Out
Data: 21 a 25 Out 2024
Horário: Aulas: 10h00 às 13h00 | Visita: 26 outubro 08h30 às 20h00
Duração: 14h | 3 ECTS
Docente: Maria José Roxo (coordenação)
Docente: Carlos Machado
Docente: Ana Paula Amendoeira
Docente: Carlos Pedro
Acreditação pelo CCPFC: Não

A paisagem é um dos elementos cruciais quando se pensa em turismo. As diferentes tipologias de paisagem permitem um usufruto diferenciado do território em função dos recursos naturais e humanos existentes. Pretende-se não só fazer uma reflexão sobre a relação do turismo com a paisagem, mas igualmente apresentar as implicações desta atividade nos três pilares da sustentabilidade. Sabe-se que o turismo contribui para a alteração da paisagem, mas também pode ser afetado por esta. Outro aspeto a ser analisado é a implicação da mudança climática neste setor e vice-versa. Serão apresentados exemplos e estudos de caso que permitam perspetivar o futuro do turismo, com base na necessidade de encontrar soluções que possibilitem o bem-estar económico das populações e o respeito pela Natureza.

Visitas previstas: Anta de Vale de Moura 1 (Évora) e Herdade do Freixo do Meio (Montemor-o-Novo)

Unidades de Investigação envolvidas: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

____

• Terkenli, T. S (Edit) – Landscape and Tourism, Lanscapes of Turism, Land, MDPI (2021) 348p.
  • Reddy, Maharaj Vijay; Wilkes, Keith – Tourism, Climate Change and Sustainability, Routledge, 2017, 304p.

____

Maria José Roxo. Professora Catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA). Coordenadora e investigadora em vários projetos nacionais e internacionais, sobre temáticas relacionadas com a Desertificação, Mudanças Climáticas, Catástrofes Naturais. Membro da Comissão Nacional de Combate à Desertificação. Recebeu em 2013 o prémio das Nações Unidas – “Dryland Champions”- UNCCD, em Lisboa a 17 de junho, entregue pelo Secretário de Estado da Agricultura do Mar e Ambiente e do Ministério do Ordenamento do Território. É membro da Academia das Ciências de Lisboa.

Carlos Machado. Professor Auxiliar do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.Investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

Ana Paula Amendoeira foi Membro eleito do Comité Executivo Internacional do ICOMOS e Presidente do ICOMOS Portugal entre 2011 e 2015, exercendo o cargo de Vice-Presidente desde dezembro desse então. Tem organizado e participado em várias reuniões nacionais e internacionais de natureza científica, política e pensamento crítico, nas áreas da cultura, com publicação de artigos e livros sobre património. Tem ainda participação com intervenção em inúmeras reuniões e colóquios no âmbito da aplicação da convenção do património mundial na Europa, Ásia, Canadá, Brasil, Uruguai, México, Moçambique. Desde 2014 que integra o Conselho Nacional de Cultura nas secções de Património Arquitetónico e Arqueológico e de Museus e Património Imaterial. Foi Diretora Regional de Cultura do Alentejo entre 2013 e 2023, e é, atualmente, Vice-Presidente da CCDR- Alentejo I.P. para a Cultura.

• Curso PRR