Museus em Edifícios Históricos
Como resultado do contexto histórico de final do século XIX e início do século XX, um número significativo de museus portugueses, quer de carácter nacional, quer regional, estão instalados em edifícios históricos, a maior parte dos quais é património classificado, sobretudo antigos palácios e conventos. Esta particularidade coloca questões específicas, já que obriga à gestão simultânea de dois tipos de patrimónios: o arquitetónico e edificado, e o museológico propriamente dito. Este curso aborda as especificidades dessa duplicidade, mostrando, através da análise de alguns casos de estudo, como algumas dificuldades que lhe estão inerentes podem também ser potencializadas turística e museograficamente. Nesta nova edição ter-se-á também em conta a deslocação de património móvel e integrado, bem como o reaproveitamento dos espaços para a constituição de oficinas, ambas indicativas do gosto e das opções museográficas ao longo dos tempos.
Visitas previstas: Museu Nacional de Arte Contemporânea: A História do Museu Nacional de Arte Contemporânea no Convento de São Francisco da Cidade: adaptação e coleções.
Unidades de investigação envolvidas: Instituto de História da Arte (IHA)
Parcerias: Museus e Monumentos de Portugal, Museu Nacional de Arte Contemporânea
Programa
____
25 de Novembro (10h00-13h00)
- Apresentação do curso e objetivos do mesmo.
- As Humanidades Digitais no Instituto de História da Arte da FCSH: instrumentos para o conhecimento dos Edifícios Históricos e suas vicissitudes.
- Da ação patrimonial de D. João V à extinção das Ordens Religiosas.
- A 1ª República e o Património
26 de Novembro (10h00-12h00)
- Uma adaptação difícil: do Religioso ao Laico
- Museu de Aveiro-Santa Joana, Convento de Jesus em Setúbal, Museu de Lamego, Museu Nacional de História Natural
27 de Novembro (10h00-13h00)
- Um desafio museológico: a adaptação de Palácios a Museus:
- Os Palácios Reais (Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Nacional de Queluz
- Os Palácios da Nobreza: (Palácio Ducal de Vila Viçosa, Paço Ducal dos Duques de Bragança em Guimarães
28 de Novembro (10h00-13h00)
- Casas-Museus: dar um novo sentido ao espaço de uma vida: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Museu Medeiros e Almeida, Casa-Museu Fernando de Castro; Museu de Santa Maria de Lamas
29 de Novembro (10h00-13h00)
- Os Protagonistas, o Colecionismo e a Museologia em edifícios históricos em Portugal no séc. XIX-XX
12 de Dezembro
- Entrega de trabalho escrito
Bibliografia
____
- ALMEIDA, António Manuel Passos, Contributos ao Estudo da Museologia Portuense no Século XIX. O Museu do Coleccionador João Allen e o Museu Municipal do Porto”, Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património. Porto 2006-2007, I Série vol. V-VI, pp. 31-55.
- BAIÃO, Joana, Museus-Arte e Património em Portugal: José de Figueiredo (1871-1937). Lisboa, Editora Caleidoscópio – Edições e Artes Gráficas/DGPC, 2015.
- BAIÃO, Joana, «Museus de museus», uma reflexão. Proposta para uma definição. Dissertação de Mestrado em Museologia apresentada à FCSH-UNL, 2009.
- BRIGOLA, João Carlos, Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003.
- CARVALHO, José Alberto Seabra; CURVELO, Alexandra, “1834-1981: Breve história de uma colecção”, in Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Edições Inapa, 1999, pp. 44-53.
- CAMPOS, Fernanda Maria Guedes de e ROQUE, Maria Isabel. “Inventariar, arrecadar, distribuir: a formação de um novo paradigma para os bens patrimoniais religiosos no contexto das desamortizações oitocentistas”, ARTISON, n.º 3, 2016, 15-22. Disponível online em: http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8.
- CAPITEL, Antón, Metamorfosis de monumentos y teorías de la restauración, Madrid, Alianza Editorial, 1988.
- CHOAY, Françoise, A alegoria do Património, Lisboa, Edições 70, 2000.
- COSTA, Madalena Cardoso da, “João Rodrigues da Silva Couto e a ‘inovação museológica’ em Portugal no século XX (1938-1964)”, Asensio, Lira, Asenjo & Castro (Eds.), SIAM. Series Iberoamericanas de Museología, 2012, Vol. 6, pp. 137-151.
- Dar Futuro ao Passado – Catálogo da Exposição, Lisboa, IPPAR / Galeria de pintura do Rei D. Luís, 1993.
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Publicação online coordenada por Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro. DGPC e IHA/NOVA FCSH, Edição revista e ampliada: Maio 2022. Disponível em: https://institutodehistoriadaarte.com/research/seed-projects/dicionario-quem-e-quem-na-museologia-portuguesa/
- FERREIRA, Emília, Lisboa em festa: A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882 – Antecedentes de um museu. Lisboa, Editora Caleidoscópio – Edições e Artes Gráficas/DGPC, 2017.
