Música e media online – 1º semestre 2024/2025 (candidaturas: Ago/Set 2024)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
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- Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e ferramentas de pesquisa na área de música e media online;
- Desenvolver juízo crítico relativamente a fenómenos atuais de criação, circulação e consumo de música e media em formatos digitais e plataformas online;
- Adquirir conhecimentos e capacidades para discutir criticamente textos, abordagens teórico-metodológicas e problemáticas relacionadas com a temática em estudo.
Programa
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As aulas procuram promover uma visão panorâmica sobre transformações musicais e mediáticas no contexto atual de formatos digitais e plataformas online.
O programa organiza-se em torno dos seguintes tópicos:
Transformações nas indústrias musicais (incluindo o modelo do streaming); música e mobilidade (a escuta musical através de equipamentos móveis e aplicações online); o ideal de interatividade e “produsage” na produção e experiência musical; a criação, disseminação e consumo de música e media em websites, redes sociais, YouTube, entre outros; participação e coprodução de conteúdos musicais e audiovisuais online; inteligência artificial aplicada à música; música em formatos audiovisuais digitais (televisão, cinema e videojogos); música de catálogo; práticas, preceitos e tendências recentes da música em audiovisuais online.
Bibliografia
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- Cook, Nicholas. 2019. “Digital Technology and Cultural Practice”. In The Cambridge Companion to Music in Digital Culture, editado por Nicholas Cook, Monique M. Ingalls, David Trippett, 5–28. Cambridge: Cambridge University Press.
- Gomes Ribeiro, Paula, Joana Freitas, Júlia Durand e André Malhado. 2018. Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas. Lisboa: Humus.
- Jenkins, Henry, Sam Ford e Joshua Green. 2013. Spreadable Media: Creating Value And Meaning in a Networked Culture. New York/London: New York University Press.
- Klein, Bethany, Leslie M. Meier e Devon Powers. 2017. “Selling Out: Musicians, Autonomy, and Compromise in the Digital Age”. Popular Music And Society 40(2): 222–238.
- Morris, Jeremy Wade. 2015. Selling Digital Music, Formatting Culture. Oakland: University of California Press.
- Negus, Keith. 2019. “From creator to data: the post-recorded music industry and the digital conglomerates”. Media, Culture & Society 41(3): 367-384.
docente
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Júlia Durand é investigadora do CESEM na NOVA FCSH e participa regularmente nas iniciativas do seu núcleo de Estudos Avançados em Ciberculturas e Música (CysMus). Para além de ter apresentado diversas comunicações sobre música e media audiovisuais em conferências internacionais, o seu trabalho foi publicado em revistas como Music, Sound and the Moving Image; Time & Society; European Journal of American Culture, e em coletâneas como Oxford Handbook of Music and Television (no prelo). É a co-editora de livros como Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet of Things. A sua investigação atual foca-se na música em meios audiovisuais, nos estereótipos musicais e no papel da música em media online com intuitos políticos e desinformação.