19
Mai
Linguagem e Sociedade
© Nuno Soares
Data: 19 Mai a 27 Jun 2025
Duração: 24h | 5 ECTS
Área: História, Património e Cultura
Docente: Ana Madeira
Docente: Alexandra Fiéis
Docente: Joana Teixeira
Acreditação pelo CCPFC: Não
Regime de e-Learning – assíncrono

 

Objetivos

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  • Compreender a relatividade do conceito de norma e as dimensões da variação linguística;
  • Reconhecer características que diferenciam o português europeu das outras variedades nacionais;
  • Caracterizar diferentes contextos e perfis de multilinguismo;
  • Conhecer legislação e documentos orientadores sobre multilinguismo;
  • Identificar diferenças e paralelismos entre ensino de língua estrangeira, língua segunda e língua de herança;
  • Reconhecer especificidades de diferentes modelos e práticas de educação bilingue.

 

Programa

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Norma e variação no português

  • Norma e normas
  • Variedades nacionais do português
  • Variação interna ao português europeu

Multilinguismo

  • Contextos e perfis de multilinguismo
  • Multilinguismo e políticas de língua
  • Algumas características de falantes multilingues

Multilinguismo e educação

  • Objetivos e orientações para o ensino de língua estrangeira, língua segunda e língua de herança
  • Modelos e práticas de educação bilingue

 

Bibliografia

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  • Abello-Contesse, e., et ai. (eds.) (2013). Bilingual and Multilingual Education in the 21st Century. Multilingual Matters.
  • Almeida, L., & Flores, C. (2017). Bilinguismo. ln M. J. Freitas & A. L. Santos (eds.), Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do Português (pp.275-304). Language Science Press.
  • Conselho da Europa. (2020). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion Volume. Conselho da Europa.
  • Flores, C. (2073). Português Língua Não Materna. Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. ln R. Bizarro, M. Moreira & C. Flores (orgs.). Português Língua não Materna: Investigação e Ensino (pp. 35-46). Lidei.
  • Raposo, E. et ai. (2013). Gramática do Português. Gulbenkian.

 

docente

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Alexandra Fiéis – Professora Associada no Departamento de Linguística da NOVA FCSH, lecionando disciplinas de sintaxe, variação, multilinguismo e ensino de língua não materna, e investigadora do CLUNL. Tem participado em projetos nas áreas da sintaxe do português (sincrónica e diacrónica), da aquisição de propriedades morfossintáticas e de interface em português como língua materna, língua não materna e língua de herança, do ensino/aprendizagem do português como língua não materna e do desenvolvimento de materiais para o ensino de língua não materna.

Ana Madeira – Professora Associada no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do CLUNL. Desenvolve investigação, e.o., em aquisição de língua não materna e linguística aplicada ao ensino de línguas. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios da sintaxe do português, aquisição de português como língua materna e não materna, bi/multilinguismo, políticas linguísticas na educação, e desenvolvimento de materiais didáticos e ferramentas de avaliação para o português língua segunda/estrangeira.

Joana Teixeira – Professora Auxiliar no Departamento de Linguística da NOVA FCSH e investigadora do CLUNL. Desenvolve investigação em aquisição e ensino de língua não materna e sintaxe. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nos domínios de aquisição de (português) língua não materna, bilinguismo de herança, ensino/aprendizagem do português como língua não materna, e desenvolvimento de materiais didáticos para o português língua não materna. Atualmente, é coordenadora da área de português língua estrangeira da NOVA FCSH.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Curso PRR