
Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações dos Sons da Fala e Perfis Linguísticos Específicos: Sinais de Alerta, Impacto e Estratégias Inclusivas
Objetivos
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Este curso tem como objetivo capacitar os docentes para práticas pedagógicas inclusivas, promotoras do desenvolvimento linguístico e do sucesso escolar em crianças com Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), Perturbações dos Sons da Fala (PSF) e perfis linguísticos específicos decorrentes de outras condições clínicas, como as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), concretamente:
- Sensibilizar para sinais de alerta em perturbações da linguagem e fala;
- Abordar características linguísticas de crianças com PDL, PSF e condições clínicas específicas;
- Apresentar estratégias eficazes para a comunicação, leitura e escrita;
- Fomentar a criação de um ambiente inclusivo em sala de aula.
Programa
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A investigação tem demonstrado que o diagnóstico precoce e a implementação de estratégias adaptadas em sala de aula podem melhorar significativamente o desenvolvimento de crianças com perturbações da linguagem e da fala. A formação de educadores e professores é fundamental para garantir que estas crianças recebam o apoio necessário para superar barreiras na leitura, escrita e comunicação. Neste curso, serão discutidos os principais sinais de alerta e fornecidas ferramentas práticas para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e propício ao desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas das crianças.
1.Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem (PDL)
- Definição e prevalência
- Sinais de alerta
- Impacto no sucesso escolar
2.Perturbações dos Sons da Fala (PSF)
- Tipos de Perturbações
- Sinais de alerta
- Impacto na comunicação
3.Perfis Linguísticos Específicos em Condições Clínicas (ex.: Autismo)
- Autismo e linguagem
- Outros perfis clínicos
- Sinais e desafios
4.Impacto no Sucesso Escolar, Estratégias de Intervenção e Práticas Inclusivas
- Medidas educativas (Dec. Lei 54/2018)
- Apoio à leitura e escrita
- Criação de um ambiente inclusivo
- Colaboração multidisciplinar
Pré-requisitos
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Curso destinado a professores dos agrupamentos de escolas que participam no PIPALE em 2024-2025.
Bibliografia
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- Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., & Greenhalgh, T. (2017). CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 58(8), 1068-1080.
- Le, H. N. D., Mensah, F., Eadie, P., McKean, C., Sciberras, E., Bavin, E. L., Reilly, S., & Gold, L. (2021). Health-related quality of life of children with low language from early childhood to adolescence: results from an Australian longitudinal population-based study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, 62(3), 349–356. https://doi.org/10.1111/JCPP.13277.
- McKean, C., Reilly, S., Bavin, E. L., Bretherton, L., Cini, E., Conway, L., Cook, F., Eadie, P., Prior, M., & Wake, M. (2017). Language outcomes at 7 years: Early predictors and co-occurring difficulties. Pediatrics, 139(3), e20161684.
- Sansavini, A., Favilla, M.E., Guasti, M.T., Marini, A., Millepiedi, S., Di Martino, M.V. & Lorusso, M.L. (2021).Developmental language disorder: Early predictors, age for the diagnosis, and diagnostic tools. A scoping review. BrainSciences, 11, 654.
- Vogindroukas, I., Stankova, M., Chelas, E. N., & Proedrou, A. (2022). Language and Speech Characteristics in Autism. Neuropsychiatric Disease and Treatment, 18, 2367. https://doi.org/10.2147/NDT.S331987
DOCENTES
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Joana Miguel é Terapeuta da Fala desde 2006, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, especializada em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, em 2009. Atualmente é doutoranda em Psicolinguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A sua prática profissional está relacionada com a população infanto-juvenil com perturbações do Neurodesenvolvimento. É diretora clínica do CAIDI (Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil), com funções de coordenação do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. Interesses de pesquisa: processamento de linguagem, leitura e escrita.
Maria Lobo é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em Linguística, na área da sintaxe. Desenvolve investigação no CLUNL na área da sintaxe, da variação e da aquisição da linguagem, tendo participado em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem colaborado na revisão de materiais didáticos para o ensino do português e em tarefas de consultoria na área da educação da língua materna. Integra atualmente a equipa do PIPALE – Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita.