Data: 2 a 6 Set 2024
Docente: Isabella Moura
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

____

• Compreender a definição de jornalismo de dados e conhecer as rotinas de profissionais de dados no contexto nacional e internacional;
  • Perceber como aceder às plataformas de dados públicos, conhecer o enquadramento legal de acesso à informação e os organismos que permitem solicitar dados governamentais;
  • Analisar o impacto da Inteligência Artificial e o uso de dados no jornalismo;
  • Conhecer o conceito de sonificação de dados e de que forma pode ser uma ferramenta de inclusão no jornalismo;
  • Exploração e apresentação de ferramentas de análise e visualização de dados.

Aula 1

Jornalismo de dados: de que estamos a falar?

• Compreender o conceito de jornalismo de dados;
  • Diferença entre produzir conteúdos através de dados e conteúdos com dados;
  • Investigação com dados: por onde começar? Análise de exemplos.

Aula 2

Bases de dados governamentais: uma fonte de produção jornalística.

• Conhecer as plataformas de dados públicos de Portugal, a legislação a favor dos jornalistas e os organismos responsáveis pela mediação dos pedidos de dados públicos.
  • Casos práticos.

Aula 3

Inteligência Artificial e jornalismo de dados: aliados ou concorrentes?

• Compreender os benefícios da Inteligência Artificial, os constrangimentos e desafios futuros para o jornalismo de dados
  • Análise de casos práticos.

Aula 4

Consegues ouvir estes números? A sonificação de dados no jornalismo.

• Compreender o conceito de sonificação de dados e como se aplica ao jornalismo;
  • Análise de peças jornalísticas e de projetos que utilizem sonificação de dados;
  • Exercício prático de sonificação de dados com utilização de software.

Aula 5

Exercício Teórico-prático

• Exploração das etapas de fluxo de trabalho do jornalismo de dados através da construção de um guião de desenvolvimento. Apresentação e debate de propostas.

____

• Baack, S. (2015). Datafication and empowerment: How the open data movement re-articulates notions of democracy, participation, and journalism. Big Data & Society, 2(2). doi.org/10.1177/2053951715594634Fries, T. (2012). Why Is Data Journalism Important? In J. Gray, L. Chambers & L. Bounegru (Eds.), The Data Journalism Handbook. How journalists can use data to improve the news. Califórnia: O’Reilly Media. http://datajournalismhandbook.org/
  • Heravi, B. R., & Lorenz, M. (2020). Data journalism practices globally: Skills, education, opportunities, and values. Journalism and media, 1(1), 26-40. https://doi.org/10.3390/journalmedia1010003.
  • Moura, I. C. (2018). O estado do jornalismo de dados no cenário luso-brasileiro. Dissertação conducente ao grau de Mestre em Jornalismo. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt/handle/10362/47623S.
  • Scaletti, C. (2018). Sonification ≠ music. The Oxford Handbook of Algorithmic Music, 363–386. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190226992.013.9

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

António Granado é professor associado na Universidade Nova de Lisboa, onde co-coordena o mestrado em Comunicação de Ciência. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade de Lisboa (1984), mestre em Jornalismo de Ciência (1994) pela Universidade de Boston, nos EUA, e doutorado em Ciências da Comunicação (2008) pela Universidade de Leeds, no Reino Unido. É o mentor responsável pelo projeto Artigo 37, uma iniciativa de académicos e jornalistas que faz o levantamento das restrições de acesso à informação em Portugal e que atua em constante fiscalização ao trabalho da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). É ainda um dos responsáveis pelo projeto FRONTIERS (Fellowship Residencies Offering science News professionals Tools and training for Independent and Ethical Reporting on Science) que recebeu uma bolsa do European Research Council (ERC).

Isabella Moura é doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, tem investigado sobre a relação entre Administração Pública e Jornalismo de dados no contexto português com projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e mestre em Jornalismo pela NOVA, onde apresentou uma dissertação intitulada “O estado do jornalismo de dados no cenário luso-brasileiro”. Em 2023, concluiu o curso exploratório “Data Journalism for Higher Education” promovido pela Università degli Studi della Tuscia.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)