
Literatura de Mulheres e Resistências Literárias – 2024/2025
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância
Objetivos
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O presente curso visa promover uma leitura crítica de recentes obras literárias escritas por mulheres, com particular ênfase na escrita de mulheres racializadas portuguesas e brasileiras, sensibilizando para diferentes estratégias literárias de representação O curso está estruturado em dois semestres, sendo cada um lecionado por uma docente diferente. Enquanto o primeiro semestre se centra na literatura escrita por mulheres portuguesas, o segundo semestre analisa e discute textos literários escritos por mulheres brasileiras. O curso centra-se nas diferentes estratégias de representação de formas de resistência utilizadas na escrita de autoria feminina, colocando em confronto as diferentes condicionantes da situação da mulher em sociedade.
Programa
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1º Semestre
MÓDULO |
ÁREA TEMÁTICA |
DOCENTE(S) |
DATAS |
Literatura portuguesa de autoria afrodescendente |
Margarida Rendeiro |
setembro: 26 outubro: 3, 10, 17 |
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Literatura em Língua Portuguesa |
Margarida Rendeiro |
outubro: 24, 31 novembro: 7, 14 |
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Literatura em Língua Portuguesa |
Margarida Rendeiro |
Novembro: 21, 28 Dezembro:5, 12 |
2º Semestre
MÓDULO | ÁREA TEMÁTICA | DOCENTE(S) | DATAS |
Introdução à literatura afro-brasileira escrita por mulheres | Literatura brasileira de autoria feminina negra e periférica | Federica Lupati |
fevereiro: 13, 20, 27 março: 6 |
A experiência da mulher negra no Brasil: a reescrita da história e reivindicação da identidade | Literatura Afro-Brasileira | Federica Lupati |
março: 13; 20, 27 abril: 3 |
Ancestralidade, resistência e praxis decolonial: a literatura escrita por mulheres indígenas |
Literatura brasileira escrita por mulheres indígenas | Federica Lupati |
abril: 10; 17 maio: 8, 15 |
PREÇÁRIO
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Por Módulo – Público em geral: 75* € | Associado INATEL/ACP: 60* € | Estudantes NOVA (licenciaturas, mestrados e doutoramentos)/Alumni NOVA FCSH/Estudantes de outras instituições de ensino superior: 60* €
*Acresce ao valor o seguro escolar.
NÚMERO DE CRÉDITOS (MEDIANTE AVALIAÇÃO)
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- Para estudantes universitários: 1 ECTS / Módulo (European Credit Transfer and Accumulation System)
Regime de avaliação
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25% participação na discussão em contexto de aula e 75% um ensaio escrito no final do curso/módulo.
NOTA: Os estudantes que queiram ser avaliados e obter o crédito ECTS, deverão informar no início de cada módulo o docente dessa opção. Os estudantes que assistam a pelo menos a 3/4 das sessões podem pedir um certificado de participação [6 €].
INSCRIÇÃO
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Até 6 dias úteis antes do início de cada módulo.
- Online através da plataforma Inforestudante;
Docentes
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Ana Maria Martinho é Professora Associada na Universidade Nova de Lisboa, Membro da Comissão Executiva do Departamento de Estudos Portugueses e Investigadora Integrada do CHAM – Centro de Humanidades. Fez Doutoramento e Agregação em Estudos Portugueses, ramo de Literaturas e Culturas Africanas em Língua Portuguesa. Tem experiência de investigação e docência universitária em Portugal (além da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica) e no estrangeiro (nomeadamente nos Estados Unidos, Reino Unido, França e diversos países em África). Coordena o Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira na FCSH e orienta teses académicas e projetos de investigação avançada em Portugal e no estrangeiro. Faz parte das Comissões Científicas e Editoriais de eventos científicos, revistas académicas e Unidades de Investigação. A sua obra publicada centra-se nas Literaturas e Culturas Africanas e no Ensino de Português. como língua não materna.
Federica Lupati é doutorada em Estudos Portugueses pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades. Para a sua pesquisa de doutoramento focou-se nos representantes femininos do rap feito em Portugal e no Brasil, visando debater o seu posicionamento sendo mulheres dentro dum contexto protagonizado pela masculinidade, bem como o seu papel de produtoras culturais, ativistas e como indivíduos afrodescendentes. Em 2019, co-editou o volume Challenging Memories and Rebuilding Identities: Literary and Artistic Voices that undo the Lusophone Atlantic (Routledge, 2019), com Margarida Rendeiro. De momento, os seus interesses abrangem uma ampla gama de temas, todos ligados ao feminino negro. A estes juntam-se os ligados à identidade e produção de mulheres indígenas, especialmente no Brasil, bem como às práticas não-canónicas e mais em geral às culturas de resistências. É investigadora contratada para a equipa do projeto WomenLit.
Margarida Rendeiro é investigadora integrada no Centro de Humanidades do CHAM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Grupo Cultura e Literatura. Doutorada em Estudos Portugueses pela Universidade King’s College, em Londres (2008). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos culturais e literários contemporâneos de expressão portuguesa. Organizou, em conjunto com Federica Lupati, Challenging Memories and Rebuilding Identities (Routledge, 2019) e é autora de The Literary Institution in Portugal: An Analysis Under Special Consideration of the Publishing Market (Peter Lang, 2010). É membro do Conselho Editorial da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. É Investigadora Responsável do projeto WomenLit – Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro (PTDC/LLT-LES/0858/2021), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)