05
Nov
Data: 5 Nov a 3 Dez 2024
Horário: terças e quartas-feiras das 18h00 às 20h00
Duração: 20h | 2 ECTS
Área: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Docente: Isabel Pires
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância

 

Objetivos

____

  •  Dominar os fundamentos do software de notação musical digital;
  • Desenvolver proficiência na escrita, edição e aperfeiçoamento digital de partituras;
  • Aprender a formatar partituras e criar partes individuais para vários instrumentos;
  • Aplicar funcionalidades avançadas de software de notação digital para produzir partituras de qualidade profissional.

 

Programa

____

  • Introdução à notação musical digital em MuseScore: Uma visão geral do software de notação digital e da navegação básica na interface;
  • Transcrição de manuscritos para formato digital: Técnicas para uma transcrição correta de diferentes tipos de notação e sessões práticas com manuscritos disponibilizados;
  • Edição e aperfeiçoamento de partituras: Ferramentas e funções para edição de partituras, correção de erros e estratégias de trabalho de  eficientes;
  • Formatação de partituras e criação de partes: Normas de layout e formatação, criação de partes dos instrumentos e opções de personalizadas.

 

Pré-requisitos

____

Conhecimentos básicos de leitura de partituras musicais.

 

Bibliografia

____

  • “Handbook for MuseScore 4.” MuseScore.org, 2024, musescore.org/en/handbook/4.

  • Nicholl, Matthew, et al. Music Notation : Preparing Scores and Parts. Boston, Ma, Berklee Press ; Milwaukee, Wi, 2007.

 

docente

____

Isabel Pires é especialista em tecnologias da música, investigadora, compositora e intérprete de música Acusmática. Possui doutoramento em Esthétique, Sciences et Technologies des Arts, e um Diploma de Estudos Aprofundados em Artes de la Scène et du Spectacle, pela Universidade de Paris VIII. É Professora Auxiliar na NOVA FCSH e membro da Direção do CESEM, onde coordena o Grupo de Investigação em Música Contemporânea e dirige o Laboratório de Informática Musical e o Laboratório de Preservação e Restauro de Áudio. Codirige a revista Filigrane, sediada em Paris, e fundou a Conferência Internacional Nova Contemporary Music Meeting e o Nova Contemporary Music Journal.

  • Curso PRR