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Linguagem e Sociedade
Objetivos
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- Compreender a relatividade do conceito de norma e as dimensões da variação linguística;
- Reconhecer características que diferenciam o português europeu das outras variedades nacionais;
- Caracterizar diferentes contextos e perfis de multilinguismo;
- Conhecer legislação e documentos orientadores sobre multilinguismo;
- Identificar diferenças e paralelismos entre ensino de língua estrangeira, língua segunda e língua de herança;
- Reconhecer especificidades de diferentes modelos e práticas de educação bilingue.
Programa
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Norma e variação no português
- Norma e normas
- Variedades nacionais do português
- Variação interna ao português europeu
Multilinguismo
- Contextos e perfis de multilinguismo
- Multilinguismo e políticas de língua
- Algumas características de falantes multilingues
Multilinguismo e educação
- Objetivos e orientações para o ensino de língua estrangeira, língua segunda e língua de herança
- Modelos e práticas de educação bilingue
Bibliografia
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- Abello-Contesse, e., et ai. (eds.) (2013). Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Multilingual Matters.
- Almeida, L., & Flores, C. (2017). Bilinguismo. ln M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português (pp.275-304). Language Science Press.
- Conselho da Europa. (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion Volume. Conselho da Europa.
- Flores, C. (2073). Português Língua Não Materna. Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. ln R. Bizarro, M. Moreira & C. Flores (orgs.). Português Língua não Materna: Investigação e Ensino (pp. 35-46). Lidei.
- Raposo, E. et ai. (2013). Gramática do Português. Gulbenkian.
docente
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Alexandra Fiéis – Professora Associada no Departamento de Linguística da NOVA FCSH, lecionando disciplinas de sintaxe, variação, multilinguismo e ensino de língua não materna, e investigadora do CLUNL. Tem participado em projetos nas áreas da sintaxe do português (sincrónica e diacrónica), da aquisição de propriedades morfossintáticas e de interface em português como língua materna, língua não materna e língua de herança, do ensino/aprendizagem do português como língua não materna e do desenvolvimento de materiais para o ensino de língua não materna.
Ana Madeira – Professora Associada no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do CLUNL. Desenvolve investigação, e.o., em aquisição de língua não materna e linguística aplicada ao ensino de línguas. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios da sintaxe do português, aquisição de português como língua materna e não materna, bi/multilinguismo, políticas linguísticas na educação, e desenvolvimento de materiais didáticos e ferramentas de avaliação para o português língua segunda/estrangeira.
Joana Teixeira – Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição e ensino de língua não materna e sintaxe. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios de aquisição de (português) língua não materna, bilinguismo de herança, ensino/aprendizagem do português como língua não materna, e desenvolvimento de materiais didáticos para o português língua não materna. Atualmente, é coordenadora da área de português língua estrangeira da NOVA FCSH.