- FREITAS, Duarte Manuel, Museu Machado de Castro: Memorial de um Complexo Arquitectónico Enquanto Espaço Museológico (1911-1965). Casal de Cambra: Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2016.Grandes museus de Portugal. Lisboa, Jornal «Público» e Ed. Presença, 1992.
- KEIL, Alfredo, Collecções e Museus de Arte em Portugal, Lisboa: Livraria Ferreira e Oliveira, 1905.
- LEANDRO, Sandra, Joaquim de Vasconcelos: Historiador, Crítico de Arte e Museólogo – uma ópera, Lisboa, INCM, 2015.
- LIMA, Maria Madalena Gonçalves da Costa, Conceitos e atitudes de intervenção arquitectónica em Portugal (1755-1834), Doutoramento em História, especialidade em Arte, Património e Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013.
- PIMENTEL, Cristina, O sistema museológico português (1833-1931): em direcção a um novo modelo teórico para o seu estudo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2005.
- RAMOS, Paulo Oliveira, “Breve história do museu em Portugal”, in Iniciação à museologia, coord. Maria Beatriz Rocha-Trindade. Lisboa: Universidade Aberta, 1993.
- SEABRA, José Alberto, “A recolta devia fazer-se estugadamente e por completo”. Patrimónios em trânsito: extinguir conventos e criar museus”. In 100 anos de Património. Portugal 1910-210. Memória e identidade, ed. Jorge Custódio, Lisboa: IGESPAR, 2011, 35-39.
- SEMEDO, Alice; LOPES, J. Teixeira (Coord.), Museus. Discursos e representações. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
- SILVA, Raquel Henriques da, “Museu nacional de arte contemporânea / museu do chiado – da fundação aos anos de 1960”, Asensio, Lira, Asenjo & Castro (Eds.), SIAM. Series Iberoamericanas de Museología, 2012, Vol. 6, pp. 77-88.
- SILVA, Raquel Henriques da, “Os museus: Histórias e prospectiva”. Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento / Sociedade Porto 2001 / Fundação de Serralves, 2002 (coord. Fernando Pernes) 3º vol., pp. 65-108.
- SILVEIRA, Luís Espinha da, “A venda dos bens nacionais (1834-43): uma primeira abordagem”, In Análise Social, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, vol. XVI, 61-62, 1980, 87-110.
- Soares, Clara Moura, “Os Leilões de Património Artístico: uma consequência da Lei da Separação de 1911”, In Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal – Estrutura, História, Tendências, eds. A. Fernandes, Luís U. Afonso, Lisboa: Scribe, 2012, 85-95.
- SOARES, Luís Filipe da Silva, O Palácio Nacional da Ajuda e a sua afirmação como Museu (1910-1981), Lisboa, Tese de Doutoramento em História da Arte, especialização em Museologia e Património Artístico apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2016.
- TEIXEIRA, Madalena Brás, “Los comienzos de la investigación y de la actividad museológica en Portugal”, in RdM. Revista de Museología: Publicación científica al servicio de la comunidad museológica, Nº. 1 (Extra), 2000 (Exemplar dedicado a: Museos y museología en Portugal: una ruta ibérica para el futuro), pp. 1-46.
- XAVIER, Hugo – O Marquês de Sousa Holstein e a formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa. Casal de Cambra: Caleidoscópio e Direção-Geral do Património Cultural, 2018.
- XAVIER, Hugo – “O ‘Museu’ de Antiguidades da Ajuda: Numismática e Ourivesaria das Colecções Reais ao tempo de D. Luís”, REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE, Nº 8, 2011, pp. 71-87.
DOCENTES
____
Susana Varela Flor, doutorada em História, especialidade Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2010. Foi docente de História da Arte no ISLA, Investigadora-Coordenadora na Rede Temática JMSS (Museu Nacional do Azulejo) e é autora de vários livros e artigos da Época Moderna. No presente, é Investigadora Auxiliar do Instituto de História da Arte da FCSH/Laboratório Associado IN2PAST.
Maria João Pereira Coutinho, doutorada em História, especialidade em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa. Tem publicado, como autora e co-autora, no âmbito da História da Arte e das Artes Decorativas, em publicações nacionais e internacionais. Atualmente, é Investigadora Contratada do IHA, NOVA FCSH / IN2PAST, no âmbito da Norma Transitória – [DL 57/2016/CP1453/CT0046].
Sílvia Ferreira, doutorada em História na especialidade de Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2009. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais, no âmbito da história da arte moderna. É investigadora contratada do IHA – NOVA FCSH / IN2PAST, [DL 57/2016/ /CP 1453/CT0029] e neste é coordenadora do grupo de investigação Pre-Modern Visual and Material Cultures.