana Vieira Paulino é doutorada em História, com especialização em História Contemporânea, pela NOVA FCSH desde 2019. Neste ciclo estudou o abandono infantil em Lisboa e os reflexos do encerramento da roda dos expostos (1850-1910). É mestre na mesma área e pela mesma instituição, tendo desenvolvido a dissertação sobre a construção e eletrificação da Linha de Cascais. Atualmente, é investigadora júnior contratada no Laboratório de Humanidades Digitais do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH. Nesta faculdade leciona na Licenciatura em História, no mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais e no mestrado de Erasmus Mundus História na Esfera Pública. Ganhou a 1ª edição do Prémio História de Cascais – Ferreira de Andrade e o 3º Prémio de Jovens Investigadores da Associação Ibérica de Demografia Histórica.
João Gabriel é administrador de Sistemas e Suporte Informático na FCSH. Atualmente cursar Pós-Graduação em Desenvolvimento FullStack na PUC e conta com mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia.
Rui Araújo é doutorado em musicologia – Música Antiga pela NOVA FCSH em 2019 que se concentrou nas continuidades musicais entre as Cantigas e o repertório da música renascentista ibérica. Desenvolveu também diversas bases de dados no CESEM, no âmbito da sua função como Técnico de Investigação. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Investigação em Desenvolvimento Digital da NOVA FCSH que apoia as Unidades de Investigação na Transformação Digital no âmbito das Humanidades Digitais.