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Out
Data: 1 Out a 3 Dez 2024
Horário: terças-feiras das 18h00 às 20h00
Duração: 20h | 2 ECTS
Área: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Docente: Júlia Durand
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

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  • Adquirir competências metodológicas, terminológicas, conceptuais e ferramentas de pesquisa na área de música e media online;
  • Desenvolver juízo crítico relativamente a fenómenos atuais de criação, circulação e consumo de música e media em formatos digitais e plataformas online;
  • Adquirir conhecimentos e capacidades para discutir criticamente textos, abordagens teórico-metodológicas e problemáticas relacionadas com a temática em estudo.

 

Programa

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As aulas procuram promover uma visão panorâmica sobre transformações musicais e mediáticas no contexto atual de formatos digitais e plataformas online.

O programa organiza-se em torno dos seguintes tópicos:

Transformações nas indústrias musicais (incluindo o modelo do streaming); música e mobilidade (a escuta musical através de equipamentos móveis e aplicações online); o ideal de interatividade e “produsage” na produção e experiência musical; a criação, disseminação e consumo de música e media em websites, redes sociais, YouTube, entre outros; participação e coprodução de conteúdos musicais e audiovisuais online; inteligência artificial aplicada à música; música em formatos audiovisuais digitais (televisão, cinema e videojogos); música de catálogo; práticas, preceitos e tendências recentes da música em audiovisuais online.

 

Bibliografia

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  • Cook, Nicholas. 2019. “Digital Technology and Cultural Practice”. In The Cambridge Companion to Music in Digital Culture, editado por Nicholas Cook, Monique M. Ingalls, David Trippett, 5–28. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Gomes Ribeiro, Paula, Joana Freitas, Júlia Durand e André Malhado. 2018. Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet das Coisas. Lisboa: Humus.
  • Jenkins, Henry, Sam Ford e Joshua Green. 2013. Spreadable Media: Creating Value And Meaning in a Networked Culture. New York/London: New York University Press.
  • Klein, Bethany, Leslie M. Meier e Devon Powers. 2017. “Selling Out: Musicians, Autonomy, and Compromise in the Digital Age”. Popular Music And Society 40(2): 222–238.
  • Morris, Jeremy Wade. 2015. Selling Digital Music, Formatting Culture. Oakland: University of California Press.
  • Negus, Keith. 2019. “From creator to data: the post-recorded music industry and the digital conglomerates”. Media, Culture & Society 41(3): 367-384.

 

docente

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Júlia Durand é investigadora do CESEM na NOVA FCSH e participa regularmente nas iniciativas do seu núcleo de Estudos Avançados em Ciberculturas e Música (CysMus). Para além de ter apresentado diversas comunicações sobre música e media audiovisuais em conferências internacionais, o seu trabalho foi publicado em revistas como Music, Sound and the Moving Image; Time & Society; European Journal of American Culture, e em coletâneas como Oxford Handbook of Music and Television (no prelo). É a co-editora de livros como Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet of Things. A sua investigação atual foca-se na música em meios audiovisuais, nos estereótipos musicais e no papel da música em media online com intuitos políticos e desinformação.

  • Curso PRR