20
Jan
2025
Data: 20 a 30 Jan 2025
Horário: Aulas: 10h00 às 13h00 | Visita: 1 fevereiro (horário a confirmar)
Duração: 28h | 6 ECTS
Docente: Joana Cunha Leal
Docente: Margarida Brito Alves
Docente: Susana Martins
Acreditação pelo CCPFC: Não

O programa visa abordar e problematizar de que modo as esferas dos museus e da arte contemporânea se cruzam e relacionam entre si. Partindo de um uma primeira sessão introdutória dedicada a artistas e museus referenciais no panorama global, as oito sessões seguintes deter-se-ão na apresentação de casos de estudo e problemáticas concretas, que percorram diferentes formas de intersecção, tanto em contexto nacional como internacional. Os casos de estudo permitirão ativar perspetivas interdisciplinares que discutam as especificidades de instituições culturais concretas (como, em Portugal, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian ou a Fundação de Serralves) e os modos como as mesmas dialogam com a arte contemporânea e os seus atores, em vertentes tão diversas quanto a constituição, o estudo e a revisão de colecções, a programação e as exposições, a conservação e as políticas culturais para a arte contemporânea, as articulações entre arte, arquitetura e uma dimensão urbana mais alargada, ou a crítica decolonial. Debatida será ainda, a situação das mulheres artistas e as dinâmicas da sua integração nas coleções dos museus e centros de arte. 

Visitas previstas: Centro de Arte Moderna (CAM) – Fundação Calouste Gulbenkian 

Unidades de investigação envolvidas: Instituto de História de Arte NOVA FCSH

 

Bibliografia

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  • AAVV – Arte Portuguesa do Século XIX (1850-1910) (coord. Pedro Lapa e Maria de Aires Silveira). Lisboa: MNAC – Museu do Chiado, 2010.
  • AAVV – Arte Portuguesa do século XX (1910-1960) (coord. Pedro Lapa e Emília Tavares). Lisboa: MNAC – Museu do Chiado, 2011.
  • AAVV – Museu Nacional de Soares dos Reis. Pintura Portuguesa 1850-1950. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2001.
  • BISHOP, Claire — Radical Museology. Or what’s ‘contemporary’ in museums of contemporary art? Londres: Dan Perjovschi and Koenig Books, 2013.
  • FRANÇA, José-Augusto – História da Arte em Portugal no século XX. Lisboa: Bertrand, 1985.
  • FOSTER, Hal – The Art-Architecture Complex, London/New York: Verso, 2013
  • MACDONALD, Sharon (Ed.) – A Companion to Museum Studies. Malden, Oxford, Victoria: Blackwell Publishing, 2006
  • McSHINE, Kynaston – The Museum as Muse: Artists reflect. Nova Iorque: MoMA, 1999
  • PEREIRA, Paulo (dir.) – História da Arte Portuguesa. Lisboa: Temas & Debates, vol.III, 1995.
  • PERNES, Fernando (coord.) – Panorama: Arte Portuguesa no Século XX, Porto: Fundação de Serralves, Campo das Letras, 1999.
  • SILVA, Raquel Henriques da — Variações.  Arte Portuguesa séculos XIX e XX. Documenta, 2023

 

DOCENTES

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Joana Cunha Leal é professora catedrática do Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. O seu trabalho mais recente privilegia o estudo dos modernismos e as vanguardas históricas ibéricas, também do ponto de vista das circulações. Foi bolseira Fulbright em 2011 no SAIC (Chicago) e do Stone Summer Theory Institute (2010 e 2011). Foi IR de dois projetos financiados pela FCT: “Modernismos do Sul” (2014-2015) e “Modernismos Ibéricos e o imaginário primitivista” (2018-2022). Foi diretora do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH entre 2016 e 2022 e integra agora, como subdiretora, a nova direção eleita para o triénio 2023-2025. É membro da direção da RIHA—The International Association of Research Institutes in the History of Art (desde 2021) e do Conselho Científico do INHA (desde 2023).

Margarida Brito Alves, professora Associada com Agregação do Departamento de História da Arte da NOVA FCSH. Coordenadora do Doutoramento em História da Arte e vice-coordenadora do Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações. É membro da Direção e investigadora integrada do Instituto de História da Arte, onde coordena o Grupo de Estudos em Arte Contemporânea e a Linha de Investigação “Spatial Practices in Contemporary Art”. Docente na NOVA FCSH, membro da A.I.C.A. Associação Internacional de Críticos de Arte.

Susana Martins é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH. Licenciada em História (1995), mestre em História Contemporânea do Século XX (2002) e doutorada em História Contemporânea (2013) pela NOVA FCSH. Entre 2017 e 2019, desenvolveu projeto de pós-doutoramento intitulado “De Rabat a Argel: caminhos cruzados entre a luta antifascista e a luta anticolonial (1961-1974)”, como investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

 

  • Curso PRR