Património Cultural: Evolução e Instituições
Este curso fornece um enquadramento histórico do Património e atenta na evolução das instituições e principais diplomas nacionais e internacionais que o regem em Portugal. Acompanha a relação património e turismo e debruça-se sobre alguns estudos de caso paradigmáticos e principais debates contemporâneos relativos ao Património.
Visitas previstas: Padrão dos Descobrimentos
Unidades de Investigação envolvidas: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA – NOVA FCSH)
Parcerias: EGEAC / Padrão dos Descobrimentos
Programa
____
- O regime global do Património
- Evolução do panorama institucional do Património em Portugal
- Património e turismo em Portugal
- Património partilhado no mundo
- Etnografia Portuguesa e Património Imaterial
- A Convenção de 2003 – a Comissão Nacional da UNESCO
- Estudos de caso
- Restituição e outros debates contemporâneos
Bibliografia
____
- BENDIX, R., Eggert , A e Peselmann, A.(.Ed.) 2012 (second edition) Heritage Regime and the State. Nomination, Implementation, Regulation. Institute of Cultural Anthropology/ European Ethnology, Gottingenm.
- CARDEIRA DA SILVA, Maria , 2023, Património à solta. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- COSTA, Paulo 2009 (Coord.) Museus e Património Imaterial: agentes, fronteiras, identidades. Lisboa, ICM.
DOCENTES
____
Maria Cardeira da Silva é Professora Associada na NOVA FCSH e investigadora do CRIA – Centro de Investigação em Antropologia, do qual foi Presidente (Polo NOVA FCSH) entre 2015 e 2018. É coordenadora do Programa de Doutoramento em Antropologia da FCT: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (NOVA FCSH/ISCTE-IUL). Foi Membro do GP do Património Cultural Imaterial da UNESCO entre 2015 e 2018, ano em que integrou a equipa de peritos para a agenda temática da FCT para a Investigação e Inovação em Cultura e Património. Foi também representante do CRIA no GT do Plano Nacional para o Património Cultural Imaterial em 2020. Coordenou e integrou vários projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas do Património e da sua interseção com o Turismo, comissariou exposições, orientou diferentes teses e publicou vários artigos e livros, sendo o mais recente o “Património à solta” (2023), Fundação Francisco Manuel dos Santos).
Marta Prista é Doutorada em Antropologia, com especialização em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia (NOVA FCSH, 2011), e mestre em Antropologia do Espaço (NOVA FCSH, 2005) e licenciada em Arquitetura (FAUL, 2000). Atualmente é investigadora contratada no CRIA. A sua pesquisa articula antropologia, história e arquitetura com enfoque nas problemáticas da identidade, memória, usos da cultura, consumo e distinção social. Tem publicado e participado em projetos de investigação, cursos de formação avançada e ações de divulgação da ciência nos campos do património e do turismo.
Rita Jerónimo foi Subdiretora-Geral do Património Cultural para a área dos Museus, Palácios e Monumentos da extinta DGPC. É licenciada em Antropologia Social e mestre em Antropologia na especialidade em Patrimónios e Identidades. Concluiu a parte letiva do Doutoramento em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia. Integrou a área do Património Cultural da Câmara Municipal de Odivelas. Esteve destacada na Direção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. Participou e coordenou diversos projetos nas áreas do património e museologia. Tem participado, enquanto docente, em inúmeras sessões/cursos sobre Património Cultural Imaterial. Integrou o gabinete da Ministra da Cultura como Técnica Especialista na área dos Museus e Património Cultural. É autora de artigos científicos nas áreas da antropologia e património cultural imaterial.
Clara Bertrand Cabral é antropóloga doutorada em sustentabilidade social e desenvolvimento na área de estudos do património. Realizou investigação nas áreas da etnografia, etnotecnologia, museologia, património cultural, participação em processos patrimoniais, e Convenções da UNESCO do Património Mundial e do Património Cultural Imaterial. Técnica superior para a cultura na Comissão Nacional da UNESCO desde 2005.
Clara Saraiva, Antropóloga, Investigadora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. Foi Professora convidada no Departamento de Antropologia da NOVA FCSH (1998-2016), na Brown University (2001-02 e 2008) e University of California Berkeley (2013). Pesquisa sobre Antropologia da Religião e Ritual, nas relações com a Antropologia da Saúde e com estudos sobre património. Foi Coordenadora da equipa portuguesa do projeto Europeu HERA-HERILIGION: A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa contemporânea. É co-editora (com Peter Jan Margry, University of Amsterdam) da coleção Ethnology of Religion da editora Lit-Verlag (Berlim) . É Vice-presidente do World Council of Anthropological Associations (WCAA). De 2014 a 2023 foi presidente da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), e entre 2011 e 2016 foi Vice-presidente da International Society for Ethnology and Folklore (SIEF).